27 de fevereiro de 2010

Canalhice

Nos últimos tempos, as obrigações familiares têm-me forçado a seguir as peripécias do futebol infantil. Parece que no departamento de formação do principal clube cá da terra – o SCP – as coisas não correm bem, reina grande insatisfação em vários miúdos e pais. Até aqui, apesar de tudo, tudo compreensível e aceitável. Não deixa de ser normal a insatisfação de alguns num universo de dezenas ou centenas. O que é anormal e totalmente incompreensível é não deixarem partir aqueles que estão profundamente insatisfeitos. Estamos a falar de crianças, merecem ser felizes noutro clube. Logo, só pode ser canalhice, com as crianças e os pais, e uma mancha na imagem do clube.

60 comentários:

  1. Sabias que estou na Direcção do SCP. Tinhas o meu número de telemóvel mas preferiste abordar o tema desta maneira, por isso dirijo-me a ti da mesma maneira. Importas-te de ser claro no que dizes? Quem é que não deixou sair quem? É que se me ofendeste gratuitamente conjuntamente com os restantes membros da Direcção do SCP gostaria de ter uma hipótese de defesa. Pública, porque assim escolheste.

    ResponderEliminar
  2. Sou leitor assíduo deste blog mas não costumo comentar. Mas hoje tenho de o fazer pois achei este post do Srº Adelino Malho no mínimo estranho...
    Trabalho nesse departamento que o senhor menciona à 5 anos como treinador (e muitos outros como atleta)e não me lembro de nenhum caso do tipo que refere. Aliás, ao contrário de alguns clubes, que nos pedem sempre as indemnizações regulamentadas (como já aconteceu este ano), o S.C.P penso ter sempre deixado sair toda a gente sem custos. Ainda este ano saiu um atleta da minha equipa, que preferiu ir jogar para o União de Leiria, com toda a legitimidade, e o S.C.P não lhe colocou nenhum tipo de entrave (embora em termos de regulamentos tivesse direito a muitos euros).
    E estou a falar de regulamentos para atletas com mais de 14 anos, o que não me parece ser o caso, já que o Srº fala de futebol infantil, parecendo-me que se refere aos escalões mais baixos da formação.
    Aí, permita-me que com respeito lhe diga, que o seu comentário ainda é mais descabido. Até aos 14 anos, os jovens atletas podem mudar de clube sempre que quiserem, sem o clube formador ter qualquer direito sobre eles, ficando, e bem na minha opinião, a decisão a pertencer única e exclusivamente aos pais.
    E é por tudo isto que mencionei que achei estranho o que o Srº escreveu. Será que está bem informado sobre esta realidade? Será que alguém o informou de forma incorrecta? Será que não devia ter sido mais responsável? Já que colocou o título "canalhice", e não especificou mais nada, referindo-se assim a todo um departamento, onde tantas pessoas (funcionários, treinadores, directores, seccionistas, muitos pais...) trabalham diariamente com tanta dedicação ao clube, e que não merecem que duma forma irresponsável essa dedicação seja manchada.

    ResponderEliminar
  3. Caro amigo João Coelho,
    Sim, soube que eras dirigente do SCP. Não sei com que pelouro, mas penso que não é na área da formação. Mesmo assim, fico surpreendido por não conheceres a situação, que, como afirmo, aparenta alguma convulsão e não é um caso pontual. Lamento até que a convulsão acabe por desmembrar uma das melhores equipas que o SCP tem na formação.
    Sabes João, eu não trato estas questões com telefonemas aos amigos. O caso é público e, como tal, deve ser tratado em público, até porque se trata de uma colectividade prestigiada, a maior do concelho, financiada, também, com os nossos dinheiros. Mesmo que o caso fosse com o meu filho nunca o trataria com ajuda dos amigos.
    Caro Marco Ferreira,
    Fico, igualmente, surpreendido por não conhecer o caso. Mas, nesse caso, deve informar-se e ajudar a área onde trabalha a ter um comportamento mais digno para com as crianças e os pais.
    Mesmo assim eu informo-o. Um dos miúdos dos sub-12 decidiu abandonara a equipa e já está a treinar noutro clube (para a semana parece que serão mais) devido à profunda insatisfação reinante. O pai quis inscrever o miúdo no novo clube, foi aí informado que precisava de uma declaração de desvinculação e que as inscrições terminavam dia 26/2. O pai foi à secção de formação do SCP pedir a declaração, mostraram má vontade em passá-la e não a passaram até 26/2, comprometendo o desenvolvimento da criança. Acha isto normal? Não acha isto uma canalhice?
    Boas,
    AM

    ResponderEliminar
  4. Boa tarde

    é das pocas veze que comento o que quer que seja num blog.

    Mas este assunto também me diz respeito por ser treinador das camadas jovens do S.C.Pombal

    Em resposta a esse Sr. Adelino Malho que não faço a minima ideia de quem seja e veio para aqui colocar coisas comnpletamente descabidas, só tenho a dizer que o senhor é que se tem de informar melhor das coisa antes de referi-las, pois servir de pombo correio nde alguns pais é feio.

    Sabe, sou treinador e fui atleta do Pombal durante 10 anos, e graças a Deus os meus pais nunca disseram rigorasamente nada aos meus treinadores,ou directores,porque se tivessem totalmente insatisfeitos que me tirassem de lá , tal e qual como muitos pais estão no seu direito de estar insatisfeitos com a formação dos filhos, mas esta tem de começar a ser dada em casa.O problema é que os pais pensam que chegam na instituição e não há regras, e podem fazer tudo o que lhes apetecer, tirar os filhos do jogos pois não esta a jogar a avançado, chamar nomes aos treinadores enquanto agentes do clube, e etc, aberrações tipico de pessoas, não só sem cultura futebolistica, como sem ética.

    Portanto Sr. Adelino, em qualquer instituição nem sempre as coisas não correm bem, mas há que melhorá-las, encarando os problemas, e não é servindo de pombo correio como o sr. fez que se resolve as coisas,

    Como disse no inicio, não gosto de dar importância a estes factos prefiro ignorá-los, mas está a ser demais, existem pessoas que não querem ajudar o Pombal e essas pessoas revoltam-me, principalmente sendo da terra.

    Nuno Pereira

    treinador dos iniciados A do S.C.Pombal

    ResponderEliminar
  5. Primeiro: chamaste canalhas aos 15 membros da Direcção e às 20 pessoas dedicadas que se entregam aos 200 atletas da formação todos os dias, fim-de-semana inclusive. Nessas pessoas estou eu.

    Segundo: provaste que nunca ninguém impediu alguém de sair porque, por palavras tuas, já saíram.

    Terceiro: aos amigos ajuda-se. Se achavas que sabias de alguma coisa telefonavas para me ajudar, para ajudar a Direcção do SCP, não para me pedir o que quer que fosse.

    Quarto: Não há problema, nunca houve problema. Se há contestação em relação a um miúdo de 12 anos andar a ser mal treinado eu admito. Mas o treinador de que falamos é licenciado em Educação Física e sabe o que faz. Se queremos discutir opções tácticas e técnicas abrimos um fórum sobre futebol com o Freitas Lobo e com o João Pinto.
    No final, estamos a falar de miúdos que choram porque não jogam e de pais que acham que devem jogar, só isso.

