30 de setembro de 2016

Estádio II

A história é simples:
Em Leiria um Plano de Mobilidade incendiou a cidade este ano. (itálico, note-se, significa que é uma força de expressão...)
Um grupo de cidadãos organizou-se e constituiu um Movimento de Cidadãos por Leiria, para contestar alguns aspectos desse Plano. Recolheram-se mais de 6000 assinaturas.
A Autarquia decidiu constituir um Grupo de Trabalho, integrando todas as forças partidárias e este Movimento, para produzir um relatório.
Democrático, não?
Só que o relatório, afinal, não traduz o que se passou nas muitas reuniões de trabalho.
Hoje à noite, em Monte Real, na Assembleia Municipal, a entrega deste pseudo-relatório (itálico, note-se) está agendada para o fim da sessão, que começa às vinte e uma horas no auditório do Cine-Teatro.
Mas a vida é muito mais que este relato a seco, não acham?
Na verdade, o futuro de Leiria e a forma como nos vamos, ou não, poder deslocar, viver e circular está em jogo. A discussão faz-se, convenientemente, longe dos holofotes, em Monte Real, hoje.
E pergunto-vos, a todos os que vivem em Leiria:
se pudessem ter participado em algum momento, no destino da vossa cidade e ter impedido o erro histórico que foi e continua a ser o estádio, teriam saído de casa a uma sexta-feira à noite?
Pois bem, têm agora a oportunidade de poder fazer alguma coisa de realmente importante pelo futuro de Leiria:
estejam presentes hoje na reunião da Assembleia Municipal de Leiria em Monte Real.
Vejam com os vossos olhos o destino de Leiria a desenhar-se.
Sejam parte activa na construção da democracia.
Ou então não.
Mas depois, se tiverem de viver numa cidade onde a mobilidade será uma miragem, calem-se.
Para sempre.

P.S. e sim também tenho filhos pequenos em casa, tarefas domésticas, mais que fazer à sexta à noite, mas tenho de viver com a consciência que me diz diariamente que se não fazemos alguma coisa pelo mundo que queremos ele não se construirá sozinho por milagre.
Partidas às 8,30 em frente ao Teatro José Lúcio da Silva e boleias partilhadas. Divulguem...

2 comentários:

  1. O vereador Ricardo Santos demonstrou qualidade e ética insuficientes para liderar o grupo de trabalho pelo que deve ser substituído de imediato. O vereador desapontou os que o elegeram e deve reflectir sobre este facto.

    ResponderEliminar
  2. Tendo em conta este post pergunto se existe ou vai existir alguma medida a ser tomada pelo movimento acerca do estacionamento caótico que existe principalmente na zona histórica da Leiria para que não aconteça o que se passou ontem (10/10/2016) com os bombeiros a terem de ir por um caminho mais longo para chegar a um incêndio numa habitação em que cada minuto mais tarde pode aumentar exponencialmente as suas consequências.

    ResponderEliminar

O comentário que vai submeter será moderado (rejeitado ou aceite na integra), tão breve quanto possível, por um dos administradores.
Se o comentário não abordar a temática do post ou o fizer de forma injuriosa ou difamatória não será publicado. Neste caso, aconselhamo-lo a corrigir o conteúdo ou a linguagem.
Bons comentários.