20 de fevereiro de 2015

Criaturas azaradas

Há criaturas de que não se espera nada, porque é perfeitamente inútil esperar. Todos as conhecemos algumas, temo-las até entre os nossos amigos, mas a sua presença põem-nos os cabelos em pé. Quando aparecem lá em casa, no que mexem desarranjam ou estragam. Com eles jogamos frequentemente jogos de perde-perde: se lhes oferecemos um “néctar” num copo de plástico ficamos mal vistos, se usamos um copo de cristal, corremos grande risco de ficar sem o copo e ter que ouvir a patroa porque lá se foi o conjunto. É muito difícil lidar com estas criaturas: por um lado são solícitas e até simpáticas, por outro, são azaradas e atraem o azar. Para além destes traços têm outros que as tornam particularmente perigosas: são voluntariosas e, até, empenhadas, metem-se em muita coisa mas não produzem nada, quietas seriam mais úteis. As associações, cooperativas e entidades públicas deste concelho estão cheias delas, com os resultados conhecidos.
Os Bombeiros Voluntários de Pombal foram, durante muitos anos, uma instituição pacífica e pacificadora. Nos últimos tempos, transformaram-se num foco de “incêndios”. Ainda não apagaram um e já outro eclodiu. Há ali, com certeza, muita fonte de ignição ou pessoas que atraem o azar.
Na verdade, as criaturas azaradas são um perigo, mas as obstinadas não o são menos. Por cá, saem-nos, frequentemente, na rifa, umas e outras. É azar a mais!

10 comentários:

  1. Ó santinho, boa noite.
    Já ontem te disse que não fiques nervoso e se tiveres a dor de barriga habitual, ou se caíres outra vez da bicicleta abaixo, podes contar com os nossos Bombeiros para te estabilizarem e te conduzirem a local onde podes ser tratado.
    Caso fosses sócio da Associação Humanitária dos Bombeiros Voluntários de Pombal sempre tinhas hipótese de te apresentares a eleições na Assembleia Geral de Março próximo.
    Não sou candidato mas, como associado, ficaria muito preocupado se te pudesses candidatar.
    Na certa, ia dar có có.

    ResponderEliminar
  2. Oh criaturas azaradas e sortudas não brinquem às instituições que merecem todo o respeito e profissionalismo para bem de todos nos

    ResponderEliminar
  3. Ó engº Marques, estimado amigo - e neste caso particular igualmente estimado presidente da direcção dessa Associação Humanitária: é verdade que um bombeiro de 3ª pode ser comandante, e que isto pode passar assim...de avô para Neto?
    Sempre a considerar, receba cumprimentos meus ;)

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Sim, pode.
      Desde que se seja bombeiro pronto ou seja de 3ºclasse pode-se ser qualquer elemento de comando ( comandante, 2º comandante, adjunto) desde que seja nomeado para tal.
      Não é por ser bombeiro de 3º classe que não se tem conhecimentos ou capacidades para ser um elemento de comando.
      Do meu conhecimento sei de dois casos de bombeiros de 3º classe passarem para elementos de comando, um passou para 2ºcomandante e mais tarde para 1º, e outro que passou de 3º classe diretamente para comandante.
      Quanto a passar postos de comando entre família sei se um caso, mas concerteza que devem existir mais a nível nacional.

      Eliminar
  4. Espero bem que nao dona Luz mas a senhora terá de ser primeiro bombeira estagiária por isso esqueça que para comandante não tem hipótese e para directora deus nos livre

    ResponderEliminar
  5. Boas
    Sem dúvida há criaturas azaradas, então, aqui no blog, ai daquele que cair em desgraça, puro veneno!

    ResponderEliminar
  6. Senhor Adelino, atenção com o que pode contar. Há serviços de emergência pré-hospitalar que ficam em espera.

    Se o povo soubesse...

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Ó invertebrado Flames, tu sabes, melhor do que eu, que se um Corpo de Bombeiros não tiver capacidade para dar resposta ao minuto, o CODU, Centro de Orientação de Doentes Urgentes, 112, dirige o pedido para outro Corpo de Bombeiros.
      Cheira-me a guerrilha e como não gosto de quem cospe na sopa que lhe dão, fico triste.
      Assino e coloco a fotografia

      Eliminar
    2. Ena que o vertebrado do senhor engenheiro esta inflamado ou será nervoso

      Eliminar
  7. Afinal, o RM não gosta de guerrilha. Não entendo. Uma das coisas de que é especialista é exactamente guerrear.

    ResponderEliminar

O comentário que vai submeter será moderado (rejeitado ou aceite na integra), tão breve quanto possível, por um dos administradores.
Se o comentário não abordar a temática do post ou o fizer de forma injuriosa ou difamatória não será publicado. Neste caso, aconselhamo-lo a corrigir o conteúdo ou a linguagem.
Bons comentários.