29 de outubro de 2016

O sangue-azul do Cardal

                                          Foto: Forum Pombal. Quando tudo corria bem. Ou parecia que sim.

Foi um ar que se lhe deu. Num dia Narciso anuncia uma conferência de imprensa para se apresentar como candidato - e convida meio mundo a comparecer, entre autarcas e dirigentes de todos os partidos - noutro cancela-a. "Lamentando e por motivos alheios à minha vontade, serve o presente para cancelar a data prevista da conferência de imprensa, até nova data a informar". 
O E-mail chegou às caixas de correio já passava da uma da manhã de hoje, e foi escrito depois uma discussão acalorada que o ex-presidente da Câmara manteve com Pedro Pimpão, à saída do jantar de inauguração do Bodo das Castanhas, em Vermoil. O mesmo jantar onde se esqueceram de guardar lugar para ele, na mesa das entidades oficiais. 
Da conversa entre ambos pouco se sabe pode contar, ainda,  que o povo é bem educado e não se abeira de uma discussão tão séria, com implicações tão grandes para a vida de ambos - e do concelho que é nosso. Mas as ondas de choque não se fizeram sentir. Quem saiu em defesa de D. Diogo (o mesmo é dizer contra Narciso) foi o doutor João Coucelo, que respondeu ao mail de Narciso, enviando a resposta para todos os mortais da mailling list O médico - ex-vereador de Narciso, ex-mandatário de Narciso, ex-presidente da Assembleia Municipal, sempre pelo PSD, sempre próximo de D. Diogo - arregaçou o punho de renda e fez o favor de dizer ao meio mundo convidado de Narciso aquilo que a estrutura local do partido ainda não tivera coragem de escrever:
"Caro Narciso
Devias cancelar as tuas intenções de candidatura que eticamente são condenáveis nos moldes em que o fizeste.Se persistes tens de te demitir das funções na A.M o que é o mínimo de decência que te resta nesta farsa.
Sempre fui solidário contigo nos momentos mais difíceis e nem sempre tive igual tratamento,mas mantive a discrição que se exige a quem na política só pretende o bem publico.
Não alinho em lutas pessoais e cruzadas de mau gosto.
O que está feito, feito está mas trata de desfazer males maiores".
A parte melhor desse e-mail vem no fim. É quando Coucelo se despede de Narciso "com amizade", qual Sousa Veloso aos agricultores que o viam, com respeito, aos domingos de manhã.
Isto promete ser uma campanha de avanços e recuos. E não apenas por parte de Narciso. Na comissão política concelhia, "recuo" passou a ser o nome do meio. Não é Pedro?

9 comentários:

  1. Não vou comentar o teor do mail,porque a politica em Pombal bateu no fundo...só falta mesmo aparecerem os jagunços com carabinas...Começo a ter medo de estar em Pombal...Acho que vou mesmo pedir asilo politico

    ResponderEliminar
  2. Custa imaginar um homem como Narciso amedrontado por um e-mail. Donde, acredito que isto seja só um adiamento, não o cancelar da candidatura.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Também me parece, Gabriel :) O cancelamento foi uma atitude irreflectida. à Narciso, portanto. E o mail faz igualmente parte de uma estratégia, (bem) calculada.

      Eliminar
  3. E se o mail for Somente na ponta do Iceberg ? Ontem havia muita tensão no ar e a peixeirada laranja em Vermoil foi tenebrosa...Só faltaram os jagunços de carabina...medo...Esta gente pode-se tornar perigosa

    ResponderEliminar
  4. D. Paula, ou me permitir só Paula.
    Talvez eu possa ajudar. O que o Sr. Pedro Pimpão gritava (e ele sempre teve a voz alta, logos gritos ouvem-se longe) e eu sendo mulher do povo mesmo que esteja perto não entro no campo visual deles, é que o PSD estava TODO contra o Engo. Narciso Mota e que este estava a ACHINCALHAR o partido. Pronto agora é moda sermos todos emotivos ou então já não se consegue disfarçar!
    Nos tempos de liceu já o D. Diogo era conhecido como Marquês de Ficalho e a sua esposa tem na net, acessível a qualquer um a sua extensa árvore genealógica.
    Em Pombal cidade sempre ouve o culto do sangue azul versus Pombal Aldeia que também eram gozados pela pronúncia e pela forma de vestir.
    Triste é que tudo se mantém no séc. XXI e a mentira galga degraus antes inalcançáveis. Poder, objetivo de todas as sociedades secretas.
    E sim D. Diogo sou anónima porque tenho MEDO que o senhor "não olhe a meios para alcançar os fins.
    Mas sou tão povo que ninguém me vê! Anónima não, invisível aos vossos olhos irrigados pelo azul do sangue...

    ResponderEliminar
  5. Perdão a palavra não a achincalhar mas CHACOTEAR o partido.
    Não sendo relevante fica a correção.
    Acrescento falará verdade o Sr. Pedro Pimpão quando tentar assustar o Eng.º ao gritar aos quatro ventos a inexistência de apoios e apoiantes? Tanta preocupação porquê? Não bate a cota com a perdigota!!!

    ResponderEliminar
  6. Eles ainda pensam que vivem numa Monarquia e que são donos do POVO. Vale tanto o VOTO do "Marquês de Ficalho", como o Voto da senhora ANÓNIMA... Esta gente não se enxerga, é perigosa e manipuladora. Oh Povo abre os olhos.

    ResponderEliminar
  7. O Líder da Bancada do PSD na AM com este mail, só tem que ter coragem e pedir a demissão do Presidente da Assembleia Municipal. Quero ver se ele tem essa coragem como a teve no mail.

    ResponderEliminar
  8. Ainda me vou rir bastante com esta historia da candidatura ,ou nao do sr Eng.Tenho como certo que vai haver muito Pombalense a engolir enormes sapos,a ver vamos.

    ResponderEliminar

O comentário que vai submeter será moderado (rejeitado ou aceite na integra), tão breve quanto possível, por um dos administradores.
Se o comentário não abordar a temática do post ou o fizer de forma injuriosa ou difamatória não será publicado. Neste caso, aconselhamo-lo a corrigir o conteúdo ou a linguagem.
Bons comentários.