25 de novembro de 2015

Que dia é hoje, hã?

"Tu vais conversando, conversando,
 que ao menos agora pode-se falar... ou já não se pode? Ou já começaste a fazer a tua revisãozinha constitucional tamanho familiar, hã? 
Estás desiludido com as promessas de Abril, né? As conquistas de Abril! Eram só paleio a partir do momento que tas começaram a tirar e tu ficaste quietinho, né filho? E tu fizeste como a avestruz, enfiaste a cabeça na areia: não é nada comigo, não é nada comigo, né? E os da frente que se lixem... 
E é por isso que a tua solução é não ver, é não ouvir, é não querer ver, é não querer entender nada, precisas de paz de consciência, não andas aqui a brincar, né filho? Precisas de ter razão, precisas de atirar as culpas para cima de alguém e atiras as culpas para os da frente, para os do 25 de Abril, para os do 28 de Setembro, para os do 11 de Março, para os do 25 de Novembro, para os do... que dia é hoje, hã?"

in FMI, José Mário Branco

Duas constatações importantes: 
1. Em Pombal não se brinca em serviço: de pequenino se aprende o que é um combatente, um herói do Ultramar (explicaram isso aos meninos, não explicaram?)
2. Ainda há cravos vermelhos. São exageradas as notícias sobre a sua morte.


3 comentários:

  1. Para os Partidos da direita o 25 de Abril não é para comemorar com muito entusiasmo. O Prof. Anibal nunca usou o cravo na lapela e como ele muitos. Como se sabe o Sr. Anibal é dos políticos que mais anos esteve no poder em Portugal depois de Salazar. Faz todo o sentido a direita comemorar o 25 de Novembro, pois foi a Vitória sobre os Comunistas, o acabar do PREC e principalmente evitar uma Guerra Civil. Eu como tenho quase toda a família ligada á direita sei bem o que eles pensam dos Comunistas, eu também não confio muito neles mas tenho uma atitude mais tolerante, talvez pelo facto de no verão quente de 1975 eu não ter ainda noção correcta da vida ( era mesmo muito pequenino).

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Boa tarde caro Roque.
      Sobre o Aníbal Cavaco Silva, é preciso relembrar que foi um informador da PIDE !
      Portanto, alguém com uma concepção exemplar sobre democracia, certo?
      Basta consultar os arquivos da Torre do Tombo.
      Saudações.

      Eliminar
  2. Hoje pela primeira vez em Portugal, um Governo toma posse, sem se mencionar o Titulo Académico, sinal que todos os Portugueses são iguais... desde o Prof. Dr. ao que tem o Ensino Básico.

    ResponderEliminar

O comentário que vai submeter será moderado (rejeitado ou aceite na integra), tão breve quanto possível, por um dos administradores.
Se o comentário não abordar a temática do post ou o fizer de forma injuriosa ou difamatória não será publicado. Neste caso, aconselhamo-lo a corrigir o conteúdo ou a linguagem.
Bons comentários.