    Quinto: já te conheço, ouviste meias opiniões, achaste que tinhas um quadro correcto do tema e cavalgaste sobre o assunto. É um não assunto mas nunca mudarás de opinião, porque é a tua. Sobre isso nada a fazer. Tenho pena é que uma estratégia que deu para alimentar este blog durante muito tempo para a política possa matá-lo quanto toca a outros temas.

    Sexto: aconselho todos as pessoas que se dedicam ao SCP a não ligar, a não dar importância, continuando com o grande esforço a favor dos atletas que formamos. Hoje ganhámos novamente nos séniores, celebremos isso, como alento para os nossos jovens um dia chegarem à equipa principal.

    ResponderEliminar
  6. SrºAdelino Malho
    Primeiro dizer que falo na qualidade apenas de treinador do clube e não de representante do departamento, já que a minha responsabilidade no mesmo se esgota no treino da minha equipa de juniores.
    Naturalmente não sei de tudo o que lá se passa, e não conhecia esse caso, por isso
    lhe respondi duma forma geral, uma vez que o Srº não tinha especificado a que se referia.
    Portanto quanto aos factos que menciona, o que lhe posso dizer é que qualquer atleta ou pai descontente pode naturalmente quando quiser se ir inscrever noutro clube, neste caso não poderá é ser utilizado oficialmente em jogos na presente época, mas poderá calmamente lá treinar, não prejudicando muito assim a sua formação, que espero que seja a preocupação de todos.
    Isto passa-se porque como foi inscrito pelo S.C.P, a sua saída pelos regulamentos é considerada uma transferência, e essas só se podem verificar até 31 de Dezembro. A data de que me fala de 26 de Fevereiro é o limite do período de inscrições, mas de primeiras inscrições, não de transferências como seria o caso, portanto não compreendo bem essas informações.
    Daqui a poucos meses, como já informei, pode ser inscrito como 1ª inscrição da próxima época em qualquer clube bastando a assinatura dos pais sem ser necessária qualquer desvinculação do S.C.P.
    O Srº fala dos sub-12, de muito descontentamento, e de eu ajudar o departamento a ter comportamentos mais dignos. Tenho acompanhado essa equipa, como todas elas sempre que posso (assim fizessem todos os pombalenses, ou pelo menos todos os pais), e não queria muito falar de dignidade, porque não me parece o sítio indicado para dar a minha opinião sobre alguns comportamentos à volta dessa equipa onde essa dignidade não tem estado presente.

    ResponderEliminar
  7. Clubes que estão a trabalhar bem na formação e que com grande empenhamento de Treinadores e País tem feito um excelente trabalho na formação Desportiva das crianças merecem o apoio de toda a gente. Os clubes que mais reconheço no Conelho são: Futsal: Associação do Louriçal; Futebol 11: Grupo Desportivo Guiense; Atletismo: O Vermoil. Estes 3 clubes são grandes exemplos para o nosso Concelho.

    ResponderEliminar
  8. Oh João,
    Não te conhecia a faceta que revelaste, mas ainda bem que a revelaste.
    Mas peço-te só uma coisa: não me atribuas palavras/insultos que jamais faria.
    Tenta perceber o problema e depois fala.
    Caro Marco Ferreira,
    Antes de mais agradeço os seus esclarecimentos, nomeadamente no que toca às regras/períodos de transferências dos miúdos. Não são coincidentes com as que me foram dadas por um director de clube que trata das inscrições mas confirmarei.
    Quanto à questão do descontentamento se ler, se lerem, bem o que escrevi compreendo-o e até o aceito como normal. A questão de fundo é outra e eu só valorizo essa, porque não consigo ficar indiferente a ela.
    Sobre o resto estamos de acordo. E só lhe desejo muitas felicidades no seu meritório trabalho com os miúdos, e no resto.
    Boas,
    AM

    ResponderEliminar
  9. Amigos e companheiros administradores do Blog, boa noite.
    Funcionou o lápis azul.
    Não é que eu, a seguir à resposta do Adelino Malho das 15:01 ao João Coelho, coloquei um comentário que, por muita pena minha, não imprimi, nem gravei e que desapareceu, como, se calhar, vai acontecer a este comentário.
    Mas, agora, vou-me defender, gravando.
    Vou tentar repor.
    Num comentário ao post do Adelino Malho “O regabofe dos subsídios” escrevi no passado dia 5 de Fevereiro:
    Rodrigues Marques disse...
    Amigos e companheiros, boa noite.
    Vamos ver se nos entendemos.
    O nosso camarada Adelino Malho entontou.
    Graças a Deus que ele não tem nenhum cargo executivo autárquico.
    Se tivesse ia ser o bom e o bonito.
    Qualquer autarca sabe, de vida vivida, que os dirigentes associativos pagam para serem dirigentes.
    Já sei que o camarada Adelino Malho vai dizer que é preferível pagar a um gestor do que ter dirigentes associativos que são uns marretas e que percebem tanto de gestão como ele de um lagar de azeite.
    Agora a sério.
    O camarada Adelino Malho tentou denegrir as associações, colocando uma fala num dirigente associativo, que não fala, sobre uma brincadeira de garotos.
    Estive a compulsar as actas da Câmara e não descobri nenhuma associação com as características que ele refere.
    De duas, uma.
    Ou é totalmente falso o que ele escreveu ou o que ele escreveu serve, tão somente, para descredibilizar as associações.
    Ou para descredibilizar o sistema e instalar o caos.
    Não vejo uma terceira via.
    Mas como não há duas sem três, e três é a conta que Deus fez, deduzo, por exclusão de partes, que o camarada Adelino Malho entontou de vez.
    Fico muito triste mas, mesmo assim, com muitos abraços.
    5 de fevereiro de 2010 23:58 “

    No dia 10 de Fevereiro, num comentário ao mesmo post escrevi:
    Rodrigues Marques disse...
    Camarada Adelino Malho, boa noite…
    … Levantar atoardas não é forma séria de pretender atacar politicamente, quer o Engº Narciso Mota, quer os dirigentes associativos que pagam, como já escrevi, para serem directores.
    Já foste, alguma vez, dirigente associativo?
    Não! É a resposta…
    10 de fevereiro de 2010 23:20 “
    Fico muito triste. Mesmo muito.

    ResponderEliminar
  10. OLHA AGORA FICOU O 1º POST A SER CENSURADO, MAS FORAM-SE EMBORA TODOS OS POSTS QUE DENUNCIAVAM A CENSURA.
    PORQUE EFECTIVAMENTE FOI ISSO QUE SE PASSOU E MERECE E DEVE SER DENUNCIADO

    VÁ LÁ ENTRETENHA-SE A APAGAR TB ESTE

    ResponderEliminar
  11. Rodrigues Marques,
    Pronto RM, faço-te o favor. Tu não queres ter opinião sobre o assunto em causa, queres é que a coisa descambe porque só te sentes bem a chafurdar.
    És um tipo desprezível, não pelas ofensas, recorrentes, que me fazes de forma gratuita mas pela falta de respeito que revelas pela tua pessoa.
    Há dois locais para tratar as ofensas pessoais: tribunais ou cara à cara. Contigo vou optar pela cara á cara. Era para ter sido há uns tempos atrás, aquando das últimas ofensas, mas como te retrataste e pediste desculpas adiei a coisa, esperando sem esperança que nunca tivesse que aí chegar. Mas tem que ser.

