Uma sala cheia, uma plateia interessada, um orador brilhante e um tema interessante fizeram da noite de ontem um momento raro em Pombal. António Marinho Pinto foi ao Teatro dizer umas quantas verdades sobre o país, que vão muito para além das teias da lei. Dos tempos de jornalista ficou-lhe essa habilidade excepcional de colocar o dedo na ferida, insistindo o suficiente para manter uma plateia desperta durante horas. Coisa rara.
A ideia era falar das Ordens profissionais, a convite do Rotary Clube de Pombal (que aproveitou a ocasião para prestar a costumeira homenagem a um profissional, desta vez a Tomé Lopes, o proprietário do Intermarché). Tudo estava bem até certo momento (como cantava uma banda punk-rock dos anos 80). Eis que o presidente da Câmara faz uma intervenção à sua maneira, fazendo mexer na cadeira muitos dos que o ouviam. Já sabemos que fala com o coração ao pé da boca. E que é impulsivo. E tudo e tudo. O que só não sabíamos era que, afinal, o segredo de Camarate é ele que o pode desvendar. Diz que viu. Que como era engenheiro mecânico e estava em Lisboa foi lá ver o aparelho. E que aquilo não foi acidente. Que o mataram. Que o avião caiu porque fez assim (para cima) e assim (para baixo).
Tanta comissão de inquérito. Tanta investigação. Melhor fora que tivessem vindo logo direitinhos à esquina do Cardal e pronto. Estava o caso Camarate resolvido.
Paula,
ResponderEliminarÉ triste que certas criaturas não tenham noção do ridículo e é ainda mais triste que maioria das entidades civis achem que os seus eventos são mais dignos se o patriarca da terra estiver presente e "botar faladura".
Típico de uma sociedade reverente com o poder … Consequências de muitos séculos de influencia da igreja católica e de 50 anos de salazarismo de que muitos ainda não se libertaram.
A alocução do Marinho Pinto foi brilhante.
Faltam-nos mais destes: cultos, livres, honestos, frontais.
Boas,
AM
Eureca... Descobriu-se agora qual a ocupação do nosso Presidente depois de 2013...Desvendar Mistérios...
ResponderEliminarCompanheiros Administradores do Blog, boa noite.
ResponderEliminarEsta coisa do éter, às vezes, dá o que dá.
Desta vez deu-lhe o badagaio.
Será mesmo?
Muito gostaria eu de ler os comentários dos outros postes.
Mas não este, por estar desgastado.
É mais do mesmo.
Por favor dêm espaço aos leitores.
Não usem o lápis azul, que diabo.
Fico triste.
O Homem tem razão, quando se cai é de cima para baixo, só não entendo é como ninguem deu por isso !
ResponderEliminarRM,
ResponderEliminarÉs mesmo do antigamente, vez lápis azul em tudo o que não te convém.
O problema está nas máquinas. Também tenho o mesmo problema mas resolvi-o utilizando o Google Chrome.
Actualiza-te.
Boas,
AM
Companheiro Adelino Malho, boa tarde.
ResponderEliminarReconheço os meus parcos conhecimentos na matéria.
Por favor, matricula-me num curso onde possa adquirir conhecimentos.
Obrigado.