6 de março de 2012

Assembleia Municipal

Sempre a mesma feira da ladra. Está aqui tudo.
Mesmo assim vale a pena perguntar:
- Quem foram os burocratas que elaboraram o regulamento?
- Narciso Mota aprovou o regulamento?
Mais palavras para quê! É o que temos.

57 comentários:

  1. Amigo e companheiro Adelino Malho, boa noite.
    A táctica dos socialistas na Assembleia Municipal é a de enervarem o Presidente Narciso Mota, à falta de argumentos.
    Já assim era quando tu lá tinhas assento.
    Foi o que o João Coelho conseguiu, depois de várias tentativas.
    Não se faz!
    É de uma desonestidade política a toda a prova.
    E tanto é que o João Coelho não de aguentou com a falácia que, desta vez, inventou e abandonou a reunião.
    O Presidente da Assembleia, José Grilo, esteve à altura das suas funções.
    E repara que nenhum Deputado da Bancada Socialista saltou em defesa do João Coelho, porque quanto mais o tentassem defender, mais se enterravam todos.
    Porca miséria, como diria Bordalo Pinheiro.
    Os direitos e os deveres de cidadania, mesmo num fórum como a Assembleia Municipal, têm regras que todos devemos cumprir, muito para além do Regimento.
    O bom senso, ou a sua ausência, fazem toda a diferença.
    Abraço.

    ResponderEliminar
  2. Eng. Rodrigues Marques

    Ninguém, mas ninguém mesmo pode ser acusado de falta de educação por parte do Sr. Presidente da Câmara ainda por cima por um aparte. O que o João Coelho fez, depois de várias vezes ter levado com bocas menos próprias, foi o que qualquer pessoa que não dependa de tácticas ou de estratégias menos claras, faria. Mas ao Presidente da Câmara perdoa-se sempre o ataque "ad hominem", fruto do seu "coração ao pé da boca". Haja paciência para tanta parcialidade!

    Não levante, pela enésima vez, cortinas de fumo. Ou tenho que relembrar os seus constantes apartes na Assembleia Municipal ao arrepio do regimento? Nem táctica, nem estratégia, Engenheiro. Simples constatação de factos.

    Indo ao essencial e acrescendo às palavras do Adelino Malho, já escrevi o que penso do regulamento. Se ainda bem que agora há um, não há uma política cultural nem vai haver. E mais, a intervenção do Presidente da Câmara demonstra bem o perfeito absurdo de como eram entregues os subsídios, estando ele atento às "necessidades e anseios" de quem os pedia. Porca miséria é não se questionar isso. Isso, entre outras coisas.

    É a Assembleia, sim, é um fórum onde não só há o direito mas o dever de questionar mas que, estrategicamente opta por abdicar do seu papel fiscalizador, com honrosas excepções.

    Abraço (sem apartes)

    ResponderEliminar
  3. Li que o PC (Presidente da Câmara) terá dito que não irá ler o regulamento aprovado pela AM (Assembleia Municipal) e que o executivo camarário vai «dar os subsídios que entender que deve dar», a quem entender.
    Está tudo dito: Ele tem o poder legislativo e o executivo e também quer ter o judicial. Ele é que define o conteúdo dos instrumentos legislativos e a forma de funcionamento das instituições do poder autárquico. Ele, PC, não aceita regras que não sejam as dele nem a fiscalização democrática. Está acima da lei…
    Por outro lado, diz Rodrigues Marques, que o PC se pode enervar, que pode elevar o tom da voz, perder a compostura e dizer o que entender, porque os outros serão sempre culpados. Cada um já não responde pelos seus actos. Ou seja, dizes que ele é “irresponsável”.
    Haja bom senso, Rodrigues Marques… Muda de argumentação, porque essa já está gasta e não contribui para o “prestígio dos políticos” e para a “dignificação da actividade política”…

    ResponderEliminar
  4. Bom dia!
    Tanta confusão para nada! O João Coelho fez o que qualquer filho de boa gente faria! Quem não se sente não é filho de boa gente e ele é filho de boa gente, se eu estivesse lá solidarizava-me com ele!
    Afinal uma AM. serve para quê? para fiscalizar ou para passeio de vaidades?

    Que eu saiba os plenários municipais são para fiscalizar a actividade do executivo, logo, quem está ali para ser julgado é o Sr. presidente da CM e não o deputado João Coelho, pelo que li o Sr. presidente da CM julgou e não têm esse direito.

    Sr. Marques o camarada José Fernandes há poucos dias falou em arrastadeira política, começa a ter sentido esta frase, não defenda aquilo que é indefensável sob pena de começar a cair em desgraça

    ResponderEliminar
  5. Bom dia!
    As palavras do Sr, Presidente da CM., relativamente ao regulamento, pelo que li neste post, são uma provocação a qualquer entidade fiscalizadora.
    O regulamento é melhor que nada mas, sendo omisso em muitas coisas, é propício ao subsídio da modalidade olímpica de sueca, é uma boa aposta,Pombal pode vir a ser campeão olímpico de sueca e têm muita juventude a preparara-se para as olimpíadas da sueca. Esta juventude, enquanto pratica esta modalidade desportiva, está ocupada e não pensa no tinto nem no cemitério, sim porque a morte está certa e o que está certo ninguém nos rouba.

    ResponderEliminar
  6. tudo tão normal, tudo tão igual neste Pombal Ocidental. O Alberto João Pombalense insulta tudo e todos e os restantes autarcas tem de andar com o rabo entre as pernas... Mas ainda há políticos que defendam esta maneira de estar na vida? Este PSD de Pombal cada vez me desilude mais. Até quando vou ter vergonha de ser do PSD aqui no meu Concelho? Não há ninguém no Partido que pretenda acabar de vez com este défice Democrático, défice de cidadania, défice de Urbanidade? Que porca miséria.

    ResponderEliminar
  7. Caro Eng.º Rodrigues Marques,
    "O Presidente da Assembleia, José Grilo, esteve à altura das suas funções." - Não me faça rir! :)

    "E repara que nenhum Deputado da Bancada Socialista saltou em defesa do João Coelho" - :) Não me faça rir, novamente. Parece que conhece o PS só desde ontem...

    ResponderEliminar
  8. Quanto ao essencial do "facto politico", eu tenho a dizer que aquilo que Pombal verdadeiramente necessita não é de regulamento, porque esse (como o próprio PSD acabou por assumir, nas próprias palavras do Presidente da CMP) "contorna-se". É só meter lá mais um papel, não é? O que faz falta, verdadeiramente, é critério. E esse resulta da inteligência, da sensibilidade e do conhecimento do terreno. Do terreno cultural, particularmente. E esse, apesar de aludido vezes sem conta, não existe. Essa é que é a dura realidade! A cultura em Pombal não tem ninguém culturalmente evoluído a olhar por ela!

