12 de fevereiro de 2015

Viva o nosso comendador!


Zeinal Bava foi condecorado pelo presidente da República, Cavaco Silva, em 10 de Junho de 2014, com a grã-cruz da Ordem de Mérito Empresarial. Amanhã, o mesmo Cavaco, irá agraciar Narciso Mota (e mais 14 antigos presidentes de câmaras municipais) com o grau de comendador da Ordem do Mérito. Reconheçamos: o nosso presidente - que nunca se engana e raramente tem dúvidas - é exímio a identificar o mérito! 

13 comentários:

  1. Amigo e companheiro Adérito Araújo, boa tarde.
    Passe a maldadezinha que fazes ao Presidente Cavaco Silva, aqui vai a notícia retirada do site da Presidência:
    Presidente da República vai agraciar antigos Presidentes de Câmara Municipal
    O Presidente da República decidiu agraciar um conjunto de antigos Presidentes de Câmara Municipal, como reconhecimento do papel insubstituível dos autarcas portugueses para o desenvolvimento do nosso país e para o reforço da coesão territorial.
    Serão agraciados, com o grau de Comendador da Ordem do Mérito, os seguintes antigos Presidentes de Câmara Municipal:
    • Álvaro Pedro, de Alenquer
    • António Mendes, de Constância
    • Artur Pimentel, de Vila Flor
    • Carlos Pinto, da Covilhã
    • Carlos Encarnação, de Coimbra
    • Eufrázio Filipe, do Seixal
    • Francisco Leal, de Olhão
    • Francisco Coutinho, da Batalha
    • Francisco Araújo, dos Arcos de Valdevez
    • João Augusto Barradas, de Peniche
    • João Teixeira Fernandes, de Murça
    • Manuel Frexes, do Fundão
    • Maria Amélia Antunes, do Montijo
    • Narciso Mota, de Pombal
    • Parcídio Summavielle, de Fafe
    A cerimónia de condecoração decorrerá no Palácio de Belém, no próximo dia 13 de fevereiro, pelas 11:30 horas.
    Abraço de satisfação

    ResponderEliminar
  2. Boa Tarde
    E sempre bom ter um pombalense reconhecido pelos seus méritos !
    Resta-me saber quem nunca se engana: O Sr. presidente da Republica ou Sr. Engº Narciso Ou os dois ?

    ResponderEliminar
  3. E lembrar-se que Francisco Coutinho foi presidente da Câmara da Batalha...é obra.

    ResponderEliminar
  4. Desculpem lá, comendador na família é sempre motivo de festejo e de honra. Estou certo que o farpeiro José Gomes Fernandes - parente (primo) comum a ambos - vai, como eu, comemorar o facto, abrindo, bebendo e partilhando a sua melhor reserva de champanhe. Uma vez que seja, mesmo que contra o mundo, meu caro José, estejamos unidos e bebamos a isso. Entre "Barão" e "Comendador" não há diferenças de políticas mas de regime. Num caso monárquico - como alguns Pombalenses fazem questão em manter e querer restaurar . e noutro caso republicano. Ainda assim, não muito.

    ResponderEliminar
  5. Caro amigo e parente Jorge Ferreira
    Eu até iria comemorar contigo, com ele e com outros, caso ele tivesse, enquanto presidente da Câmara Municipal de Pombal, condecorado o Nero, o meu cão de pura retriever do labrador. Aquilo é um animal bonito, dócil e brincalhão, nada parecido com outros cães danados que por ai andam à solta a morder no património das pessoas.
    Agora de velho "Barão" sem título para "Comendador" titulado, deixa-me dizer-te que até entraste muito bem no exercício do poder autárquico, pois logo organizaste as finanças, contraíste empréstimo bancário, pagaste as dívidas e passaste a negociar a aquisição de bens e serviços a muito melhores preços. Porém, com o tempo, passaste a arrecadar grande receita à custa dos contribuintes, para alguns gastos desnecessários, e deixaste-te levar pelas amigas e pelos amigos de interesse e hostilizaste os que não te bajulavam, como foi o caso da ETAP. Deverias ser tu a pagar com a comenda... Resta-te um contentamento: o teu sucessor não está a fazer melhor.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Amigo e companheiro José Gomes Fernandes, boa noite.
      Fico triste.
      Só pode ser inveja.
      É INVEJA, está visto.
      Inveja, invejada.
      Sem abraço