    ResponderEliminar
  12. Alegria2 (Tristeza)
    É igualmente desprezível que uma qualquer criatura, a coberto do anonimato, venha para aqui amesquinhar e ofender pessoas.
    Não tem nada para dizer sobre o assunto, só quer chafurdar. Revelador da criatura.

    ResponderEliminar
  13. MAS VOCES ANDAM DOIDOS OU QUE?
    EU QUE SOU UM GAROTO COMPARADO CONVOSCO NUNCA PENSEI (COMPLETAMENTE SINCERO) ESTAR PERANTE A LEITURA DE SUGESTÕES DE VILONECIA POLITICA ( SO PARA SER SIMPÁTICO)

    COMO DISSE NUM DOS POSTS CENSURADOS ISTO METE NOJO CHEIRA MESMO A MERDA (A PALAVRA É MESMO ESTA)

    ResponderEliminar
  14. SO AGORA APARECEU O SEU COMENTÁRIO
    MAS SE ESTÁ LEMBRADO NO 1º POST MEU QUE O SR CENSUROU EU DISSE QUE NÃO PERCEBIA NADA DO ASSUNTO EM QUESTÃO E QUE O NÃO QUERIA COMENTAR, QUE ME IRIA SÓ INSURGIR COM O LÁPIS AZUL.

    PARA A PRÓXIMA VEZ QUE USAR ESSES ADJECTIVOS NÃO SE ESQUEÇA QUE TÁ A MENTIR E QUEM MENTE É...

    ResponderEliminar
  15. Caro Marco Ferreira,
    Completo a informação que lhe transmiti sobre as inscrições.
    Em contacto com o dirigente do tal clube fui informado por ele que contactou a AFL e recebeu a informação que as inscrições terminavam dia 26/2 às 12 horas e que, por ser uma mudança de clube na mesma época de uma criança de 11 anos, para fazer a inscrição era necessário uma carta do anterior clube a dizer que permitia que o miúdo jogasse por outro clube.
    Logo, trata-se de uma situação inadmissível. Porquê? Quem souber responda.

    ResponderEliminar
  16. Companheiro Adelino Malho, boa noite.
    Desculpa-me mas não tenho opinião sobre o teu post porque não conheço, mas reconheço idoneidade nos directores do SCP.
    Sabes, também, que eu tenho muita estima e consideração por ti mas quando tens uma postura de Estado.
    Quando entras por campos ínvios tens-me à perna, como, de igual modo, eu te tenho a ti.
    Mas respeitamo-nos mutuamente.
    Quanto ao cara à cara… sabes que os nossos diferendos não se resolvem com esses métodos e muito menos com os tribunais.
    Quando quiseres ou puderes beber uma imperial comigo liga-me, por favor.
    Caso não tenhas o meu telemóvel, ele aqui vai 919 369 049.
    Abraço.

    ResponderEliminar
  17. Srº Adelino Malho
    Concluindo este assunto: acredito que seja essa a informação que tem, mas a não ser tratar-se de uma excepção, que também na minha opinião não teria nada de mal, se permitisse que uma criança dessa idade jogasse onde quer, os regulamentos não dizem isso...como pode confirmar pela leitura do único comunicado que fala de tudo isso (comunicado nº 1 da AFL), onde não discrimina idades, apenas discrimina futebol profissional, de futebol amador...onde se inserem todas as camadas jovens. É verdade que mesmo com a nova lei de até aos 14 anos serem livres de ir para onde quiserem, no caso de iniciar a época num clube e querer ir para outro, é necessário essa tal carta, mas até 31 de Dezembro, porque é uma transferência. Isto são regulamentos, nem sequer é a minha opinião. Se depois há outras interpretações dos mesmos pela própria AFL ou excepções ao referido documento que rege toda a época desportiva, isso é algo que já não posso comentar.

    ResponderEliminar
  18. Tanto quanto sei, o SCP sempre entregou as cartas de desvinculação necessárias, depois de essa ser solicitada pelo clube onde o jogador pretende ingressas. Isto falando pelo caso do Ramalhais, que é a única realidade que conheço minimamente.

    ResponderEliminar
  19. Bem...
    O Adelino Malho surpreende-nos, sobretudo aos fins-de-semana, com os seus posts.
    Lembram-se daquele episódio com o Luís Costa e Adelino Malho?! (deve estar algures aí no arquivo).
    Agora é com o Sporting de Pombal.
    Acho que o Adelino Malho deve ir mesmo beber a imperial, quer seja com Rodrigues Marques, como sozinho.
    Beba, beba, beba e vá dormir. O seu mal deve ser esse, falta de descanso.

    ResponderEliminar
  20. Boas:
    É uma surpresa para mim o que se está aqui a passar. Realmente eu não tenho conhecimento de qualquer jogador que tenha saído do ScPombal, em que este clube tivesse exigido qualquer compensação. Por isso estranho o post do sr. Adelino Malho. Relativamente à mudança de clube a meio da época, leia-se até 31 de Dezembro, também acho normal que o clube de origem tenha que autorizar a transferência. Qualquer dia os paizinhos não estão satisfeitos e mandam às favas o clube que anda a formar os seus filhos, colocando em causa o clube que os "recebeu", por este ou aquele motivo. Não deviam os pais no início de cada época inteirar-se das condições dos clubes e optar pelo que melhor serve os seus interesses? Ou é melhor andar a fazer experiências hipotecando o trabalho dos clubes? Sabe, é que a formação de um atleta não fica barata.
    Já agora confirmo tudo o que aqui foi dito relativamente aos regulamentos e à postura que o SC Pombal tem tido com os seus atletas "jovens".
    Era bom que o "Farpas" se preocupasse em verificar a veracidade de algumas informações que ouvem nas conversas de café.
    Como se costuma dizer "emprenhar pelos ouvidos" é coisa feia...

    ResponderEliminar
  21. Vivemos tempos de Esparta, é o que é !

    ResponderEliminar
  22. Também Jorge. Mas vivemos, sobretudo, em Pombal.

    ResponderEliminar
  23. Caro ricardo,

    Pelo comentário não deve ser leitor assíduo do Farpas. Ou já saberia que o que pede é um verdadeiro milagre...

    ResponderEliminar
  24. Chiça! Onde está o problema? Acho que os responsáveis do SCP deram as explicações necessárias para o "qui pro quo" da transferência do miúdo.

    ResponderEliminar
  25. Já agora, o título do artigo de opinião é ofensivo e infeliz - "Canalhice".
    Farpear, sim... mas com responsabilidade!

