10 de fevereiro de 2010

O queijo suíço já cheira mal

O Correio de Pombal, na sua última edição, deu conta que o parque subterrâneo da Praça Marquês de Pombal está “às moscas”. Segundo a notícia do jornal, foram gastos cerca de um milhão de euros num parque com 68 lugares: 14706 euros por lugar. Mas, ou muito me engano, ou este valor peca por defeito pois na proposta de orçamento municipal para o ano de 2003 estavam previstos mais de 5 milhões de euros para dois parques subterrâneos.

A Câmara Municipal de Pombal estuda agora formas de aliciar os automobilistas a usar essa infra-estrutura. Para além de querer reaver o montante investido, está convencida que, se conseguir encher o buraco de carros, a reabilitação do centro histórico será uma realidade. Mas ainda alguém acredita neste tipo de argumentos?


O senhor engenheiro Narciso Mota, tão avesso às questões de planeamento e aos estudos de viabilidade económica, esbanjou o nosso dinheiro de forma displicente. Se tais estudos tivessem sido efectuados, ou se, pelo menos, tivesse dado ouvidos ao contraditório (ver, também, aqui), o executivo camarário teria ganho uma oportunidade de poupar uns milhões que tanta falta fazem para resolver as questões realmente importantes.


Não, não vou voltar a falar no saneamento básico; já tenho vergonha…

13 comentários:

  1. Nunca usufruí do Parque subterrâneo, e jamais o vou fazer apenas para dar uso a um investimento mal calculado por parte da Câmara Municipal. Estou inteiramente de acordo com o nosso camarada Adérito Araújo, e veja-se que o seu artigo remonta a 2002. Bem, só podemos concluir que não foi por falta de aviso que o projecto avançou.
    É verdade que as pessoas estão cada vez mais rendidas ao comodismo do automóvel, e há uma tendência crescente a querer estacionar mesmo à porta do lugar para onde se dirigem. Mas Pombal é uma cidade pequena, e não custa nada andar um bocadinho. E não é mesmo um, ou dois, ou quantos parques de estacionamento quiserem ter no centro histórico que vão levar à sua reabilitação.
    Voltando atrás, julgo que as empresas de sucesso não funcionam por "feeling"! É trabalhoso fazer estudos, e há sempre a possibilidade de estes inviabilizarem projectos, mas é para isso mesmo que eles servem, para nos dar garantias mínimas. Um método quase sempre utilizado, mas que pelos vistos o nosso presidente tentou descredibilizar.
    Milhões tratados como se estivéssemos a falar de cêntimos e não tivéssemos outras necessidades!

    ResponderEliminar
  2. O Sr. Presidente da Câmara não é assim tão avesso a estudos e planeamento estratégico. Abandonado em alguma das suas gavetas, deverá repousar um estudo chamado "Plano Estratégico da Cidade de Pombal". O problema está em esperar pela oportunidade certa para executar. A falta de paciência fá-lo optar pela intuição, pelo "feeling", com os resultados que já conhecemos. A diligência e a honestidade são importantes mas não fazem das pessoas honestas e diligentes políticos competentes. É preciso mais qualquer coisinha, como no "Danoninho".
    Saudações.

    ResponderEliminar
  3. Para além de tudo, o parque é muito desagradável. Cheio de colunas que dificultam as manobras, com um acesso surreal e patético... um parque ainda mais feio e desagradável que os outros. De facto, não vejo como se poderia ter feito pior. E há ainda outras questões já aqui levantadas, sobre supostos achados aquando das escavações. Sobre esses, não me vou pronunciar, porque não conheço pormenores nem sei da autenticidade da coisa. Mas estou curioso por quem possa (e queira) esclarecer um pouco mais!

    ResponderEliminar
  4. Amigo e camarada Adérito Araújo e Amiga e camarada JA, boa noite.
    Aqui é que reside a diferença.
    Planear o futuro e o futuro está mesmo aí.
    Perguntem aos comerciantes da zona e, depois, tirem conclusões fundamentadas.
    Falar, por falar é dizer nada.
    Abraços.
    Adérito falares de saneamento com vergonha é o mesmo que reconheceres ou não quereres reconhecer o que se está a fazer por todo o concelho em termos de execução de saneamento.
    Valha-me Deus. Vem cá ver.

    ResponderEliminar
  5. Boa noite.


    Em 2003 durante uma visita aos USA de um casal(nao politico) amigo Pombalense (ele veio a um seminario sobre medicina) passou por minha casa durante 10 dias passeamos e falamos muito sobre Pombal e entre outras coisas dizia... Ernesto o Narciso trabalha com uns vereadores jovens sem experiencia faz o que quer deles!!!!.(eu Ernesto ate admiro os jovens...sao o nosso futuro).

    Aquilo "Camara" parece uma Feira de Vaidades.

    Gasta-se dinheiro a rodos sem rei nem roque, ele referia-se aos tempos dos monumentos , estatuas, vinhas etc.(Nao falou dos tais subsidios que trazem milhares de votos).

    Meu Caro Aderito Araujo nao e so o (Elefante Branco) da Praca Marques de Pombal,foi tambem estes (sem rei nem roque) gastos de dinheiro por parte da Administracao da Camara que nos privou de termos hoje um Concelho melhor com melhores estradas,caminhos, pontes e... o tal Saneamento basico de que fala ja estaria talvez completo.
    Sabe que na Freguesia de Almagreira "NAO TEM UMA ALDEIA COM O TAL SANEAMENTO BASICO" a funcionar?!.