    ResponderEliminar
  9. Outro aspecto: o mínimo que os demais do PS que lá estavam tinham a fazer, era levantarem-se e acompanharem o João Coelho. Mas enfim... com este PS da treta, o PSD pode continuar a fazer destas indecências (sim, a ameaça velada de processo feita de forma "institucional" é uma pouca vergonha sem nome, engenheiro... no nosso tempo, é muito abaixo das supostas vadiagens com que apelidou o camarada Guevara). No meio dos fracos (e este PS é mais que fraco... é patético), qualquer zarolho (e estou a ser brando no termo "zarolho") é rei.

    ResponderEliminar
  10. Caro amigo Roque
    Na preciação sobre alguns dislates do PC (Presidente da Câmara), não se pode confundir o fulano com o PSD. Os autores de actos descrontolados "passam" e o PSD "continua".
    Eu tenho orgulho em pertencer ao PSD local...

    ResponderEliminar
  11. Tantos comentadeiros a opinarem sem terem estado na assembleia. Quando se põe o presidente em tribunal pelas suas declarações ficam todos satisfeitos, mas quando é ele a sentir-se ofendido ficam logo ressabiados. O Coelho teve um deslize de linguagem e agora pode ter de arcar com as consequências. Tal como a táctica é diferente da estratégia, também a responsabilidade é diferente da conivência. Quanto ao regulamento, esperem um aninho e perguntem às associações o que mudou para melhor e para pior.

    ResponderEliminar
  12. Boa tarde!
    Temos mais um comentadeiro "unknown"!
    Caro Unknown: Eu não estive na AM e não precisei de lá estar para saber o que lá se passou! Para sabermos o que lá se passou basta ler este post, o Jornal local que publicou a pouca vergonha, ouvir a chacota nos cafés sobre este tema da AM e até alguns comentários aqui publicados, por quem lá esteve. Não venha para aqui tapar os olhos com uma peneira aos outros quando afinal o Sr(a) é que está cego, servindo de arrastadeira política, continue a fomentar a sueca e esqueça a juventude e vai ver o que lhes acontece.

    Não venha para aqui defender a sua dama, cegamente, chamando comentadeiros aos outros.

    Ameaçar o João Coelho com um processo é uma tolice como tantas outras que foram proferidas nesta AM., ainda, a dita AM., têm um papel fiscalizador logo quem está para ser julgado é o executivo municipal e não o Sr. deputado João Coelho, este sim, têm por obrigação criticar e julgar, foi para isso que foi eleito.

    Ser crítico não significa ser anti PSD.

    Gabriel estou de acordo consigo nada melhor que presidente da AM do regime e virgem nestas andanças.

    ResponderEliminar
  13. Ó Tarantola, deve estar equivocada. Para saber o que lá se passou basta ler este post(que não diz nada a não ser o link para uma noticia que descreve tudo menos o que o Coelho chamou ao Narciso), ou o jornal local (que só sai amanhã, mas pelos vistos já o deve ter lido) ou as conversas de café (excelentes locais de boa informação) e os comentários aqui publicados (que curiosamente apenas dois são de quem lá esteve e, pasme-se, nenhum é do seu agrado). Continue a fazer a sua política nos cafés e vir aqui comentar aquilo que lhe dizem. Mas lembre-se que é preciso às vezes assistir para se ter a realidade concreta e não fazer filmes baseado em suposições.

    ResponderEliminar
  14. Ouvi a gravação da reunião da Assembleia Municipal onde ocorreram os insultos.
    Estava Narciso a Mota a dizer (a propósito de uma intervenção de alguém que havia falado de um roubo na Câmara), “houve um roubo, esse roubo está seguir os trâmites judicias normais”..., quando se ouve uma voz de alguém, que me contaram ser de João Coelho, cujo conteúdo não é audível mas que terá sido (a propósito do roubo), a dizer “de que o Sr. é conivente”…
    Grita Rodrigues Marques, grita José Grilo e diz Narciso Mota: “é má-educação, má formação e mau espirito”…, “não presta para a política, tem que ir embora”…
    Mais à frente, Narciso Mota, volta ao ataque dizendo: “olhe Sr. deputado, tem muito a aprender, tem que crescer, tem que aprender com o seu pai e com a sua mãezinha, porque quando a gente diz”…
    Narciso Mota também falou de “honestidade” e subsídios para “festivais de folclore”.
    João Coelho esteve mal, porque disse que Narciso Mota era “conivente” com o roubo, num “à parte” fora da sua intervenção e sem possibilidade de contextualizar tal afirmação. Talvez quisesse dizer “responsável político” ou responsável à moda islandesa. Apesar de estar a ser insultado, esteve também mal, porque abandonou a reunião e, temporariamente, o cargo para que foi mandatado por sufrágio eleitoral.
    Narciso Mota esteve ainda muito pior, porque insultou e humilhou um deputado municipal. Perante os exageros de quem tem o poder e dever de fiscalizar a acção do executivo, Narciso Mota entende que pode ofender a dignidade das pessoas.
    Quando é que alguém irá dizer a Narciso Mota para não responder a provocações e dar o melhor exemplo (e não o pior) de todos os políticos presentes?
    Da mesma formam como entende que pode dizer tudo o que lhe apetecer e ser o mais agressivo de todos, também entende que pode gastar o dinheiro dos contribuintes em subsídios para as Associações que entender.
    Quando é que alguém lhe irá dizer que muitos cidadãos já faliram, já perderam a casa e já destruíram a família e a dignidade a pagar os impostos que depois são dados em subsídios para “festivais de folclore”? Quanta miséria passam estes miseráveis e quantos já fugiram do país que os rouba com o esbanjamento dos seus impostos?
    Haja “honestidade e verdade” e “espirito prático e não teórico”.

    ResponderEliminar
  15. O Sr João Coelho é uma falácia política do tipo circense.
    Tipo assenhorado que se julga dono de toda a verdade e único ser vidente deste mundo.
    Aprecia criticar, mas não aguenta a crítica.
    Gosta de falar e pouco de ouvir.
    Dá-se a umas palhaçadas como esta e estas que periodicamente usam o salão nobre como palco. Ao que parece sem pagamento de bilhete e com pouca afluência, assistência, o que mostra bem o nível de cultura do reino e dos reinantes.
    A sugestão que deixo é : gravem em vídeo!!
    Seria espectacular; eu por mim compraria, a video-cassete com o best-off das sessões!!