    ResponderEliminar
  26. Bem, muito me surpreende o que aqui leio... Sinto-me na obrigação de escrever qualquer coisinha, pois não compactuo com mentiras, pombos correio, mas acima de tudo com PAIS mimados. É vergonhoso ver pessoas como o Srº que iniciou o post (se calhar ao por o titulo, estaria em frente a um espelho) que nem sei se será de Pombal, ou será um daqueles paraquedistas que só criticam e só sabem dizer mal... isso até percebo e até estou habituado, agora servir de pombo correio... Ainda existe o clube junto ao pavilhão da caldeira??? Pode ser uma boa hipótese.
    Pais mimados que julgam que os filhinhos são todos Cristianos Ronaldos, e que têm de jogar a avançado para lhes darem muito dinheirinho num sonho futuro, é engraçado. Mais engraçado, ouvi-los nos jogos a ofender tudo e todos. Isso sim, é formação, não futebolística, mas pessoal, e depois, ao pedirem a carta para irem para outros clubes, acabamos por os encontrar uns tempos mais tarde em grandes noitadas e a provocar desacatos na cidade, ou seja, a formação virou delinquência, mas aí não há qualquer problema, esse clube é que é bom. Ah isto não com 11, mas com 12, 13 ou 14 anos!!!
    É muito triste ver estes comentários. É facil criticar destrutivamente o trabalho que muitas pessoas, e felizmente muitos jovens da terra andam a fazer com brio, dedicação, empenho e acima de tudo por amor ao clube, a este verdadeiro Sporting, mas de Pombal... Hoje em dia o gatilho fácil está na moda, e o apontar o dedo mais fácil ainda... Mas dou-lhe um conselho Srº que iniciou o post (se calhar ao por o titulo, estaria em frente a um espelho), tenha cuidado quando aponta o dedo, pois ao apontar 1, tem 3 apontados para si.
    E quanto aos pais mimados, diga-lhes para irem beber também uma imperial com o amigo Rodrigues Marques, que me parece boa pessoa, e não se importará de aturar estes também... Deixo aqui a minha contribuição e o meu apoio e solidariedade, não só aos meus amigos que por lá educam muitos desses meninos, melhor do que o que recebem em casa, mas para todos os que fazem deste clube, o MAIOR e MELHOR do concelho. A todos um grande Bem Haja, e não liguem, isto não é nada mais do que pura inveja e frustração!!!

    ResponderEliminar
  27. Bom dia!
    É certo que o título é infeliz! (já digo porquê).
    O comentário foi colocado e ainda bem, pois, permitiu esclarecer,um pouco, muito gente sobre o funcionamento e regulamentação da actividade desportiva.
    Directores e treinados esclareceram e tiraram dúvidas, quem não se sente não filho de boa gente.

    Todos nós queremos o melhor para os nossos filhos e, por vezes, esquecemos que os outros também lutam por um lugar ao sol. Na maioria dos casos, os pais, depositam os miúdos no treino e vão embora sem perguntar a um director ou treinador se é necessário alguma coisa ou se precisam de algum dinheiro para a deslocação a um jogo; em suma pagam para escola de música, para o Karaté, para o inglês entre outras actividades e nunca se lembra de perguntar quanta custa a formação desportiva para os seus filhos.

    Ser director um clube da dimensão do SCP. é apenas uma questão honra, veja-se carolice que fica cara, e só consegue avaliar quem por lá passa.

    Acrescento apenas que daqueles que ocupam o tempo no desporto poucos se perdem na droga, o que é gratificante para os directores.

    ResponderEliminar
  28. Escrever, emitir juízos, mesmo sem saber nada do assunto em discussão é um sinal dos novos tempos. Infelizmente não é só aqui, no farpas, melhor fosse.
    Grande parte das pessoas que comentaram o post não sabe nada sobre o assunto postado e não comenta a questão colocada pelo autor do pos: a canalhice perpetrada pelo departamento de formação do SCP sobre uma criança (actualmente duas) e os seus pais ao bloquear, deliberadamente, o desenvolvimento e a felicidade das crianças.
    Em vez disso ofendem o postador, os pais das crianças e até as crianças, sem sequer saber quem são os pais e as crianças. Rotulam-nos e amesquinha-nos. Sinal dos tempos.
    As crianças e os pais estão tão descontentes, tão descontentes, que foram para outro clube treinar mesmo correndo o risco de não poderem jogar, competir, que é o que as crianças mais desejam.
    E não foram jogar para um clube qualquer, nem o bloqueio da sua transferência foi feito para um clube qualquer, foi feita para a Escola do Pedro Roma, que fornece todos os anos muitos miúdos ao SCP. Por todas as razões, o SCP não deveria bloquear a saída de um miúdo de 10, 11, 12, … anos; e jamais o deveria fazer para a Escola do Pedro Roma, porque ao fazê-lo está a prejudicar os miúdos e também o próprio SCP, já que, no final, os miúdos acabarão no SCP. Logo, a não ser maldade, canalhice, só pode ser inconsciência.
    Conheço as crianças que saíram do SCP e os pais. Não são miúdos que não jogam por não ter jeito (ou deles é mesmo um dos melhores senão o melhor) ou pais mimados, como alguém teve a lata de afirmar (gostaria de ver a pessoa que o afirmou dizê-lo na cara de um dos pais).
    Um dos pais disse-me que lhe custava muito tirar o filho do SCP porque tem 38 anos de SCP (atleta e dirigente). Tirou, vai para um clube onde paga 3 ou 4 vezes mais, mesmo correndo o risco do filho não jogar.
    O comportamento do SCP é aceitável? Penso que não. Mas respeito quem pensa de forma diferente. No entanto, há gente não respeita quem pensa ou age de forma diferente da sua. Sinais dos tempos!

    ResponderEliminar
  29. fala o roto do esfarrapado

    "No entanto, há gente não respeita quem pensa ou age de forma diferente da sua. Sinais dos tempos!

    ResponderEliminar
  30. Lol:
    Está cada vez melhor...
    Como alguém disse: "fala o roto do esfarrapado..."

    ResponderEliminar
  31. P.S. Se não queria comentários ao seu post, porque é que o escreveu? Pensava que todos aqui iam concordar consigo?
    Não se enterre mais...

    ResponderEliminar
  32. Não posso de deixar aqui o mau comentário enquanto mãe de um desses atletas que acabou de deixar as camadas jovens do SC Pombal. O Nuno e o Marco conhecem-me muito bem, sabem que essa história de "meninos mimados" ou que "os pais pensam que os filhos são melhores e devem jogar sempre" não se enquadra com a minha realidade nem comigo. Os meus dois filhos foram atletas do SCPombal, o mais velho 4 anos (este ano não quis jogar mais) e o mais novo 5 (entrou nas escolinhas com 6 anos), dei muito de mim ao clube, sou sócia, fui seccionista durante 3 anos, dinamizei a equipa o máximo possível (fizemos rifas para angariar fundos para comprar equipamento de treino para as nossas crianças, levei sempre crinças para os jogos, etc...) e isto gratuitamente além de pagar o que me foi solicitado e nunca tive qualquer incumprimento junto do clube (ao contrário dos treinadores que recebem os seus salários). Compreendo a vossa posição uma vez que é em parte da vossa responsabilidade a admissão dos treinadores deste ano, mas tenho que vos dizer que vocês só vêm o que querem ver, pois não sabem o que é estar do outro lado e ver que o treinador em causa incute aos miúdos um mal estar, medo e repressão nas crianças além de não mostrar qualquer resultado no seu método pois eles tem vindo a descer de qualidade jogo para jogo. Ele não tem qualquer sensibilidade e pedagogia para lidar com crianças de 11 e 12 anos. Como os pais e seccionistas não nutre qualquer sentimento de respeito, e como professor de Educação Física e com formação isto é muito mais grave, é lamentável.
    O que me custa ainda mais é que para defender causas como estas, pessoas da direcção que deveriam amenizar as situações, criam fossos enormes nos relacionamentos com o clube dizendo que os pais são "mal formados e incultos", "ignorantes" e "maus pais"... passamos todos a não valer de nada, passamos a ser os maus da fita com meninos mimados, passamos de "bestiais a bestas", somos ignorados e levamos com o rótulo "person non grata"... tenham paciência... sabem muito bem o que sou e o que fiz por esse clube, sabem muito bem que se tive de tirar o meu filho daí foi porque as coisas tomaram proporções intoleráveis.. e já para não falar da descriminação que fizeram a alguns pais no início da época com os exames médicos obrigando alguns pais a pagarem mais 34€ do que outros (sabem disso?)...
    Ao Marco e ao Nuno quero dizer que conheço-vos também muito bem, respeito o vosso trabalho e empenho em tentar limpar a imagem do clube, e em todos os lados há bons e maus profissionais, há boa e má gente... Não ponho todos no mesmo "saco" e sei distinguir muito bem cada um lá dentro e tenho a maior admirição pelas pessoas que contribuem para que o Clube engrandeça, mas também sei ver que quem não presta está também... esta é a 3ª direcção que apanhei no SCPombal e digo que enquanto lá estiver, o meu filho não jogará no SCPombal.
    Lúcia Ferreira (mãe ex-jogador sub-12)

