17 de maio de 2021

Menos mandatos, menos eleitos

Temos mais cabeças de lista anunciados. Desta feita são as candidatas à Câmara e Assembleia por parte do Bloco de Esquerda (BE): Célia Cavalheiro e Lina Oliveira.

Com a redução de população, perspetivam-se menos 2 vereadores e menos mandatos na assembleia municipal. Se já era difícil para os partidos menores serem eleitos, desta feita terão que reforçar a base de eleitores se não quiserem desaparecer por 4 anos.

O reforço de votação esperado em Pedro Pimpão, por ausência de movimento independente e por o PS não se apresentar como verdadeira alternativa, poderá significar que a verdadeira luta será quem ganha o campeonato da “verdadeira” oposição ou votos de protesto.

Isto acalentará que os partidos menores poderão apontar as baterias ao PS na esperança de ficar com parte dos restos e quiçá substituir alguns dos lugares que seriam do frágil PS. Caso estes não tenham capacidade de mobilização, voltaremos ao binómio PSD-PSD de eleitos.

Ao PSD bastará não cometer erros.

 

2 comentários:

  1. É melhor ir-mos todos para a praia, e nem iniciar campanha. Já dão a vitória ao PSD e a estrondosa derrota para o PS...O Pedro Pimpão vai já encomendar as faixas e festejar para o Marquês. Estes Farpistas devem andar ao serviço da laranja.

    ResponderEliminar
  2. Amigo e companheiro Luís Couto o seu post é de uma grande lucidez.
    Só faltou dizer que os eleitos directos para a Assembleia Municipal são três vezes os que compõem o Executivo Municipal e, se voltarmos aos sete (contra os nove actuais), serão vinte e um eleitos directamente, acrescidos dos treze Presidentes de Junta.
    Como não conheço a candidata Lina Oliveira mas, mesmo que a conhecesse, do mal o menos preferia, de longe, o Jorge Neves, do Partido Comunista, aquele que tem ideias próprias para o Município e que não ia para a Assembleia Municipal munido de textos que lhe colocavam na mão.
    Vamos, agora, às maldades que, subliminarmente, colocou no post.
    O movimento independente não está ausente, o coração do Engº Narciso Mota é que o ditou.
    O PS é que é a verdadeira oposição, essa mesma e mais nenhuma.
    Quanto ao PSD fazer de morto (bastará não cometer erros) é coisa que não está no seu ADN, pois é pró-activo.
    E por fim, que já vai longa a demanda, vamos aos binómios, ou às capicuas, como o meu amigo quiser.
    A GNR tem binómios que actuam em situações emergentes de busca e salvamento, com grupos de intervenção cinotécnicos: Homem–Cão.
    Os Bombeiros. Idem, idem, aspas, aspas, só que, normalmente, são os Bombeiros Voluntários que assumem essa Companhia e não um qualquer pistolador.
    Depois temos os binómios Homem-Cavalo que, mesmo com a máxima consideração que eu tenho por uns e por outros, mas que, como soe dizer-se, são capicuas: Cavalo-Sela-Cavalo, de cima para baixo e Cavalo-Sela Cavalo de baixo para cima.
    Diga-me lá, agora, Vossemecê onde é que pastam as capicuas do PSD para eu manter a distância de segurança de um metro meio, que é o alcance do coice da mula?
    Saúde e Fraternidade

    ResponderEliminar

O comentário que vai submeter será moderado (rejeitado ou aceite na integra), tão breve quanto possível, por um dos administradores.
Se o comentário não abordar a temática do post ou o fizer de forma injuriosa ou difamatória não será publicado. Neste caso, aconselhamo-lo a corrigir o conteúdo ou a linguagem.
Bons comentários.