    ResponderEliminar
  16. Bonjour!
    AsRicardas: subscrevo, trata.se de um plenário à imagem e semelhança de Narciso.
    O salão nobre é bonito, podiam aproveitá-lo melhor para outras coisa!

    ResponderEliminar
  17. O que é que quer dizer "responsabilidade política"? Parece-me um eufemismo para designar coisa nenhuma...
    Quanto aos excessos de linguagem, há alguns que permitem discussão e troca de argumentos, e outros que não permitem. A questão da conivência é argumentável: poder-se-ia falar de conivência por inacção, poder-se-ía contrapor que nem todos os passos de uma casa tão grande são directamente verificáveis pelo presidente, etc... é um assunto discutível. Quando se chama a mãesinha e o paisinho, não há discussão possivel. E concordo com o João Alvim: os "apartes" são comuns do outro lado (do PSD). Só que são protegidos por uma mesa inenarrável na sua acção (nem os tempos controla com seriedade, quanto mais...) e por uma esmagadora maioría. E mais ainda: por uma noção pérfida de que "essa maioria legitima quase tudo", porque "o povo assim ditou". Ora, isso é muito feio!

    ResponderEliminar
  18. Tudo tão verdade, José Gomes Fernandes.
    Responsabilidade política deve ser mandar instalar nos computadores da Câmara uma aplicação para impedir o acesso ao Farpas ;)

    ResponderEliminar
  19. Bom dia
    Cá temos mais um post que está a dar que falar e escrever.
    Narciso Mota é criminoso! Vamos aproveitar este momento para sermos ouvidos e meter mais alguma lenha para a fogueira.
    Não meus senhores, Narciso Mota sente-se e “quem não se sente não é filho de boa gente”.
    Quanto ao que se passou na A.M. só poderá falar quem lá esteve. Eu como não estive lá e como não ouvi a gravação oficial, (como pode o Gomes Fernandes ouvi-la ? se calhar ouviu alguma onde estava gravado o que lhe convém), vou limitar-me a comentar o que geralmente se lá passa.
    Os Srs. do P.S., desde principio, optaram pela estratégia de dizer mal ou criticar todos os assuntos das Ordem de Trabalhos. Nunca apresentaram qualquer proposta construtiva e que tenha por onde se pegue. Não. Dizem mal, insultam e limitam-se a seguir as indicações do mestre, o qual se mostra muito irritado quando os seus discípulos não tomaram atenção à prévia lição dada. Porque não seguem o exemplo e comportamento do camarada Armindo Carolino? Não Convém. É que com tal comportamento, não poderão promover a peixeirada que por vezes lá fazem. Assim nunca mais vão a lado nenhum. Que pena…
    Quanto ao Sr. João Coelho, coitado, quer evidenciar-se mas nunca consegue. É daqueles políticos de forma. Terá que aprender muito e porque não com o papá e a mamã que são pessoas dignas e que lhe poderão ensinar O QUE É A VIDA. Tomaria eu e muitos de nós que os nossos ainda nos pudessem ensinar pois teríamos sempre muito para aprender.
    Agora terá que se defender daquilo que disse. Se disse que Narciso Mota é conivente com o roubo, terá que responder por isso, pois para o provar temos os tribunais e julgo que o processo em questão ainda decorre e, no final, ainda alguns tiros poderão sair pela culatra a alguns que agora se intitulam defensores da verdade.
    Acho que o presidente da A.M. terá que tomar medidas em relação a este assunto e a todos os outros onde se verifique insultos entre os elementos que compõem a A.M. e deverá, caso seja real o insulto, enviar aos tribunais competentes, conforme o regimento prevê.
    Quantos aos comentadores ou comentadeiros (alguns são) se alguma vez colaboraram com alguma Associação, vejam se a mesma nunca foi apoiada pelo Município e se o foi, dessa vez bateram nas costas de Narciso ou Carolino ou Guilherme, pois todos eles ajudaram quem de livre vontade “dá o coiro” por tais instituições.

    Gomes Fernandes diz-me como conseguiste ouvir a gravação. Eu também a quero ouvir.
    Politicamente foste um ídolo para muitos jovens mas ultimamente andas muito exaltado. Modera-te. Então agora o Roque já é “amigo Roque”? Engraçado. Há meia dúzia de anos era “persona não grata…” Como as coisas mudam …

    ResponderEliminar
  20. É bem verdade Francisca. Perdão, Francisco ;)

    ResponderEliminar
  21. Que palermices... recomendo um dicionário, Francisco. E um aparelho auditivo. Politicos de forma, conheço muitos, mas em particular na bancada laranja. Gente sem emprego, sabe? Sem outro que não o do servilismo politico.
    Quanto ao achar normal que a malta da Assembleia Municipal (falamos de uma instituição, apesar de a sua dignidade, no caso concreto, andar pelas ruas da amargura), o que lhe posso recomendar é uma visita a um qualquer país evoluído. Mas cuidado, não vá à Síria, ou à Coreia do Norte, ou aos tempos da outra senhora aqui no nosso Portugal. Ou aos tempos desta senhora, em certos locais mais atrasados...

    ResponderEliminar
  22. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderEliminar
  23. Ao Sr. G.O. - Sem comentários. Demonstra ser uma pessoa muito culta (?). Recomendo-lhe candidatar-se. É isso. Teria um voto. O seu!!

    ResponderEliminar
  24. Santa Maria Madre de Jesus!!!

    Isto é o que me ocorre dizer, quando acabo de ler que foi o órgão Assembleia Municipal de Pombal que aprovou o Regulamento Municipal de Apoio ao Associativismo.

    Perante tal, fui ver a Ordem de Trabalhos da última Assembleia Municipal de Pombal, onde constato que o ponto 2.3 da mesma refere “Apresentação, discussão e votação da proposta da Câmara sobre Proposta de Regulamento Municipal de Apoio ao Associativismo”

    Deste ponto resultam desde logo os seguintes factos:
    A câmara aprovou uma “proposta” de regulamento;
    Esta “proposta” foi apresentada à Assembleia para votação.

    Após a votação, tanto quanto me é dado saber, pelos meios de comunicação social, a tal proposta foi aprovada, e surge portanto um Regulamento, um diploma com valor jurídico, no caso regulamentar.

    A pergunta que faço é só esta: Com que fundamento legal é que uma Assembleia Municipal aprova um regulamento, cuja Lei habilitante que no mesmo consta é o disposto no nº7, alínea a) e no nº4, alíneas a) e b) do artigo 64º da Lei nº169/99, de 18 de Setembro, com redacção dada pela Lei nº5-A/2002, de 11 de Janeiro?

