11 de julho de 2017

Mostrem lá o que valem, senhores deputados!


Passaram três semanas desde que o inferno de chamas consumiu terras e vidas nos concelhos do norte do distrito de Leiria. Reina uma desinformação nas redes sociais - onde cada um publica o que quer e se arma em repórter da desgraça e da caridade, como o mostram algumas páginas e vídeos por aí. Mas reina também uma descoordenação preocupante entre entidades e instituições diversas daquele território, há tanto abandonado. Até ao fatídico 17 de Junho, só quem lá ia tinha a percepção das ruínas da indústria, do isolamento e da pobreza que o marcavam. O fogo serviu (infelizmente) para mostrar ao país e ao mundo as fragilidades daquelas terras, que interessam pouco ao poder político porque representam uma agulha no palheiro das eleições. Cada um daqueles três concelhos tem menos eleitores que algumas freguesias do concelho de Pombal. Mas cada um deles é parte do país, contribui para ele e para o sustento da coisa pública. Portanto, aqui fica um lembrete aos senhores deputados eleitos por Leiria, que é como quem diz  eleitos (também) por aquelas pessoas que - efectivamente - estão a precisar muito de apoio, e não é só de beijos e visitas presidenciais: vão lá. Percebam o que está a falhar. Usem os vossos poderes e deveres para questionar, para agilizar, para pressionar o tempo e o modo de ajuda àquele povo. Ir de férias, senhor Primeiro-Ministro, ainda em rescaldo da catástrofe? Não. Instituições que lançam apelos desenfreados para recolhas massivas e agora lavam as mãos? Não. O voluntariado é muito lindo, é preciso, mas é ao Estado que compete assegurar a restituição das condições de vida daquela gente. E isso, garanto-vos, está muito longe de acontecer.

#Teresa Morais (PSD)
#Pedro Pimpao (PSD)
#Margarida Balseiro Lopes (PSD)
#José António Silva (PSD)
#Feliciano Barreiras Duarte (PSD)
#Assunção Cristas (CDS)
#António Sales (PS)
#Odete João (PS)
#José Miguel Medeiros (PS)
#Heitor de Sousa (BE)

7 comentários:

  1. Todos os Deputados da AM de Pombal autorizaram a doação das suas senhas de presença na reunião de Junho para a ajudar as vitimas dos fogos do Pinhal interior. Se os nosso Deputados da nação doassem também um mês de ajudas de custo já faziam algo por essa gente.

    ResponderEliminar
  2. Respostas
    1. "Não perca os próximos episódios, numa fotografia facebookiana perto de si!"

      Eliminar
  3. Sei de um deputado eleito na AMP que sem fotos ou comentários foi no seu carro levar os bens que ajudou a recolher e passou algum tempo a ajudar a arrumar. Mas ele faz questão de que o seu rosto não apareça em lado nenhum. Para que as suas acções como ser humano (bom, muito bom) que é não sejam confundidas com campanha politica.

    ResponderEliminar
  4. Paula Sofia da Luz discordo de muita coisa que escreve, por vezes, apetece-me dizer o que não devo e controlo-me.
    Desta vez SUBSCREVO na integra o seu texto e é meu dever dar-lhe os parabéns.

    O POVO está farto de panaceia política, de boas intenções está o mundo cheio, o provo precisa de ver acção, trabalho, obra.

    ResponderEliminar
  5. Maria José (Mizé para os amigos) Esse Deputado da CDU também autorizou a doação da senha de presença da ultima AM. Todos nós o fizemos sem qualquer intenção de retirar dividendos políticos da acção. Por acaso gostava de saber de o Sr. Presidente da CMP e todos os Vereadores contribuíram com igual valor.

    ResponderEliminar
  6. Sobre esta temática, três notas:
    Primeira, não quero que se saiba que não fiz voluntariado pelas vítimas dos incêndios!!!
    Segunda, os políticos são da mesma casta da malta. E há muita malta que crítica os políticos mas procura imitá-los em tudo; só que sem jeito nenhum. Usa a semântica para disfarçar o indisfarçável.
    Terceira, o voluntariado que se patenteia por aqui é (muito) pior do que a caridade - do que a esmola. O voluntariado que se apregoa por aqui é idêntico ao das freiras que visitam os enfermos nos hospitais. Praticam uma boa acção para si (julgam elas); não para os enfermos.

    ResponderEliminar

O comentário que vai submeter será moderado (rejeitado ou aceite na integra), tão breve quanto possível, por um dos administradores.
Se o comentário não abordar a temática do post ou o fizer de forma injuriosa ou difamatória não será publicado. Neste caso, aconselhamo-lo a corrigir o conteúdo ou a linguagem.
Bons comentários.