28 de julho de 2017

O Estado da Nação Política Local

Em ano de eleições, que vai determinar a mudança de muitos titulares de lugares políticos no nosso distrito, importa analisar o “Estado da Nação”, a nível local, antes de ocorrerem essas mudanças.
Previamente, é importante deixar aqui expressa a minha preocupação quanto ao que se diz estar a passar-se em Ansião. Não acredito ser verdade que, encontrando-se ainda em funções, o atual presidente de Câmara seja “sócio” de um empreendimento situado no seu concelho que, alegadamente, lhe servirá de garantia de futuro quando devolver a cadeira do poder a Fernando Marques. Seria mau demais que alguém, que tutela o licenciamento de obras e a fiscalização das mesmas, dado que tem o poder político máximo no seu concelho, aceitasse uma qualquer parceria como se fosse um mero cidadão comum. Por isso, não acredito que seja verdade! De resto, Rui Rocha, ao devolver a cadeira do poder ao seu dono, tal como Medvedev fez a Putin na Rússia, demonstra um calculismo político e uma frieza próprios de um autêntico eslavo. Não há dúvida que, do ponto de vista político, foi o mais eficaz possível. O PSD vai manter a Câmara de Ansião não correndo Rui Rocha os riscos suicidários do líder da concelhia de Pombal. Dessa forma, enquanto presidente da Distrital, assegura desde logo o lugar de deputado nas próximas legislativas. De se lhe tirar o chapéu! Ao invés, Pedro Pimpão, sabendo que está politicamente morto se perder a Câmara em Pombal, nem sequer arriscou ir como número dois de Diogo Mateus refugiando-se numa candidatura patusca à junta de freguesia de Pombal, com vitória garantida, assegurando, assim, emprego por mais quatro anos. Tenho de ser justo e deixar aqui patente a minha vénia pela sinceridade de Pedro Pimpão que, na apresentação da sua candidatura, disse concorrer por causa da sua família. Toda a gente sabe isso, mas ficou bem tê-lo assumido publicamente. Apesar de não ter tido coragem de arriscar ir na lista de Diogo Mateus à câmara, renegando assim Sá Carneiro, teve a dignidade de fazer essa confissão.
Como já escrevi no humorístico "Farpas Pombalinas", Narciso Mota, por sua vez, está prestes a fazer Haraquiri ao escolher para número dois o ex-vereador Micael António, conhecido como «o vereador do turno da tarde», quando dispõe de nomes fortíssimos como é o caso do Médico Emanuel Figueiredo, figura local estimada por todos, e do Coronel José Alberto Cordeiro Simões que dispõe de um curriculum impressionante, e tem, inclusive, o tirocínio de General. Meter «o miúdo» nestas condições é pura loucura que o fará perder as eleições. Escrevi também no humorístico «Farpas» que não acredito em imaturidades comportamentais perpétuas nem irreversíveis e que Micael António não irá, seguramente, cometer os erros do passado e poderá até ter um lugar, recuado, na lista e ser útil a Narciso Mota no caso de este ser eleito.
Farpas Convidadas: Fernando Gonçalves (Jurista/autor)

9 comentários:

  1. O Narciso fica em segundo lugar nos votos, não quer ficar como vereador e o Michael negoceia a coligação para ser vereador com pelouro do Diogo. E o PSD fica em paz suficiente até à guerra de fachada que vai ser promovida pelo Pedro Pimpão para ganhar força daqui a 4 anos.

    Deus me dê forças para aguentar tanto desrespeito pelas pessoas.

    ResponderEliminar
  2. Estás enganado amigo João André... As coisas em Pombal depois de 1-10 nunca mais serão iguais...novos ventos se levantam e em caso de não haver uma maioria a situação politica pega fogo e vamos ter eleições antecipadas...O melhor para o concelho era de haver duas forças com 6 Vereadores a fazerem um entendimento pós eleitoral. Sinceramente e só se houver muita hipocrisia, não acredito que o NHMH se junte ao PSD... até porque todos sabemos que os proscritos do PSD estão com Narciso e não perdoam a oligarquia vigente. Sempre disse e mantenho, D. Diogo é um politico muito competente mas o perfil de autarca não se entranhou. Acho que um dia poderá atingir patamares muito mais elevados (chefe de gabinete...Secretário de Estado ou até Ministro, pois é muito competente, mas autarca já mostrou que não está confortável nesse papel... o povo pá... é uma tremenda chatice.