      Eliminar
    2. "Amigo" Marques
      Como sabes, as condecorações são normalmente atribuídas a quem, no exercício de funções públicas, participa na proteção de interesses privados mediante o incumprimento de deveres públicos.
      Quando cumpri o serviço militar (a maior parte do tempo no serviço de justiça do quartel general da região militar centro em Coimbra), fui o único aspirante que não foi condecorado. Três meses antes do final, não aceitei dar cobertura à diferença de critério na condução dos processos e fui afastado para a secção de engenharia onde nenhumas funções exerci até passar à disponibilidade como alferes. Sinto-me orgulhoso por não ter sido condecorado.

      Eliminar
    3. Amigo e companheiro do coração, boa tarde.
      Nossa Senhora, tu não andas bem da cabeça.
      Cuida-te

      Eliminar
  6. Caros Amigos, Muitas vezes discordei em público com o modo de actuação politica do Sr. Comendador Eng. Narciso. O Sr. Eng. tem aquele modo que se conhece "O coração ao pé da boca" mas é sincero e frontal naquilo que afirma. Claro que não gostei da actuação dele nos dois últimos mandatos por ser uma cópia da politica da Ilha da Madeira. Tenho no entanto de enaltecer a forma como governou o Concelho durante 20 anos,pois o Município de Pombal goza do estatuto de honesto e bom pagador , junto dos fornecedores. Se todos os Municípios seguissem o exemplo de Pombal, haviam menos empresários com dificuldades e o País poderia viver um bocado melhor.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. pobrezinho mas honrado, não é assim Roque? O que importa se não conseguimos captar investimento, criar postos de trabalho, conseguir desenvolvimento em vez de crescimento?

      Eliminar
    2. Paula Sofia..Eu já não queria chegar a esse ponto, pois já varias vezes falei na AM sobre a estagnação económica do concelho e... infelizmente não é só em Pombal é por todo o nosso Portugal, que a continuar assim só nos resta fazer como muito dos nossos amigos comuns, pegar na família e zarpar...É triste ? É , mas não estou a ver grande futuro em Pombal e nem em Portugal, e pelo caminho que leva a Europa... a guerra entre a Russia e veladamente a D. Merkel... estou a ficar mesmo assustado em relação ao nosso futuro e principalmente dos nossos filhos.

      Eliminar
  7. Para que serve um comendador? Alguém me explica a utilidade? (perguntas inocentes, sem maldade)

    ResponderEliminar
  8. Infelizmente, a fragilidade maior das condecorações não está do lado dos condecorados mas do lado do condecorador. O condecorador tornou-se uma figura tao desprezível que, até quando condecora, deprecia os condecorados.
    A condecoração terá alguma importância para os condecorados que não têm consciência da inimportância do concecorador, mas será um frete para os outros (se os houver).
    Mas temos que as aceitar – as condecorações – como um ritual de uma vida pública decadente, povoada por criaturas que anseiam uma vida inteira para serem figura dum quadro ou dum naipe de baralho de cartas.

    ResponderEliminar

O comentário que vai submeter será moderado (rejeitado ou aceite na integra), tão breve quanto possível, por um dos administradores.
Se o comentário não abordar a temática do post ou o fizer de forma injuriosa ou difamatória não será publicado. Neste caso, aconselhamo-lo a corrigir o conteúdo ou a linguagem.
Bons comentários.