    ResponderEliminar
  33. E eis que foi preciso vir aqui uma mulher para explicar o processo de forma descomplicada e sem preconceitos.
    Não conheço a Lúcia (mas isso também não é relevante), mas conheço a maior parte dos que aqui vieram comentar. Fazem parte faquele grupo que aqui elogiei há dias, a propósito do carnaval. A maior parte são rapazes bem formados,mas sobretudo solidários e amigos, ao estilo um por todos e todos por um. Ficou claro isso, aqui.
    Não vou falar sobre os meandros desses processos tortuosos que envolvem clubes, treinadores e o espírito de competição a que muitos chamam formação. Só posso falar do que sei, ou do que sinto, como mãe de um rapaz dessa idade. E por isso tenho a certeza que quando cada um de vós lá chegar, a esse estádio, há-de perceber que é nossa obrigação virar o mundo ao contrário pelos nossos filhos. Sem nos deixarmos engolir pelo papão da palavra "instituição". E isso não é ser mimado. É amar.

    ResponderEliminar
  34. Peço desculpa mas não é "mau comentário", mas sim o meu comentário... peço desculpa por algum erro de escrita, mas falar deste assunto é algo que me aborrece e entristece muito... e outra coisa que me faltou dizer é que apesar de saber que o meu filho não pode jogar esta época noutro clube, dirigi-me a Flandes e pedi na 2ª feira uma carta de desvinculação e o que me foi dito é que tinha de fazer um "requerimento"... tanta burocracia... Já enviei uma carta registada com aviso de recepção com um envelope selado para não terem qualquert custo com o envio... vou aguardar para ver...
    Já agora só queria dizer ao Marco que ele só foi ver o jogo dos sub-12 no sábado com o Sr. Carlos Branco... não sei de onde tirou que os pais dessa equipa são conflituosos, pois bem ao contrário são pessoas de bem, pais trabalhadores e que se preocupam com os seus filhos, que sabem o que é futebol... e se sábado alguns falaram com alguma aspereza - a 1ª vez que o fizeram, foi resultado do trabalho que o treinador e a direcção conseguiu: destruir o equilíbrio e harmonia que tem havido desde sempre.

    ResponderEliminar
  35. Ninguém aqui questionou o direito dos pais emitirem uma apreciação sobre os treinadores e dirigentes e agirem em conformidade. Nós também podemos emitir uma apreciação sobre os pais, também nos assiste esse direito.

    O que eu questionei foram dois pontos e tão somente dois pontos:

    - Ninguém impediu alguém de sair, podem sair quando quiserem e para onde quiserem. Apenas os regulamentos não permitem transferências depois de 31 de Janeiro, não nos peçam os impossíveis. Isso deriva do compromisso que os pais assumiram com a Associação de Futebol de Leiria e com a Federação Portuguesa de Futebol no início do ano, não connosco. Deviam falar era com eles, se calhar. Mas podiam perguntar antes de exigir, no entanto exigiram com informação de outrem, duvidando da nossa.

    - Chamaram "Canalhas" aos dirigentes do SCP e ofensas ao meu bom nome e ao dos meus colegas de Direcção e isso eu não admito.

    Já nem vou entrar pela estranheza que a atitude do Sr. Adelino Malho me causa, por tudo: porque não foi com ele, porque pensou ser com ele, porque pensou que estava certo sem ouvir as duas partes, porque mesmo depois de ouvir a outra parte ainda não acredita, etc.
    Estranho mais é que isto tenha chegado aqui, somente isso, que tenha vindo para aqui, para este blog. Não por ser comigo, que já tinha acontecido e nunca me melindrou. Mas com as ofensas e com um assunto abordado tão sobranceiramente, apoiado por mais do que um dos administradores é demais. Não me surpreende, mas estranho. E temo.


    Respeitosamente,

    ResponderEliminar
  36. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderEliminar
  37. Ao Sr. João André Coelho tenho a dizer que não sei quem ele é... se é ou não dirigente do SCPombal, pois quando falo da direcção estou a falar do seu representante do futebol juvenil (Sr. Carlos Branco), mas estranha-me com o seu colega nunca o tenha confrontado com aquilo que se passa nesse departamento há já vários meses, assim como estranho que não saiba como responsável do clube aquilo que se faz chegar à sua sede, porque eu fiz quetão de dar a saber via fax, na passada 6ª feira, a atitude que tomei em abandonar o clube e quais as minhas razões. Inclusivamente, informei que o meu filho iria apenas participar naquele jogo, para despedida dos seus colegas.
    Afinal não percebo o funcionamento da Direcção quando não transmitem este si informações e quando mesmo tendo sido feito por escrito desconhecem a realidade... dá que pensar... afinal quem está a frente do quê??? Responsáveis como???

    ResponderEliminar
  38. Agora fui eu que não te percebi, João. Sem prejuízo de discutirmos isto noutro fórum, a mim o que me causa "espécie", como diz o povo, é isto: não se pode tocar com um alfinete em nada, nem em nenhuma "instituição".
    Eu não subscrevo o título do post. Mas o que li, o que interpretei (e aí é que está a diferença, talvez) tem a ver com direitos e deveres em geral e não com os do SCP em particular. Para mim a novela acaba aqui, pois que não tenho os meus filhos envolvidos na história. Se tivesse, outro galo cantaria.

    ResponderEliminar
  39. Fui informado, fomos informados, a Direcção somos todos, não há o Carlos Branco ou o João Coelho, há a Direcção do SCP. Li com atenção o seu fax e só posso desejar felicidades a quem quer partir.
    O que me leva ao comentário da Paula: não há vaca sagradas, nunca houve, há direitos fundamentais.
    Um deles é o bom nome das pessoas, ainda bem que te desmarcas, só demorou 5 dias. O outro direito fundamental em causa é a verdade. Que teria sido esclarecida se o Sr. Adelino Malho quisesse ouvir todos. Mas só quis ouvir alguém que estava um pouco confundido, a minha palavra não seria boa para ele. Portanto, por fim, também está em causa a boa palavra dos dirigentes visados.

    E isso, Paula, não é vaca sagrada, são pessoas que se sentem. Como tu, porque se fosse contigo, como dizes, outro galo cantaria. Se quiserem alfinetar, força, mas não abalroem. As pessoas, não as instituições.

