23 de novembro de 2012

Eis a política local no seu melhor


A RATA terá pelo menos o mérito de revelar, com maior nitidez, as criaturas que gravitam na política local (e também nacional), constituída por demagogos, populistas, troca-tintas, vácuos, etc.
Eis mais um episódio que o confirma.

3 comentários:

  1. Boa tarde!
    Sem dúvida, troca tintas é o termo correto!

    - Digamos que há 90 anos não havia estradas era necessária quem representasse o povo e uma representação do poder no local e que o papel do presidente da junta era fundamental para a harmonia entre o povo, e, ao extinguir-se uma freguesia, não é justo dizer que há falta de respeito por quem lutou para a criar, pelo contrário!
    - Digamos ainda que naquela época não havia asfalto na freguesia, as estradas eram de terra batida tal como em muitas outras.
    - Digamos ainda que, nesta travessia no deserto, as populações locais discutiam com o Sr, Presidente junta conflitos de interesse, tais: como extremas, regadios, caminhos e quais os empedramentos a fazer em primeiro lugar.

    Hoje, felizmente, as conversas com o Sr. Presidente da junta são resumidas a: saúde, problemas sociais e atestados de residência
    Todos sabemos que as necessidades básicas do povo de Albergaria estão realizadas, logo o papel das juntas freguesia fica diluído, esvaziado, no tempo e ainda bem. Feliz do povo que discute nos seus plenários questões de saúde e ambientais

    Julgo que a reorganização administrativa do território não vai sortir efeito porque estamos em véspera de eleições e ninguém quer perder votos, ainda, já é chegado o momento do povo pensar pela razão e não com o coração, os bairrismos exacerbados não nos levam a lado nenhum.

    Todos sabemos que é necessário fazer alguma coisa o importante é que se faça bem



    ResponderEliminar
  2. Por onde andam todos aqueles que defendiam esta RATA?
    Porque se remetem ao silêncio, agora que são conhecidas as freguesias a agregar?
    Porque não foram às Assembleias Extraordinárias das Freguesias da Mata Mourisca, Ilha, S. Simão e Albergaria explicar as vantagens destas agregações? Muito estranho, de repente calaram-se todos.
    Foram muito poucos os que se manifestaram contra esta RATA. Também poucos Presidentes de Junta estavam contra, muitos defendiam a agregação, alguns até já tinham projetos de fusão com as freguesias vizinhas. Mas a verdade é que esperavam que fossem os outros a juntar-se. Nunca pensaram que a sorte grande lhes saísse.
    Outro(s), que nunca se manifestaram contra, aparecem agora nas Assembleias das Freguesias em risco, como salvadores da pátria, tirando benefícios para futuras eleições.
    São estes os políticos que temos, uns só aparecem quando podem tirar proveito da situação, outros mudam de opinião mais depressa que o vento e sobretudo quando o azar lhes bate à porta e outros ainda preferem manter-se calados à espera que a tempestade que tanto defendiam acalme.
    Esta RATA não presta, só quem não percebe nada de ratas pode gostar dela.

    ResponderEliminar
  3. Eu não gosto da lei em particular, e acho-a ilegítima. Mas concordo com a reorganização administrativa. Acho que é do interesse dos fregueses. Gostava que a minha freguesia tivesse sido "contemplada" na coisa, e concordo com a posição que assumiu neste assunto. Não houve mexida, porque não houve tempo de aprofundar o assunto...
    Creio que as pessoas de Albergaria, Santiago ou S. Simão não vão ficar piores. Penso que a massa crítica que vão adquirir pode reverter em seu favor. Espero que não exisa poupança nenhuma, porque esse sempre me pareceu o argumento mais parvo para a reorganização. E respondendo ao Paulo Silva... era o que faltava, eu ir às Assembleias de Freguesia destas (ou outras freguesias que não as minhas) defender isto. Mas às minhas freguesias (Pelariga, formalmente, e Louriçal, a minha freguesia "afectiva" de sempre), vou sem receio!

    ResponderEliminar

O comentário que vai submeter será moderado (rejeitado ou aceite na integra), tão breve quanto possível, por um dos administradores.
Se o comentário não abordar a temática do post ou o fizer de forma injuriosa ou difamatória não será publicado. Neste caso, aconselhamo-lo a corrigir o conteúdo ou a linguagem.
Bons comentários.