    Antes demais, esclareço: A competência dos órgãos do Município encontra-se fixada pela referida Lei nº169/99, de 18 de Setembro.

    Acrescento: Nos termos do artigo 29.º do Código do Procedimento Administrativo, a competência é irrenunciável e é inalienável, salvo delegação.

    Posto isto,

    Desde logo, se o regulamento tem por objecto, regulamentar o disposto nas alíneas a) e b) do artigo 64º da Lei nº169/99, de 18 de Setembro, tal é uma competência exclusiva da Câmara Municipal;
    Pelo que ao abrigo da alínea a) do n.º7 do artigo 64º da Lei nº169/99, de 18 de Setembro, com redacção dada pela Lei nº5-A/2002, de 11 de Janeiro (aliás referida na própria Proposta), a competência para a aprovação de tal regulamento, é exclusiva da Câmara Municipal.

    Assim sendo, a Assembleia Municipal não tinha, nem tem, competência para aprovar o referido Regulamento. Aliás, o Presidente da Assembleia, deveria desde logo ter excluído tal matéria da ordem do dia, nos termos do artigo 18.º do CPA.

    Deste modo, resulta que o Regulamento é ilegal, porque o órgão que o aprovou não tinha competência para o aprovar.

    E ninguém poderá agora dizer que foi apenas para levar ao conhecimento da Assembleia. Pois a Ordem de trabalhos é clara quanto à “discussão e votação”.

    E também não é defensável (se a alguém ocorrer tal argumento…) que a aprovação pela Assembleia Municipal, se fez ao abrigo da alínea a) n.º2 artigo 53.º da Lei nº169/99, para efeitos de eficácia externa.

    Mas nem isso é aplicável a este regulamento.

    Pois a tal eficácia externa refere-se ao exercício de poderes discricionários vinculativos e quando seja matéria da competência da Assembleia, que no caso, como já vimos, não é.

    Assim, parece-me, que a Câmara Municipal renunciou à sua competência, o que é ilegal;

    A Assembleia Municipal deliberou sobre matéria para a qual não tem competência.

    Qual o mal? Perguntarão alguns. É todo, temos uma deliberação e um regulamento, ilegal por violação das regras de competência.

    É que os termos “votação” e "aprovação" não são meras palavras, neste caso são verdadeiros conceitos jurídicos.

    Para aqueles que não entenderam toda a linguagem jurídica sobre competências que acima deixámos, para perceberem basta fazer a si mesmos esta pergunta:

    A Câmara Municipal, antes deste regulamento, propunha à Assembleia Municipal, que aprovasse a concessão dos tais ditos subsídios? (salvo a aprovação do PPI e do Orçamento)

    Não. Pois não? Porquê? Porque a atribuição dos subsídios era, e é, da exclusiva competência da Câmara Municipal.

    Concluindo, apenas faço esta observação porque sou Jurista, pelo que me é cara.

    Por fim, se é para fazer algo, que se faça bem. Ou então não se faça, principalmente quando nenhuma disposição legal a tal obriga.

    ResponderEliminar
  25. Edgar, meu caro amigo e ilustre jurista: era tudo o que precisava de saber ;)
    Vale-nos o consolo de sabermos a Câmara bem entregue (também) nesse capítulo. E vale-nos também sabermos da bajulação que reina, por estes dias, com vista à manutenção de certos postos de "trabalho". Estou em crer que, se calhar, nem todos os computadores terão sido contemplados pela aplicação que aboliu o farpas lá dentro da Casa branca. Isto fez-me lembrar uma história que certo engenheiro informático - quadro de uma autarquia - me contou, certa vez: um presidente queria muito aprender a mexer com os computadores. E ele, rapaz afável e de paciência, predispôs-se a ensinar. Disse-lhe então: agora saia daí (da janela aberta no ecrã). E o homem levantou-se da cadeira! Não sei como se salvou daquela enrascada.

    ResponderEliminar
  26. Caro(a) Francisco(a).
    Repetindo comentário anterior, direi que ouvi a gravação para não fazer juízos errados. Bem sei que a gravação constitui um sério aborrecimento para o Vosso patrão e para todos os que já não podem apagar ou ocultar a verdade. Assumam os erros e as responsabilidades…
    Como o(a) Francisco(a) pode verificar pela leitura do Edgar Domingues, parece que toda a guerra da Assembleia Municipal se deveu à incompetência política e jurídica de muita gente, ressalvando, na parte jurídica, a hipótese da Câmara não ter pedido parecer prévio. Porém, não esqueço, na parte jurídica, os altos custos que os contribuintes suportam através de avenças e contratações pagas pela Câmara Municipal com os nossos impostos.
    Indo agora ao fim do Vosso comentário, direi que o(a) Francisco(a) parece querer limitar a minha liberdade de estabelecer amizades. A amizade entre mim e cada um dos meus amigos não depende da vontade de terceiros, pelo menos em relação a mim.
    É que, como já anteriormente escrevi neste blog, os meus amigos podem ter convicções e escolhas diversas das minhas e pertencer a grupos sociais concorrentes com aqueles em que me insiro. Até aprecio um bom pleito dialéctico.
    É o Vosso patrão quem vem utilizando a expressão “persona non grata”, relativamente a todos os que não o bajulam. A expressão já foi utlizada em relação a mim.
    Em contrapartida, eu “não fecho portas”. Mas se alguém “as fecha”, eu não as abro…

    ResponderEliminar
  27. Caro Gomes Fernandes
    Eu sei que gosta de estar bem informado e daí ter ouvido a gravação. Só que a que ouviu não foi a recolhida pelos serviços da A.M. Ou foi? Se foi, estamos mal…
    Se existe ou não competência da Assembleia para aprovar tal documento, isso passa-me ao lado. O que estão lá a fazer os nossos camaradas?
    Quanto ao que insinua de eu querer limitar as suas amizades, não é verdade. É uma forma de não ter comentado o que eu referi sobre o seu amigo Roque. Então é mentira que quando Vª Ex.ª era presidente da comissão politica do PSD, várias vezes se referiu ao Gaulês como sendo “persona non grata”. Temos que assumir as coisas que dizemos. Aliás o Sr. é um defensor acérrimo disto, o que, deixe que lhe diga, aprecio.
    Agora, penso eu, como ele é um dos críticos de Narciso já é seu amigo. O Sr. sabe muito bem desde quando ele se tornou assim. È do seu tempo.
    Quanto ao “vosso patrão”, meu não é. Seu já foi. O meu só me dá o subsidio no fim de eu completar 22 dias de trabalho. Mas, tenho que trabalhar se não dá-me nas orelhas.
    Já agora e sabendo eu que o Sr. é um distinto jurista da nossa praça, diga-me:
    Qual deve ser a atitude da M. A.M. sobre o aparte de João Coelho?
    Qual deve ser a atitude da M.A.M sobre todas as ofensas que se trocam durante quase todas as A.M.?
    Tal como o Sr., gosto de estar informado e como não sou jurista, assim não pago consulta…
    Cumprimentos
    Francisco (a Paula Luz está-se a por a adivinhar. Coisas à Moita do Boi…)