    Já agora, convido a todos os sócios para estarem presentes na Assembleia Geral de sexta-feira no Teatro-Cine pelas 21H30 para discutirem a vida do Sporting Clube de Pombal, porque todos são precisos.

    Respeitosamente,

    ResponderEliminar
  40. Sr. João Paulo, não demorei 5 dias... falei na hora exata e precisa com quem devia: a direcção.
    Se vim aqui a este post que desconhecia, foi simplesmente porque foi-me dito o que se estava a passar, li e depois vi que havia gente a denegrir a imagem dos pais a dizer aquilo que não sabem, e por isto achei por bem dizer unica e exclusivamente a verdade porque estava dentro do problema enquanto há muita gente acima do diz-que-disse e não diz nada, defendem sem saber o quê.
    Também lhe digo que o SCPombal são pessoas: fundamentalmente atletas, pais (que pagam, levam os seus filhos e incutem a responsabilidade do que vão fazer), treinadores e direcção, e como vê pais e atletas são o suporte, o essencial dessa instituição... e que deveriam ser melhor ouvidos e esclarecidos... e não magoados, ofendidos e tratados como uma "gentinha reles" como aqui foi duramente dito por pessoas que não sabem do que falam... inclusivamente treinadores.
    Sempre pensei que era mais fácil substituir um treinador do que uma equipa... mas no SCPombal é ao contrário, preferem que a equipa saia uma a uma do que repensar na pessoa que causou o problema... Como está dito acima... Sinais do Tempo.

    ResponderEliminar
  41. Já percebi que é fácil a Sr. Lúcia equivocar-se com as minhas: do meu comentário anterior apenas o primeiro parágrafo é para si.
    Reforço: felicidades para si e para os seus, obrigado por toda a sua entrega em nome do Sporting Clube de Pombal. Estimamos todos os envolvidos com esta grande instituição.
    Os outros parágrafos eram para a Jornalista e Blogger e Farpista Paula Sofia.
    E o meu nome não é João Paulo.

    ResponderEliminar
  42. Reconheço que hesitei na escolha do título do post. Apesar de informações seguras que tinha da conflitualidade reinante, para mim a questão, apesar de tudo, limitava-se à decisão de não deixar os miúdos competir, esta época, por outro clube (AFL diz que, com uma carta do clube anterior a autorizar o miúdo a competir noutro clube, os deixa inscrever. Mas, mesmo que não seja possível, custa assim tanto fazer a carta?). Tive dúvidas porque sempre pensei que a decisão de não deixar os miúdos competir noutro clube tinha sido uma decisão individual, precipitada (mesmo assim reveladora do carácter de quem a tomou), com a finalidade de evitar mais saídas. Pensava eu que, quando compreendido o impacto da decisão, seria imediatamente corrigida e o erro assumido. Nesse caso, ficaria numa situação um tanto ou quanto desconfortável, porque tinha exagerado no título, na classificação da decisão.
    Infelizmente nada disso se passou. Pelo que tem sido escrito por um digníssimo dirigente do SCP, as decisões destes casos são colectivas. Ficamos todos muito mais esclarecidos e eu sem qualquer peso na consciência ao classificar a decisão como uma CANALHICE.
    E foi uma canalhice servida com ironia. Desejando felicidade aos miúdos mas tudo fazendo para que não o sejam.
    Por mim, assunto encerrado. Porque nada mais à a acrescentar.
    AM

    ResponderEliminar
  43. D.Lúcia claro que a conheço, respeito e lhe dou o mérito que dou a toda a toda a gente que se dedica ou dedicou de corpo e alma àquele clube. Como mencionou o meu nome várias vezes queria esclarecer algumas coisas:
    - Só participei nesta discussão porque me senti ofendido por um post pouco claro e específico, que ao contrário do que menciona, nos colocou a todos num mesmo saco de "canalhice".
    - Depois de especificado o caso, tentei explicar através dos regulamentos, a minha estranheza por uma discussão sem nexo com base nessa regulamentação.
    - Foi sempre minha opinião que todos nós somos criticáveis, e mais, devemos ser avaliados naquilo que fazemos. Mal estão os pais que não avaliam os formadores dos seus filhos, e por isso na minha opinião claro que devem ser livres de os colocar onde quiserem.
    - Quanto ao descontentamento, haverá sempre, e claro que não vou comentar o trabalho do meu colega. Agora, como pessoa licenciada na área, dá ao clube algumas garantias no que está a fazer. Depois, claro que cada um terá a sua opinião, e ainda bem.
    - Penso que não foi por maldade, mas é FALSO o que disse sobre alguma responsabilidade minha (ou do Nuno) na escolha dos treinadores. Não percebi, porque como devia saber, sou apenas treinador dos juniores.
    - Depois eu assumo tudo aquilo que disse. Mas só o que EU disse, volto a referir. Por isso não percebi onde é que eu falei em pais conflituosos D.Lúcia?Ou mimados?Ou o que quer que seja? (vá ler outra vez os meus comentários).
    Fala de sábado, onde realmente ouvi algumas conversas, mas nada até que considere muito grave.
    - A única coisa que deixei no ar, foi devido ao seu Adelino Malho me ter aconselhado a ajudar o meu clube a ter comportamentos mais dignos. E disse que não me parecia ser o sítio indicado para falar dessa dignidade que me parecia que estaria por vezes ausente à volta dessa equipa.
    - Mas como me pergunta onde fui buscar alguma ideia dessa...eu digo-lhe: estava a almoçar com a minha equipa de juniores e começaram a ligar da Marinha Grande (onde estavam a jogar os sub-12), a contar ao director e responsável do departamento que um dos seccionistas (representante dos pais) teria ofendido gravemente o treinador com vários insultos que não me atrevo aqui a repetir, à frente inclusivamente de atletas de 11 anos. Essa foi a única coisa que deixei no ar, e a única vez que ouvi alguma coisa sobre os sub-12, onde se encontram pais que conheço bem, que já trabalharam comigo até, e que considero fantásticos. Mas por curiosidade, na escala do Srº Adelino, gostava de saber como adjectivava este comportamento????
    - Concluindo, e insistindo, porque ouço tanto falar duma carta que não compreendo. D. Lúcia, levou o seu filho para a escola do Pedro Roma, segundo percebi, onde na minha opinião, ficará felizmente também bem entregue. Não poderá por causa dos regulamentos jogar (a carta só existe até 31 de Dezembro), mas treinará seguramente, e evoluirá por certo como todos queremos. Para a próxima época é inscrito normalmente na associação só com a sua assinatura. Onde está a necessidade da tal carta?