    ResponderEliminar
  3. Relativamente aos assuntos de Ansião nada a dizer, pois, conheço o Dr. Fernando Marques, há muitos anos, tal como o Sr. Rui Rocha, e a sua eleição é um assunto dos munícipes do concelho de Ansião.
    Quanto aos assuntos políticos do concelho de Pombal, trata-se de uma opinião que eu, como cidadão, tenho de respeitar. Afirmar que a candidatura do Dr. Pedro Pimpão à junta de freguesia de Pombal é uma candidatura patusca revela de facto desconhecimento total do que é a realidade de POMBAL em que a junta de freguesia têm um orçamento próximo do de muitos concelhos deste País e ao nível de emprego já emprega mais cidadãos do que muitas das médias empresas deste concelho. Brevemente publico os números para que fique esclarecido a fim de não voltar a escrever sem fundamento. Quanto às considerações que faz relativamente a todas personagens com ou sem currículo político, não concordo mas respeito a sua opinião

    ResponderEliminar
  4. O Coronel José Alberto Cordeiro Simões?!...ahahahahahahah
    Deixem-me rir "importante figura essa" lá na tropa sim, junto do povo jamais Salomé...

    ResponderEliminar
  5. Foi esse Sr. que estragou um jantar na Freguesia do Carriço quando no final do discurso do Presidente da Junta teve palavras pouco próprias num evento de amizade e confraternização entre o povo da aldeia.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Não conheço a figura. Mas sendo assim...a coisa promete.

      Eliminar
    2. Não tenha pena Paula!... Não tenha pena.

      Eliminar
  6. Para que não restem dúvidas relativamente à candidatura do Sr. Dr. Pedro Pimpão, supostamente “patusca “ segundo o escrito, aqui publico alguns dados comparativos, dos concelhos de Ansião Alvaiázere, Castanheira de Pêra, Figueiró dos Vinhos e Pedrogão Grande com a freguesia de Pombal:

    Aldeias Área Km 2 População Eleitores Empreg Orçam
    2015

    FREGUESIA POMBAL 78 98,5 20. 220 15.980 53 1200



    Concelho Alvaiázere 160,5 7.280 7.010
    Concelho Ansião 176,8 13.128 12.226
    Concelho Pedrogão Grande 128,75 3.915 3.604
    Concelho Cast. Pera 66,77 3.191 2.931
    Concelho Figueiró Vinhos 173,4 6.769 6.164

    Ao ler esta publicação vieram à minha mente clássicos que li em tempos Santo Agostinho nas suas homilias dizia que o mal era um buraco no bem, frase perfeitamente compreendida com esta publicação no Farpas, por outro lado, outro filosofo, julgo que Kant. dedicada às essências da religião afirmava que numa vontade patologicamente afectada de um ser racional pode encontrar-se um antagonismo entre máximas e as leis práticas, reconhecidas por ele mesmo.
    Ora, perante os factos, as afirmações aqui escritas só podem ser reconhecidas pelo próprio.

    ResponderEliminar
  7. Peço desculpa julgo que por questões de software o meu texto foi alterado o que torna difícil a sua leitura agradeço publiquem o gráfico
    FREGUESIA DE POMBAL: 78 Aldeias; 98,5 Km 2; 20.220 habitantes; 15.980 eleitores; 53 empregados e orçamento de 1.200.000,00 euros
    CONCELHO DE ALVAIÁZERE 160,50 Km 2; 7.280 habitantes; 7.010 eleitores
    CONCELHO DE ANSIÃO 176,80 Km 2; 13.128 habitantes; 12.226 eleitores
    CONCELHO PEDROGÃO GRANDE 128,75 Km 2; 3.915 habitantes; 3.604 eleitores
    CONCELHO CAST. DE PERA 66,77 KM 2; 3.191 habitantes; 2.931 eleitores
    CONCELHO FIGUEIRÓ VINHOS 173,4 KM 2; 6.769 habitantes; 6.164 eleitores
    As filosofias são a fertilidade do nosso cérebro em acção e os exemplos filosóficos clássico multiplicam-se: se disser-mos que depois de um alto há um baixo a inversa também é verdadeira.depende do lado onde estivermos; se alguém souber onde fica o lado de trás da árvore que me informe !

    ResponderEliminar

O comentário que vai submeter será moderado (rejeitado ou aceite na integra), tão breve quanto possível, por um dos administradores.
Se o comentário não abordar a temática do post ou o fizer de forma injuriosa ou difamatória não será publicado. Neste caso, aconselhamo-lo a corrigir o conteúdo ou a linguagem.
Bons comentários.