    ResponderEliminar
  28. Ó Francisco,
    Mas que raio de mania de misturar o "jurídico" com a M.A.M... isso não se usaria num local democrático! Se o fulano A se sente ofendido com alguma coisa, age pessoalmente no sentido de ver retratada a falta. A MAM tem tanta legitimidade para intervir como teria se apanhasse um deputado a ler o jornal, ou a jogar tetris no telemóvel. E só mentes muito conspurcadas pelo poder poderão ter uma leitura diferente disto que lhe digo!

    ResponderEliminar
  29. Caro Francisco anda muito bem informado com tudo o que se passou na altura na sede do Laranjal da nossa Cidade. É verdade que quando o Sr. Eng. Narciso e os restantes membros da Comissão Politica voltaram a apostar no nome do Sr. José Neves, novamente para ser o Candidato pelo PSD, á Freguesia do Louriçal, alertei esses senhores em que não iria nas listas e muito menos colaborar na Campanha. Também não aceitei integrar na altura as listas do PS, por uma questão de respeito ao Partido. Como esse Sr. perdeu como era mais que esperado, dado o péssimo mandato, fui acusado de tudo e mais alguma coisa pelos meus companheiros de Partido, portanto não me admira se na altura o Sr. Dr. Gomes Fernandes tivesse também manifestado algum desconforto em relação á minha atitude. Só que o tempo costuma aclarar ideias e muitos companheiros ja sofreram na pele aquilo que eu sofri com a arrogância e a prepotência do Sr. Eng. Narciso Mota. Que chega ao ponto de mandar perseguir politicamente, os que não se baixam á sua passagem. Poderia aqui mencionar mais alguns companheiros a quem isso ja aconteceu, mas por uma questão de não divulgar nomes sem ser autorizado não o vou fazer, mas eles sabem do que estou a falar e se desejarem manifestarem-se mais pontas do novelo vão sendo divulgadas.

    ResponderEliminar
  30. O(a) caro(a) Francisco(a) está a insinuar que a gravação, que se pode ouvir a partir do “link” colocado pelo Adelino Malho no seu comentário, é falsa? Ou que não permite ouvir tudo? Não venha com insinuações, para ocultar a verdade…
    Por outro lado, está a querer insinuar que alguma vez eu cortei relações pessoais com António Roque por causa de desentendimentos políticos? Se sim, está a faltar à verdade. Está também a insinuar que alguma eu utilizei, relativamente a António Roque, a expressão “persona non grata”? Se sim, mais uma vez está a faltar à verdade, até porque essa expressão deverá tê-la ouvido várias vezes da boca do Vosso patrão relativamente aos indivíduos que não lhe são “obedientes”. A referida expressão tornou-se popular nos Vossos meios, por imitação, depois de me ter sido dirigida pelo Vosso patrão numa Assembleia Municipal. Recorda-se?
    Não venha tentar desviar o debate dos disparates do Vosso patrão.
    A verdade é que tive desentendimentos com António Roque, devido aos seus comentários e posições despropositados por, penso, ele não ter integrado uma comissão política ou uma lista mas de certeza por causa das suas posições relativamente à candidatura de José Neves. Porém, não cortei relações com ele nem utilizei a expressão “persona non grata”, embora o tenha criticado, até em Assembleia de secção do PSD. Assembleias que o Vosso patrão “democraticamente proibiu”…
    O que a inteligência do(a) Francisco(a) não entende é o motivo porque não somos todos maniqueístas e extremistas e, consequentemente, porque nem todos transformam divergências de pensamentos e de opiniões em divergências pessoais.
    Sabe caro(a) Francisco(a), tenho amigos de várias tendências políticas, de várias crenças religiosas e filosóficas, de vários partidos políticos, de vários clubes desportivos e de várias condições sociais, muitos com quem já tive desentendimentos, e até tenho grandes amigos com quem andei à pancada na escola. Mas não tenho um único amigo perfeito… Consegue entender ou vai querer continuar a desviar as atenções das asneiras reiteradas e grosseiras do Vosso patrão?...

    ResponderEliminar
  31. Bom dia
    Caro José Fernandes.
    Não vale a pena continuar com este debate. Aliás nem este nem outros. Continua a ser igual a si mesmo. Não desviar nem um cm. Já viu, o Sr. tem sempre razão. Só o Sr. é que sabe. Está certo assim. È gente desta é que nós precisamos para futuros gestores do nosso Município, das nossas empresas e de tudo aquilo que precisa de gestores de punho forte …?.
    Só lhe digo uma coisa, tudo o que referi em relação à tal “persona non grata” é verdade. Passou-se é certo, mas, o Sr. “não abre portas, quando lhas fecham”…
    Quanto ao “Vosso patrão”, continuo a dizer-lhe que já foi seu e meu nunca. Já lhe pagou serviços ou não? Nessa altura era o maior, mas quando as coisas correram mal …
    Agora sugiro-lhe que se candidate às próximas eleições para por ordem? naquela casa. E leve também o Roque consigo, pois com as vossas ideias e projectos tudo vai funcionar sobre rodas…

    Sr. Roque mantenha-se aí no seu cantinho. Agora que ganhou a confiança do Gomes Fernandes, não estrague tudo. A seguir ganha a de outros e poderá um dia conseguir chegar onde quer. Você até é bom rapaz, pensa é demais e muitas vezes age sem pensar.

    Até à vista.

    ResponderEliminar
  32. Sr. Francisco, simplesmente sou um ser Humano livre, não preciso da politica para viver, vivo honestamente com problemas como qualquer outro, com contas para pagar e ter de esticar a corda e as vezes nem sei como, mas vamos vivendo..... Agora prefiro ser pobre e livre do que um Boy do sistema e ter de lamber botas a pessoas como alguns que eu bem conheço. Pobre mas lavadinho e livre como um passarinho do telhado. Ja me habituei a isso, não quero cargos nem mordomias, quero simplesmente ter saúde e força para trabalhar para criar o meu filho. Fique bem.