    ResponderEliminar
  44. Marco, com todo o respeito e admiração que tenho por ti e pela tua família, vou dizer que o que mais quero na vida é ver o meu filho feliz... o que não estava a acontecer no SC Pombal nesta época.
    Eu mesmo sabendo que o meu não iria jogar, porque só faltam 6 jogos para o fim do campeonato, mudei-o para que ele pudesse sentir-se bem e para manter e melhorar a sua forma física já que com os seu colega ele só estava a perder qualidades (porque não é ouvir o hino da liga dos campeões que se fazem bons jogadores).
    Quanto à escolha dos treinadores desta época não é bem como tu dizes... até pode ser que não tenhas tido parte na responsabilidade desta situação, mas partiu do Nuno (e sei-o até porque o próprio director disse numa reunião que os treinadores foram escolhidos com a colaboração do Nuno)...
    Não vou falar nem mexer mais nesta assunto, até porque o meu filho não foi o único que saiu do Pombal esta época, nem sequer este foi o único escalão em que os jovens e pais estão descontentes com as coisas que por lá se passam e que saíram do clube, mas o que me transtorna profundamente é que as pessoas estão a fazer do meu filho e de nós pais o bote expiatório, nomeadamente dizendo que somos nós os causadores dos problemas do Sporting (como ontem o seu adjunto fez questão de o dizer ao meu marido)... dizerem coisas que eu não dissemos... afirmarem coisas que não sabem, inclusivamente rotularem-nos de pais sem formação e que não sabemos dar educação aos nossos filhos... e outras coisas que estão cá dentro e um dia pode ser que alguém se sente no banco dos réus para justificarem a difamação que estão a fazer à minha família...
    Isso é perseguição... e não partiu de nós... vim aqui para dar a saber, talvez publicamente, que estamos a ser o alvo a abater, porque enquanto isso acontece as pessoas distraem-se... e outras coisas acontecem...
    Há coisas que magoam... e são imperdoáveis! E os responsáveis por isso só o fazem porque há interesses... o tempo vos dirá... há sempre uma razão para tudo...
    Fiz muitos amigos no Sporting, até hoje tenho mantemos relações de amizades com os treinadores que desde sempre treinaram os meus filhos... de tantos só 2 (Paulo Rolo e Paulo Oliveira) eram professores, mas todos eram profissionais competentes e gente boa e de bem e que deixaram nos miúdos coisas boas que os ajudaram a crescer como jogadores e como pessoas... Massagistas, seccionistas de outras equipas do clube e de outros clubes... pessoal administrativo... pais e jogadores até de outros escalões, Luís Bem Haja e família... são todos pessoas extraordinárias que encontrei, só por isso valeu a pena...
    Ao Sporting desejo o melhor... a ti muitos sucessos e felicidades para a tua equipa e que pessoalmente tudo te corra bem...

    ResponderEliminar
  45. Dª Lucia

    Subscrevo a maior parte das palavras do meu colega Marco Ferreira, em relação ao seu trabalho, agora não posso admitir que coloque o meu nome ao barulho, completamente sem razão.

    Como o meu colega disse, não temos nem tivemos rigorasamente nada a ver com as escolhas dos treinadores, sou um simples treinador dos iniciados A do Pombal, conheci o Luis já no decorrer da época.

    Por isso, Dª Lucia que eu até admirava pelo empenho ao clube, custa - me ver envolvida numa situação destas, e não admito nem a si nem a ninguém que coloquem o meu nome em coisas que eu não tenho nada a ver, e por esse motivo a minha resposta.

    A si e aos seus desejo as maiores felicidades, e mais uma vez lhe digo, não sou Deus, mas não invoque o meu nome em vão.

    Pergunte ao tal director se eu tenho alguma coisa a ver.

    Não envolva mais gente neste assunto, e tente terminar com isto, independentemente de ter razão ou não, porque não é bom nem para si, nem para o seu filho , nem para o clube

    ResponderEliminar
  46. Eu não queria comentar por desconhecer o tema em debate, mas confesso que até gosto do termo "canalhice". É uma palavra simpática... mas eu não sou referência para ninguém, que me deixo muitas vezes seduzir pela sonoridade, e não tanto pelo seu significado.
    De resto, em tribunal talvez optasse por um "Vossa excelência talvez não tenha agido da forma mais polida para com o atleta, nesta situação, permitindo-me caracterizar a sua conduta como desagradável". Mas aqui, penso que não há necessidade de tanto, e o "achincalhamento" de que se queixam, leva a lupa hiperbolizadora que a blogosfera tanto propicía...

    ResponderEliminar
  47. Nuno, se alguém disse que tiveste a ver com as escolhas dos treinadores, foi o director que o fez numa reunião e pais...
    Segundo, se tivesses lido isento de opiniões??? as minhas intervenções terias reparado que tenho por ti muito respeito e admiro o teu trabalho, mas entendia que como treinador estás sujeitos também a criticas... como o fizeste com os pais... não gostaste mas fizeste o mesmo em relação aos pais.
    Lamento se a tua opinião acerca de mim se alterou, porque a minha em relação a ti é a mesma, és um rapaz simpático, com garra, empenhado, bom profissional e de bem... não sou vira casacas conforme o vento sopra, pelo jeito muito ao contrário de ti... não confundo as coisas e como disse nunca pus toda gente no mesmo "saco"... paciência... as pessoas são como são...
    Nos meus comentários nunca te tratei mal... só disse que percebia a tua posição, mas se assim entendes... lamento...

    ResponderEliminar
  48. Sou do tempo em que este senhor Malho já estava na Escola Educacional de Peniche à anos.

    É um trovador da desgraça e mal educado, o país esta assim, desfeito, só uma Nova Ordem vem resolver e colocar a Nação no bom caminho, nesse projecto este Malho deve ser protegido no local certo, Peniche.

    ResponderEliminar
  49. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderEliminar
  50. Pois é, no tempo em que o peso do corpo não me apoquentava, jogar à bola era uma diversão. Apesar de não ser muito dado à coisa - pois preferia o rio, a pesca e a natação - para dar-mos uns pontapés na bola levava-mos, costumeiramente, umas tareias das nossas mães. Porém, mesmo assim, era sempre uma alegria imensa quando, mesmo fugindo e levando tareia, tínhamos oportunidade para umas caneladas uns nos outros e uns pontapés na bola.

    Acompanhando,penso, a Paula Sofia, porventura a maior causa da infelicidade das crianças, da ansiedade e insatisfação dos pais - para além das sempre exigíveis qualidades pessoais e pedagógicas dos formadores - está em querer, antes do tempo, formar miúdos para a competição e profissionalismo na prática do futebol, quando, nas idades em causa, a meu ver, deveria antes, ser reforçado o lado social e lúdico da prática do futebol. Não se ponderando bem esses valores, corre-se o risco de afectar a auto-estima e personalidade das crianças e jovens que crescem num ambiente de pressão e de exigência constantes, com as consequências que todos deveriam saber que existem.

    Quando falei dos tempos de Esparta, não me referia só à agressividade ou provocação do post, mas também, a esta realidade de promover uma mente sã em corpo são, sendo certo que o balanço destas duas realidades facilmente se desequilibra e, para qualquer lado que penda, nunca é bom. Esparta, como sabem, promovia o desenvolvimento do corpo e da agressividade para a guerra, vencia muitas batalhas, mas dificilmente vencia as guerras. De certo modo, como no período da guerra fria era notório, o desporto e o futebol, passaram a ser a emulação das guerras. Ora, todos sabem, que muitos dos atletas de alta competição estavam sujeitos a acções de formação desumanas e, apesar dos triunfos, na vida normal, não foram nem são pessoas bem sucedidas nem felizes. O nosso amor pelos nossos filhos exige-nos que não projectemos neles as nossas vontades, os nossos desejos ou as nossas frustrações. Digo isto como uma interpelação e com o máximo respeito pelos intervenientes e envolvidos. A felicidade e o futuro das crianças são coisas que me questionam e me comovem.

