17 de novembro de 2016

São as eleições...

Chegados à véspera das eleições autárquicas, chegam-nos promessas de mais dinheiro para as autarquias. No passado, quando havia muita obra para fazer, eram os autarcas que reclamavam mais verbas ao governo. Agora, são os partidos do bloco central (PS e PSD) que oferecerem mais dinheiro às autarquias. Há umas semanas atrás, Eduardo Cabrita afirmou que “o governo fez um orçamento amigo das autarquia”; ontem, Passos Coelho reclamou “mais dinheiro para as autarquias”.
As autarquias recebem dinheiro demais.
Há, no entanto, autarquias com falta de dinheiro, por que criaram uma estrutura que as consome, e por que gastaram e endividaram-se demais - fizeram despesa sem retorno que originou demasiados encargos e consequente falta de dinheiro. Não necessitam de mais dinheiro; necessitam é de saber aplicá-lo. Mas há, também, autarquias (ex.: Pombal) que têm dinheiro a mais, e deixam-no a repousar nos bancos por que não sabem onde aplica-lo.
Já era tempo de os líderes políticos perceberem que as eleições se ganham com ideias e com candidatos credíveis, e não com mais dinheiro. Até por que o povinho já percebeu que o dinheiro do Estado sai-lhe do bolso.

1 comentário:

  1. Desta vez o Adelino Malho tem razão. A maioria das Camaras em Portugal fazem somente obras de fachada para iludir o povo e para conseguir manter as suas clientelas e as Empresas de Construção a ganhar dinheiro. Esquecem-se é que esse dinheiro vem do esforço do povo e não é dinheiro dos Autarcas. Pombal nesse caso é muito diferente, pois ha dinheiro mas faltam ideias para o aplicar em projectos úteis para o desenvolvimento de todo um Concelho. Em 2017 teremos novo rumo, com novos e velhos actores, mas uma coisa tenho a certeza depois da Campanha das próximas autárquicas nada vai ficar igual em Pombal. Será o fim do Reino ? O Retorno ao poder do povo ? Um projecto envolvendo vários Partidos ? Não consigo a esta distancia dar uma resposta, mas só sei que vai correr muita tinta e muita informação e contra-informação...Em Outubro de 2017 Pombal não será mais o mesmo. Para uns vai ser o seu fim politico para outros o inicio de uma nova era. O POVO É SOBERANO E SABERÁ ESCOLHER O MELHOR PARA O CONCELHO.

    ResponderEliminar

O comentário que vai submeter será moderado (rejeitado ou aceite na integra), tão breve quanto possível, por um dos administradores.
Se o comentário não abordar a temática do post ou o fizer de forma injuriosa ou difamatória não será publicado. Neste caso, aconselhamo-lo a corrigir o conteúdo ou a linguagem.
Bons comentários.