    ResponderEliminar
  33. Caro(a) Francisco.
    Não é Vª.Exª. quem encerra este debate ou outros deste blog, sobretudo aqueles em que perde a razão. Não tem esse poder…
    Por outro lado, devo informá-lo(a) que o Vosso patrão nunca foi meu patrão ou superior hierárquico e que nunca exerci qualquer actividade profissional remunerada para o mesmo ou para qualquer instituição que ele dirige, ao contrário de alguns parasitas que por aí andam. Isto é que Vos morde as entranhas e Vos impede de revelar a identidade… Começo a divertir-me…

    ResponderEliminar
  34. Boa tarde!
    Se todos fossem frontais como o Gomes Fernandes isto não estava como está, parece que andas a incomodar muitos boys!

    O Farpas está a incomodar muita gente, é bom, começam a ter mais cuidado e já está a incomodar o comentadeiro Francisco,!

    ResponderEliminar
  35. Roque:
    Já gosto mais de ti. Se continuares a pensar assim e com tais objectivos terás muito mais apoio, começando por mim. Beijinhos para o teu filhote.

    Gomes:
    Não era para te responder, faço-o só para dizer que não quero encerrar o debate. Continuem a descarregar a vossa adrenalina aqui.
    Tenho duvidas se nunca recebeste honorários da autarquia. Eu não...
    Quando me mordem as entranhas coço-as com uma colher de pau que a minha mãe me ofereceu. Não preciso que ninguém mas coce, ao contrário de muitos...

    Grilo:
    Que frontalidade a sua...
    gri...gri...gri...

    Beijos e abraços a todos estes iluminados.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Boa tarde!
      Só aceito beijos e abraços de quem conheço, até lá não me identifico!

      Eliminar
  36. Caro(a) Francisco(a).
    Então não se retirou do debate? Pensei que era pessoa forte, de palavra…
    Por outro lado, revela ser desonesta e mal-intencionada, quando continua a insistir sobre uma possibilidade (oriunda apenas da Vossa cabeça)…
    Sabe, nem todos os que estiveram ligados ao poder “comeram da gamela”… Não consegue entender que nem todos são como Vª.Exª.? Que há alguns que têm outros valores? Pergunte ao Vosso patrão. Se assim não for, peça documentos e depois fale sem cobardias.
    Mas não se esqueça da Assembleia Municipal, das consequências, da gestão camarária, dos erros e dos disparates, dos “tachos”, dos actos manhosos, etc…
    Entretanto, não desça o nível do debate…

    ResponderEliminar
  37. Tenho saudades do tempos em que vivia na papelaria paredes meias com a linha do comboio e a senhora da passagem de nível que pautava o trânsito da cidade.
    Aquela senhora,a da passagem de nível, era muito importante na cidade... sabia sempre quem passava de um lado para o outro.
    Muitos passaram, muitos passaram muitas vezes de um lado para o outro.
    Poucos, muito poucos, de tanto passarem de um lado para o outro tiveram o infortúnio de serem apanhados pelo comboio.
    O Sr Roque tem sido cliente assíduo da passagem... de um lado para o outro; ousando rebuscar sempre uma desculpa (ele é o Sr Falcão, ele é o Sr Neves, ele é o Sr Mota)... mas sinto que mais cedo ou mais tarde vai ser apanhado a meio pelo comboio... talvez o do Sr Mendes ou o do Sr Coelho, ou o do Sr Carolino, temo, sinto, digo pressinto!!
    Francisco:
    És o maior do teu quarto!! A tua mulher, a irmã, têm emprego... tu um espectáculo... fala com a paula e tira lá o programa que andas-te a instalar!!

    ResponderEliminar
  38. Companheiros, boa noite.
    Isto está lindo!
    Só veja duas pessoas com perfil para colocar ordem na casa.
    Ou o Engº Narciso Mota, ou o companheiro Diogo Mateus.
    Decidam-se.
    Até lá, abraço.

    ResponderEliminar
  39. Senhores Administradores do Blog, que raio, por favor, acertem o relógio.
    Até lá...
    Abraço.

    ResponderEliminar
  40. Que diabo, Eng., sempre preocupado em dar ênfase ao acessório.

    O essencial, esse (ou esses) - ilegalidade de uma decisão e ausência de política cultural consubstanciada num regulamento inócuo que, segundo as palavras do próprio NM, para nada serve, porque os "anseios e interesses" é que contam, continuam por explicar.

    Até lá...

    Abraço

    ResponderEliminar
  41. Que lindo post e proficua discussão.
    Dos que não vão lá, dos que dizem que estão por cá, dos que vão andando por aí e dos demais.
    Lamento que a verdade uma vez mais esteja colocada aqui pelas meias verdades. Lamento que se esteja a uma vez mais desculpar o "animo de coração ao pé da boca" do sr. Presidente. Lamento que os pombalenses estejam alheados desta Assembleia Municipal e pior que quem lá esteja não conte o que se passou.
    Insultos, ameaças, violencia verbal, esquemas fura regime, palhaçadas, comentários tropes bem de tudo se vai vendo e ouvindo nas reuniões de Assembleia Municipal e uma vez mais quem devia publicar, divulgar, fazer e dar a conhecer tal, fica calado.
    Não tarda o dia em que um alguém dirá meia duzia de coisas fundamentadas e nem com comprimidos debaixo da boca para o coração vão chegar para "reanimar" o debate politico naquela sala.
    Mais, aqui criticam o meu camarada João Coelho de saída da sala mas não li a ninguém, critica a Narciso Mota quando o fez numa altura que falava um municipe - Eliseu Ferreira Dias - numa recente Assembleia Municipal.
    Ninguém aqui também menciona a acusação trope e atentatoria ao bom nome e honra que fez Narciso Mota ao João Coelho ? - Talvez não se ouça nos comentários à parte gravados (ironia e interpretação extensiva) - Sejamos honestos. Quem viu, viu. Quem não viu, que se modere a falar do que não viu.
    Finalizo, com um aplauso e critica.
    Aplauso ao Edgar Domingues - chama os nomes aos bois e coloca dedo na ferida das coisa.
    Critica ao Gabriel, caramba que bem que criticas o PS a que pertenço mas estar lá na frente do combate a dar corpo ao manifesto, não te vejo por lá na mesma "trincheira" que eu ando.