    Com o devido respeito pelo nosso amigo e companheiro Eng. Rodrigues Marques, nao venha (ca ver) que cora de vergonha!!!.


    Amigo do e-mail ja te respondi e vou explicar aos companheiros do blog. O escandalo na verdade esta no "escanda-lo" nao sei como consigo dar tantos erros ja tenho idade para escrever melhor.

    Do "Buraco Hobama" aqui nos USA os criticos dele escrevem "Deep hole Hobama" em homenagem ao H de Hussein seu "middle name" que como sabemos e um nome muculmano!. Este Presidente Obama so olha pro umbigo dele e sabe gastar grandes fortunas sem qualquer proveito para a economia dos USA.

    Em termos comparativos e bem pior que o Presidente Narciso hehehehe.

    ResponderEliminar
  6. Caro Rodrigues Marques,

    Vocês estão no poder há quase 20 anos e agora é que me diz para ir ver o que andam a fazer pelo sanemento básico? Esse problema, precisamente por ser básico, foi resolvido em todo o mundo civilizado (onde incluo muitos concelhos deste país) durante o século XX. E nós só não o resolvemos ainda porque o engenheiro não pode por uma placa com o nome dele nos canos.

    Eu falei no saneamento mas podia ter falado na educação. Pombal, segundo o censos de 2001 (como sabe), tem uma taxa de analfabetismo de 16%. É escandaloso! Muito acima da média nacional (10%) que, também ela, nos envergonha.

    Já agora: não me peça para ir ver o que andam a fazer! Eu, infelizmente, sei muito bem o que estão a fazer e é isso que me preocupa.

    Um abraço,
    Adérito

    ResponderEliminar
  7. Rodrigues Marques, veja o que andam a fazer no viaduto da Ribeira de S. José, no entroncamento da estrada N 1-6 com a N 350. Aquilo é uma barragem armadilhada. Substituir uma ponte estreita, mas com um arco talvez de 2x2 metros ou mais de vão, por manilhas de 0,8 ou 1 metro (do carro não dá para avaliar), mesmo que sejam três ou quatro não escoam a mesma água do rio e entopem-se com muito mais facilidade. Como o comprimento do encanamento sobe de 4,5 m para pelo menos 9 m, quando os ramos e os lodos o entupirem o seu desentupimento vai ficar caríssimo. Pergunto: Não era mais racional prolongar-se o arco da ponte cerca de 2 m para cada lado? Garanto que não sou engenheiro (que susto) estou a deixar falar apenas o meu bom-senso.
    Um abraço.
    Saudações.

    ResponderEliminar
  8. Voltando ao parque em si, quem tiver um automóvel com tamanho maior, que não seja um utilitário, tem imensa dificuldade em utilizar o parque.

    É caso para dizer que não ganha para embraiagem e caixa, e pagar ainda por cima...

    Caso contrário teria outros índices de utilização

    ResponderEliminar
  9. Boa noite.
    Na verdade o Parque de estacionamento deixa muito a desejar,acessos perigosos estreitos,sem passeio para algum peao que passe, curva de entrada horrivel e perigosa devia ser proibida. Aquela entrada,muitos ja deixaram la tinta nas esquinas,a prova esta a vista de todos! dentro do parque muitas colunas que dificultam a manobra a qualquer carro,os espacos para estacionar tenho serias duvidas que estejam com as medidas requeridas por lei o meu carro ficou dentro da faixa reservada cerca de 1 metro que serve de passagem aos peoes,pensei para comigo nunca mais aqui estaciono pois o risco e grande de mais para ter um pequeno acidente.

    Mesmo assim prefiro o parque do shopping que tambem nao e grande coisa diga-se de passagem.

    Acho que o parque da Praca do Marques serviria para os carrinhos electricos do Bodo o "John Green Village" e que nao teve olhinhos nao compreendo como lhe escapou!.
    Cumprimentos
    EA

    ResponderEliminar
  10. Ou para uns concertos, já que em Leiria a coisa não correu bem...

    ResponderEliminar
  11. Caro Eng. Rodrigues Marques, como bem informado que está, e com as suas fundamentações sempre tão rigorosas, decerto não hesitará em esclarecer-me acerca da contribuição que o referido parque tem dado para o desenvolvimento do comércio local. Talvez com uns concertos, como sugere o camarada Gabriel, fosse um chamativo muito interessante!
    Falo por mim, não é um parque de estacionamento que me atrai ao centro histórico da cidade, nem a lugar nenhum deste planeta.

    ResponderEliminar
  12. E são realmente credíveis os estudos de viabilidade económica que possam ser realizados? Ou serão facilmente adulterados em função dos interesses?

    ResponderEliminar
  13. Aí, depende da ordinarice (ou falta dela) de quem os encomende/patrocine. Contra isso, não há vacina!

    ResponderEliminar

O comentário que vai submeter será moderado (rejeitado ou aceite na integra), tão breve quanto possível, por um dos administradores.
Se o comentário não abordar a temática do post ou o fizer de forma injuriosa ou difamatória não será publicado. Neste caso, aconselhamo-lo a corrigir o conteúdo ou a linguagem.
Bons comentários.