4 de dezembro de 2011

Políticos do “Virgem do Sameiro”

Depois do naufrágio do barco de pesca Virgem do Sameiro, os pescadores passaram cerca de 3 dias numa balsa de salvamento até serem encontrados e levados para casa, em Caxinas.

Enquanto três deles desciam do autocarro que os transportou a Caxinas, o Presidente da Câmara Municipal de Vila do Conde, Mário de Almeida, mostrava-se em pé sobre o estribo da porta do autocarro. Estas foram as imagens que passaram nas televisões. Não gostei…

Nos momentos difíceis os políticos aparecem para beneficiarem da compaixão e nos momentos felizes aparecem para beneficiarem do êxito. Mário de Almeida e outros dinossauros da política sabem como se manter décadas no poder…

A figura do autarca Mátio de Almeida, com quase 40 anos de poder, fez-me lembrar outros “dinossauros” da política local que se viciaram na “droga do poder”, a qual não sabem ou não conseguem abandonar. Em qualquer obra ou iniciativa empresarial, públicas ou privadas, e em qualquer evento social querem ter sempre o poder de uma qualquer decisão e estarem sempre no centro das tenções.

É por isto que a reforma do poder autárquico tarda em avançar. Tarda em sair da fossilização do caciquismo e do clientelismo…

Em contrapartida, seria bom que as máquinas partidárias e os eleitores soubessem renovar e escolher os políticos que conseguem tomar as decisões mais difíceis e mais sóbrias, os políticos que sabem organizar a autarquia ou o governo de forma a gastarem menos impostos, ou seja, os mais competentes, mesmo que menos simpáticos…

5 comentários:

  1. Boa tarde
    Trata-se de uma situação de igualdade de oportunidades que todos os dinossauros sabem aproveitar

    ResponderEliminar
  2. Todos os povos têm os governos que merecem e todos os municípios têm os Presidentes que elegem, o que vem a dar no mesmo. Os bem comportados eleitores das mesmas nódoas esperam, em alguma ocasião, serem favorecidos...

    ResponderEliminar
  3. Olá!
    Quero saber quem eles são! tenho que subir mais alto para mostrar que fui eu que fiz o milagre!
    Cá por mim já nem sei se o camarada JGF andou ou não na política!
    Ficou surpreendido pelo pé no estribo?
    Sabe que não vale a pena ficar aborrecido camarada, porque, a política é um ninho de víboras e o número um impede que outras apareçam.

    ResponderEliminar
  4. Sr. Grilo, pela primeira vez neste Blog, concordo literalmente consigo. Então em Pombal dentro de algumas sedes as víboras já só andam a ver quando é que a Jibóia velha parte para outras paragens para mostrarem os dentes.

    ResponderEliminar
  5. Será mesmo assim "a Jibóia velha parte para outras paragens"?

    Atenção que a Lei nº 46 /2005 de 29 de Agosto, que estabelece limites à renovação sucessiva de mandatos dos presidentes dos órgãos executivos das autarquias locais, apenas diz isto no seu artigo 1.º:

    "O presidente de câmara municipal e o presidente de junta de freguesia, depois de concluídos os mandatos referidos no número anterior, não podem assumir aquelas funções durante o quadriénio imediatamente subsequente ao último mandato consecutivo permitido."

    A lei apenas veda o exercício das funções de Presidente da Câmara. Não outras, v.g. vereador.

    ResponderEliminar

O comentário que vai submeter será moderado (rejeitado ou aceite na integra), tão breve quanto possível, por um dos administradores.
Se o comentário não abordar a temática do post ou o fizer de forma injuriosa ou difamatória não será publicado. Neste caso, aconselhamo-lo a corrigir o conteúdo ou a linguagem.
Bons comentários.