    ResponderEliminar
  42. O Sr Carolino lamenta que os pombalenses estejam alheados da assembleia municipal.
    Por certo os pombalenses não ser reveiem em quem os representa naquela órgão.
    Pois aquele órgão representativo está cheio de boy's e yes man escolhidos pelos partidos... como é o seu caso.
    São gente que não vive com os pombalenses, gente que vive com as suas ideias e fechado com os seus-
    São gente que não sente, gente que não está com... os pombalenses e por isso têm dificuldade em os representar.
    Representar, sim... naquele que teatrinho vergonhoso que é a assembleia.
    Por não viverem, nem sentirem, não conseguem colocar na ordem do dia os desejos, anseios e dificuldades que Pombal tem... falo do Pombal do Carlos Barbeiro, do Xico do Carlos Baptista, do Zink, do Jerónimo, do Bate Solas... só para lembrar aqueles que estão aqui junto a mim às cancelas.

    ResponderEliminar
  43. Fernando, noto que concordamos em tudo, menos na leitura sobre a postura do ps. Na minha, o João não devia ter saído sozinho, e o ps que lá estava portou-se mal, mas coerentemente com as suas posturas recentes. Depreendo que, na tua leitura, fizeram bem em não o acompanhar. São estilos! As minhas interpretações sobre conduta de grupo são extremadas, assumo. Por elas já tive alguns dissabores. Mas sou burro velho, e não mudo. E continuo a acreditar no meu estilo! :)
    De resto concordo com tudo o que disseste, e sabes-me sempre disponível para a luta! ;)

    ResponderEliminar
  44. Caro(a)AsRicardasvipombas;
    boy for the job - não me revejo.
    yes men - meu caro ou anda distraido ou não me conhece o suficiente para formar uma ideia sólida e concreta sobre a minha pessoa.
    Quanto ao representar os pombalenses, aqui deixo mesmo ao seus imenso critério a justeza de uma avaliação.
    No que me toca, tenho procurado representar todos os pombalenses e não só os socialistas ou votantes nas listas do Partido Socialista e já agora deixe perguntar-lhe:
    E você? Como representa os pombalenses e em que forum? Que faz para dar o seu contributo? Que já mostrou para ser apoiado ou reprovado nas suas acções de intervenção?
    Já agora meu caro(a) introlocutor, com pseudonimo ou com nome próprio eu é que não lhe conheço as suas opiniões sobre muitas materias que dizem respeito aos pombalenses.
    Por mim, desde muito jovem quer na rádio, quer nos jornais, quer ainda nos foruns (mais recente) tenho plasmado as minhas. Boas ou más, certas ou erradas, que se concorde ou não, certo é que pode e tem acesso em nome próprio e subscritas por mim as minhas opiniões. Aquelas que os pombalenses apoiam ou não, criticam ou aplaudem, ignoram ou não mas com a certeza de que as minhas opiniões estão aí!
    Das suas? Bem, aguardo saber quem é que se esconde num qualquer pseudonimo e crava farpas num blog local para poder ajuizar com valoração as mesmas.
    Vai por si
    PS: Já agora esqueceu-se do "Quim Refilão" da Cooperativa, do Manuel "Cacho", do Lourenço, do Manuel do "Verde Gaio", do "Tóino" Serrano e do Né. Só mais alguns para ajudar a sua festa.

    ResponderEliminar
  45. E do Filipe - ninguém faz pasteis tão bons!, e do Abílio...

    ResponderEliminar
  46. Sr Fernando,
    Vamos por partes:
    1º Job for the boy: o job foi a tal acessoria jurídica para a protecção civil no último (des)governo socialista; o boy sabe quem foi!
    2º As suas opiniões tenho-as seguido no jornal que desavorgonhadamente e caluniosamente fez um brincadeira de carnaval com o nome de um ex-presidente de câmara. Coisa que, pessoalmente, muito me desagradou. Aguardei por si, pela sua opinião e infelizmente continuo a aguardar!!
    3º Bata no peito, mas com menos força que pode partir as costelas. Aproveite a força e faça algo de verdadeiramente útil à comunidade... àquela comunidade que diz ter vindo servir e que na prática nada fez de concreto, ou fez??
    Tudo o que fez foi... falar, falar, falar e falar... e fazer? Fazer algo de concreto?? Nunca e Nada caro Sr Fernando.

    ResponderEliminar
  47. Caro(a) AsRicardasvipombas;
    Não deixa de ser muito engraçada a sua opinião.
    Boy for the job, como assessor?
    Bem, eu realmente estive lá.Aceitei de bom grado ser assessor do sr. Secretario de Estado da Protecção Civil mas depois sabe, voltei ao meu local de trabalho.
    Se procurei servir a causa publica? Sim procurei e penso que o fiz da melhor maneira. Assim boy for the job? Não, Obrigado.
    Quanto ao resto.
    Convenhamos que também não foi do agrado a brincadeira de mau gosto com o tal ex-presidente de câmara, alias sr. meu Pai.
    Mas sabe, ele é maior e se não se queixou então quem sou eu para tomar as suas "dores"?
    O que me desagradou foi ver o dr. Diogo Mateus comparado com a figura emblematica que é o emplastro. Aqui sim fiquei desagradado. Mas que fazer. Também ele não se queixou e mais uma vez quem sou eu para tomar dores d'outrem?
    Util à cumunidade?
    Bem, se denunciar os desagravos politicos, se enunciar as menos conseguidas obras, se procurar levar até quem de direito as denuncias e queixas dos municipes é pouco, se calhar é porque não são noticia de jornal. contudo é o meu bem estar na comunidade onde estou integrado. Mas olhe que há quem possa responder por mim nesse campo. Agora, eu não faço alarido disso. O meu trabalho é e será de sombra sem necessitar de procurar parangongas ou caixa jornalistica. Limito-me a dar eco aos que me procuram de forma singela mas de forma eficaz. O mediatico deixo para quem precisa e procura. Afinal não sou estrela da politica, nem actor de televisãoou fotonovela. Sou simplesmente Fernando.
    Vai por si.

    ResponderEliminar
  48. Caro Sr Fernando
    Bem sabe que existe dificuldade em saber em que área é melhor se na da protecção civil, se na jurídica... em nenhum esteve muito tempo dedicado; agora juntando as duas e ser acessor jurídico da protecção civil, convenhamos que é um bocado pro-job! Isto sem juntar o facto temporal.... de ter sido na altura da preparação das eleições autárquicas... mais uma vez coincidências ou conveniências!!
    Quanto à brincadeira de Carnaval a que refere é das que pode até ter piada; a que eu referi roçou o enxovalho e sinceramente não gostei, há um limite e esse jornal claramente o ultrapassou esse limite.
    Quanto ao resto mais do mesmo. Falar, Falar, Falar!
    Caro Sr Fernando acredite e peça conselho a quem lho possa e saiba dar, mas penso que se quer realmente representar as pessoas e dignificar a coisa política comece por coisas simples: viva com as pessoas, sinta com elas, construa algo ou dinamize algo em conjunto com elas... vai ver que afina a sua sensibilidade sócio-política.
    Fale menos e faça mais com as pessoas.