    ResponderEliminar
  51. Tenho acompanhado os comentários feitos por todos a este post estranhíssimo desde a sua origem...chegando a pensar comentar o mesmo por várias vezes...mas por bem achei melhor não o fazer, pois este post intitulado irresponsalvelmente tem muito pouco de verdade, levando-me a interrogar se este espaço não deveria sofrer uma modificação de Farpas para Farsas...

    Dª Lúcia, na esperança da Srª não interpretar mal as minhas palavras (pois não a conheço mas tenho verificado que neste mesmo espaço tem feito confusão com as palavras de outros), peço-lhe respeitosamente que fale melhor com o seu marido...
    É VERDADE QUE MANTIVE UMA CONVERSA COM O SEU MARIDO...SIM!É VERDADE!..MAS EU ACUSEI QUEM?DE QUÊ?BOTE EXPIATÓRIO?CAUSADORES DE PROBLEMAS?..NÃO!É TUDO MENTIRA!PENSO ATÉ, QUE NEM HOUVE UMA ÚNICA DISCÓRDIA DURANTE ESSA MESMA CONVERSA!
    Não acusei... se tivesse intenção já tinha vindo aqui escrever anteriormente, só que preferi aguardar pacientemente por uma oportunidade que me permitisse falar com o seu marido pessoalmente...que julgo sempre ter respeitado!
    AGORA, EU NÃO ACUSEI NINGUÉM E PENSO QUE A Srª DEVIA DE O ESCLARECER NESTE MESMO ESPAÇO, POIS FOI NO PRESENTE QUE ME ACUSOU INJUSTAMENTE E PODERÁ TER DEIXADO OUTROS A JULGAR QUE OS ACUSEI DA MESMA FORMA!..( se precisar de algum esclarecimento prévio o seu marido sabe como me contactar...)
    Até lá, as maiores felicidades para toda a familia!

    ResponderEliminar
  52. Sou do tempo em que as mulheres estavam em casa a passar a ferro.

    Era ver os homens a caminhar pelo Cardal em direcção ao emprego e elas, as mulheres, a ficarem á porta á espera da padeira Irma, e da leiteira Biatriz, que saudade de ver os nossos governantes locais a tomar café no Nicola sem serem importunados, era um tempo em que o povo sabia estar.

    Onde se confessam homens as mulheres calam-se.

    ResponderEliminar
  53. Aproveitei para fazer um exercíco com a expressão "Eu sou do tempo". E realmente fiquei assustada, porque o mais certo é daqui a uns anos eu estar a dizer que sou do tempo em que se comete crimes à descarada, em que as noções prícipio e valor são bastante questionáveis, em que se vive em função dos interesses próprios e se esquece dos interesses comuns, em que temos dificuldade em escolher qual é o mais "sacana", em que a imagem que se mostra à sociedade é tudo, em que há uma tentativa de moldar as pessoas, em que somos censurados por tudo e por nada, em que não temos um rumo definido, em que só se fala de crise e se usa linguagem calão para adjectivar os governantes, em que os preconceitos são uma realidade, em que as polémicas sobre assuntos superficiais permitem camuflar muito do que poderia ser discutido, em que há um clima de medo, em que nos deixam falar desde que não passemos à prática, em que estamos entre a salvação e o abismo.
    Só espero que quando eu disser isto, daqui a muitos anos, não perguntem o que são princípios e valores, interesses comuns, sociedade.

    ResponderEliminar
  54. Ao Sr. Carlos Pimenta só quero lhe dizer que... eu não falei em qualquer discussão ou acusação... disse que tinha utilizado o termo "arranjar problemas ao Pombal"... sei que o meu marido lhe disse o que se passava e ambos não entraram em qualquer conflito... porque não é isso que fazemos, mas era só para indicar como as pessoas estão a encarar como problema o que simplesmente não é um problema... se foi um problema para nós, já está resolvido... se está a ser ao Sporting não sei porque??? e não entendo como as pessoas estão a falar e a fazer disso um bicho de 7 cabeças... apenas foi mais um que saiu no meio de tantos...
    Como já disse aqui inúmeras vezes, não tenho e não quero ter nenhum problema com o Sporting... tenho as pessoas que lá trabalham e se dedicam ao clube em alta estima, claro que com as devidas excepções bem assinaladas... bom trabalho para si e sucessos para a sua equipa de juniores onde estão jovens que jogaram com o meu filho mais velho e por isso conheço-os, são miúdos de grande valor... bem haja.

    Ao Sr. do Nobre Povo só tenho a dizer que o senhor deve ser do tempo dos cobardes e que por cobardia até utiliza este nome... para não dar a cara... e como mulher só posso lhe dizer o quanto é ridículo vir com essa atitude machista ... sou mãe acima de tudo e qualquer Mãe com M grande defende os seus filhos e procura a sua felicidade.

    ResponderEliminar
  55. Para quem interessar, vou deixar de vir a este blog porque a maioria dos intervinientes até me conhecem pessoalmente, e se quizerem tirar dúvidas e ter uma conversa cara-a-cara estou sempre disponível. Aliás, até nem é o meu feitio andar a escrever em blogs onde toda gente mete a colher sabendo ou não do que se trata, porque valorizo as pessoas e porque parece que as minhas palavras até são mal interpretadas e distorcidas (propositadamente ou não)... pessoalmente a coisa é diferente: olha-se olhos nos olhos... vê-se e esclarece-se muita coisa... não se deixam dúvidas no ar do que se pretende dizer...
    As pessoas que realmente interessam e queiram falar disso sabem quem eu sou, onde podem me encontrar e facilmente arranjam o meu contacto para ligar... muito simples...

    ResponderEliminar
  56. Isso é o que "eles" querem, cara Lúcia! Não vá, que é cá bem recebida!

    ResponderEliminar
  57. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderEliminar
  58. Oh Lúcia agora (eu sei que é casada e mãe de filhos) que nos aguçou apetite com as suas intervenções...vai-se embora? Encarecidamente lhe peço: Não faça isso. Isto nos blogues o que custa mais são os primeiros embates. Depois, é só manter em ponto morto e acompanhar o perfil da onda, puxando, uma vezes pela empatia, outras vezes pela resiliência. Como no amor e na canção: “Tudo passará” (Nelson Ned)
    http://www.youtube.com/watch?v=3gMtuG3n0Ps

    P.S.: O Nobre Povo usou da mais profunda ironia. Disse, precisamente o contrário do que escreveu. Não viu, que a mim homem de igreja,de crisma, de comunhão solene, e de missa semanal, me chamou de esquerdista? Se ele me desmentir, no próximo sábado, se o Rodrigues Marques mandar o convite, vou aí ao Baile. E, por si e por mim, vou-lhe às “fuças”. Que me diz? Chegará para reparar a sua honra?

    ResponderEliminar
  59. Andava eu a passear os meus olhos pelos textos redigidos neste post com um nome muito pouco polido parece-me, quando vi as palavras da Senhora Lúcia no seu último comentário que me parecem muito esclarecidas, pelo menos por estas bandas.....

    Queira a Senhora receber os sinceros cumprimentos de um leitor do Farpas por mais uma aula de civilidade que por vezes aqui falta.

    ResponderEliminar

O comentário que vai submeter será moderado (rejeitado ou aceite na integra), tão breve quanto possível, por um dos administradores.
Se o comentário não abordar a temática do post ou o fizer de forma injuriosa ou difamatória não será publicado. Neste caso, aconselhamo-lo a corrigir o conteúdo ou a linguagem.
Bons comentários.