30 de setembro de 2020

Os amigos (e os inimigos) do Rio Arunca


Um grupo de cidadãos está a organizar-se para defender o rio Arunca, assumindo uma importante faceta da sociedade civil.

No tempo em que os jornais e as rádios tinham gente a trabalhar e verdadeira independência, essa seria a notícia - e a nota de imprensa da câmara ocuparia o lugar que merece: uma breve, tanto mais quando o anúncio do prolongamento do corredor ribeirinho deveria fazer corar de vergonha o executivo de Diogo Mateus: andamos nisto há quantos anos, mesmo? Há quantos programas eleitorais enchemos chouriços com essa promessa, a reboque do tal parque verde? 

Mas num tempo de mundo ao contrário, com as Redacções depauperadas e o jeito que dá ter a papa feita, qualquer texto-propaganda ganha terreno ao valor-notícia. E por isso a "carta aberta dos Amigos do Arunca" - enviada aos órgãos de comunicação local e regional, não encontrou eco na imprensa escrita aqui do burgo. Uma busca rápida encontra-a aqui, no Região de Leiria, e aqui, na Rádio Clube de Pombal. Há ainda registos de uma entrevista de alguns dos Amigos do Arunca na Rádio Cardal.

Muito estranhei não ver o nosso Pedro Pimpão dar as boas-vindas ao novo movimento nas suas redes sociais. Também ele foi (quase) lesto a divulgar a propaganda municipal na página da Junta de Freguesia. 

Mas nada me surpreendeu que a "resposta" à carta aberta dos amigos do Arunca, por parte da Câmara, fosse um comunicado. Mesmo que o comunicador não saiba que a localidade se chama Flandes e não Frandres, e que seja citado um projectista secreto. 

Esta tarde reúne a Assembleia Municipal. Espero para ver quem é que se chega à frente com o tema. Ah, espera, estão lá representados dois fervorosos ambientalistas: Diogo Mateus, o próprio presidente da Câmara, e José Gomes Fernandes, indefectível membro da bancada do PSD. Afinal, foram eles os fundadores da Aurora, a última associação ambiental que nasceu e morreu à beira do Arunca. Bem que podiam voltar ao activo e dar uma mãozinha a este novo movimento. 

*foto desta manhã, 30 de setembro, com a bela da espuma dos dias

2 comentários:

  1. De facto já é tempo de alguém tomar posição sobre os atentados ambientais que são cometidos no rio Arunca. Todos os dias passo sobre a ponte do Arnado ou sobre a ponte junto a rodoviária, olho para o leito do rio e o que se vê não é bom de ver, as águas umas vezes são límpidas e outras estão turvas e com cheiro a coroliformes fecais! Afinal qual é o papel das brigadas ambientalistas da GNR?

    ResponderEliminar
  2. A Aurora...Boreal é uma das grande maravilhas da natureza...já a Aurora Pombalense serviu para promoção dos próprios...depois de atingir o seu fim, afundaram-na.

    ResponderEliminar

O comentário que vai submeter será moderado (rejeitado ou aceite na integra), tão breve quanto possível, por um dos administradores.
Se o comentário não abordar a temática do post ou o fizer de forma injuriosa ou difamatória não será publicado. Neste caso, aconselhamo-lo a corrigir o conteúdo ou a linguagem.
Bons comentários.