    ResponderEliminar
  49. Caro(a) AsRicardasvipombas;
    Respondo-lhe por forma de cortesia e educação, não certamente que me veja obrigado a nada.
    Conselhos certamente não é a si que irei pedir.Nem conselhos nem concelho.Viver com as pessoas é certamente o que faço todos os dias, quer no concelho onde resido quer naquele que represento com muita honra e espirito de missão. Aliás, resido e convivo com pessoas inteligentes e muito mais sabedoras da coisa da vida e da causa socio-politica.
    Construir coisas, também estive e estou empenhado e se nada sabe é porque anda mal informado(a) e deve fazer melhor os "trabalhos de casa".
    Quanto a dificuldade que tem em aquilatar das competencias que faz menção, temos pena.Agora, desde já lhe digo que consigo será em qualquer lugar, sobre os dois temas que posso discutir, trocar ideias, desbravar caminho e quiçá até posso ter de aprender (como faço diariamente) com a sua sábia experiencia aqui em cada comentário demonstrada.
    Falar, falar, falar também a si se aplica e quando assim é ... estamos quites!
    Pobre de espirito daquele que se exalta, pois será humilhado e, aquele que sendo humilhado, certamente será exaltado.
    Vai por si!

    ResponderEliminar
  50. Amigo e companheiro Fernando Carolino, boa noite.
    Ricardas das pombas, já não digo o mesmo.
    Fernando, pergunto-te.
    És um homem inteligente, com opinião e disponível para o debate sobre coisas úteis e deixaste-te, neste caso, envolver numa discussão estéril?
    Por favor, corrige a rota que ainda estás a tempo.
    Abraço.

    ResponderEliminar
  51. Este blogue é para comentar o que se passou na AM e não para comentar o que o Zé ou o Manel fizeram ou deixaram por fazer, por isso vamos comentar o que interessa e não tentemos desviar o assunto.
    Não há dúvida que Narciso nestes últimos tempos perdeu a pouca vergonha que ainda lhe restava e mostra o seu verdadeiro carácter. Quando as coisas não lhe correm a jeito, ele grita, berra, insulta, dá socos na mesa, humilha quem tiver a ousadia de o enfrentar. Não duvido que se estivesse à frente de um governo não seria melhor que os piores ditadores que há memória.
    Mas não é o Narciso que me preocupa, já não tem segredos para ninguém, toda a gente já conhece a sua forma de enfrentar quem está em desacordo consigo. O que verdadeiramente me preocupa é o silêncio daqueles que estão a seu lado: uns porque comem na sua mão e não podem desagradar ao seu benfeitor. Outros porque tendo ambições às próximas eleições à CMP, não podem desaprovar as atitudes do seu chefe, correndo o risco de não ter o seu apoio. O Mickael, o Parreira, o Diogo e todos os outros eu até os compreendo, mas de entre todos o que mais me intriga e nunca vou compreender é o Dr. Grilo. Um homem que está bem na vida, não precisa nada da política para se afirmar. Como Presidente da AM tinha o direito e o dever de ser isento, não baixar as calças cada vez que o tirano lhe pede. Se tem medo e treme de pânico sempre que o Narciso berra, então não tem estofo para ocupar o seu lugar.
    Nem todos se debocham por um emprego, um jeitinho ou um favor, nem com a oferta de um baralho de cartas ou de um medalhão acompanhados de umas palmadinhas nas costas. Os lacaios que lhe prestam servidão certamente que tudo farão para não serem varridos com o seu líder. Aos que resistem, coragem, quem vier a seguir, mesmo que queira nunca conseguirá ser tão funesto como Narciso.
    .

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Um contributo e uma homenagem a tanta pobreza de espírito! 54º comentário...
      Damas e cavalheiros ousem começar a pré-campanha, ousem debater o pombal real, ousem dizer sem artefactos a verdade, mesmo como eu, a coberto de um diferente nome. Ousem! Sr. Rodrigues Marques, vá lá, faça um esforço, e, mostre que além de ambicioso candidato à CMP é um frontal opositor de Narciso Mota! O homem gritou na assembleia sim, mas o senhor gritou mais alto!

      Eliminar
  52. Amigo e companheiro Ai … Meu POMBAL, boa noite.
    Ouso dizer-lhe que o meu amigo ainda andava com cueiros ou com os calções abertos a trás, para defecar sem os sujar, e já eu usava gravata.
    Quanto a ser candidato a candidato às eleições ao Município de Pombal tem que comprar uma cadeira confortável para esperar sentado.
    Quanto aos gritos, deixei-me segredar-lhe que, prometendo-me guardar segredo, os Socialistas são muito duros de ouvido.
    Coisa de humanos.
    Abraço.

    ResponderEliminar
  53. Meu rico menino Rodriguinho Marques. A cadeira é de pau à moda antiga, daquelas que mantêm a coluna direita e fazem doer o rabo quando se passa muitas horas a escrevinhar...
    A minha Maria ficou tão feliz que me esvaziou meia garrafa do bom. Não é que o barrete lhe serviu tão bem? Deve ser aquela coisa que agora tanto se fala, o emprendedorismo! Vamos vender para Itália para aquele moço simpático se voltar a candidatar...
    E aqueles rapazes esforçados do PS ouvem bem, o senhor só teve que gritar para os mandar calar!!! Cruzes, credo porque será?





    !!!

    ResponderEliminar
  54. Meu rico menino Rodriguinho Marques. A cadeira é de pau à moda antiga, daquelas que mantêm a coluna direita e fazem doer o rabo quando se passa muitas horas a escrevinhar...
    A minha Maria ficou tão feliz que me esvaziou meia garrafa do bom. Não é que o barrete lhe serviu tão bem? Deve ser aquela coisa que agora tanto se fala, o emprendedorismo! Vamos vender para Itália para aquele moço simpático se voltar a candidatar...
    E aqueles rapazes esforçados do PS ouvem bem, o senhor só teve que gritar para os mandar calar!!! Cruzes, credo porque será?





    !!!

    ResponderEliminar

O comentário que vai submeter será moderado (rejeitado ou aceite na integra), tão breve quanto possível, por um dos administradores.
Se o comentário não abordar a temática do post ou o fizer de forma injuriosa ou difamatória não será publicado. Neste caso, aconselhamo-lo a corrigir o conteúdo ou a linguagem.
Bons comentários.