17 de julho de 2017

Quo vadis PS?

Com o governo em alta nos estudos de opinião, a economia a crescer em força e a confiança das famílias no valor mais alto deste século; o PS teria tudo para fazer um grande resultado nas eleições autárquicas. Em Leiria não o terá, provavelmente. Não são necessários estudos de opinião ou recolher o sentimento das populações para o afirmar; basta falar com os dirigentes do partido no distrito - é raro encontrar um que acredite num bom resultado, mesmo entre os que são candidatos.
Se exceptuarmos Leiria, Marinha Grande e Nazaré - onde o partido está a trabalhar bem e ganhará as eleições (Marinha Grande será difícil) -, a noite de 1 de Outubro não trará boas noticias para os militantes e apoiantes, no distrito. Seria conveniente que os dirigentes e militantes tivessem consciência que o partido, se não crescer nestas eleições (onde beneficia de uma conjuntura geral muito favorável), terá, nos próximos anos, um futuro sombrio na esmagadora maioria dos concelhos do distrito. Mas tão importante como perspectivar este cinzento cenário, é perceber as causas internas do provável falhanço e corrigir o que ainda for corrigível.
O partido - na federação e na esmagadora maioria das concelhias - não tem estratégia, não tem discurso nem coordenação mínima. Actua de forma desgarrada, atabalhoada e simplista; queima etapas, pessoas e imagem; faz más escolhas sem necessidade, vezes demais. Só assim, com tanto erro, é possível levar uma "chapelada" do adversário (PSD) mais enfraquecido que o partido alguma vez enfrentou.

PS: No norte do distrito o desenlace estava traçado, mas a tragédia recente introduziu grande incerteza que pode beneficiar o PS.

11 comentários:

  1. Adelino Malho...Tu é que já queimaste todas etapas e as tuas hipóteses de voltares a ter uma voz credível no PS. Um militante a criticar publicamente o Partido quando nos órgãos próprios fica calado revela bem a credibilidade e o seu carácter como homem. Não te esqueças que já foste Presidente da Concelhia devias ter um bocado mais de bom senso.

    ResponderEliminar
  2. Esclarecimento: no partido tenho falado até demais.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Desculpa Adelino, mas eu sou militante desde 2015 e tenho ido as todas as reuniões e das vezes que te lá vi estavas a fazer papel de "assistente" e não te vi a dizer uma única palavra, nem no ultimo, na sala pequena do cine teatro, onde esteve o Presidente de Federação.

      Eliminar
  3. O roque precisa mostra que é mais socialista que os socialistas. Do PSD ao PS, com uma fuga ao "Pombal Humano" e rápido refúgio e regresso ao PS, assim vai António Roque.
    Agora até já pretende ser polícia de costumes na vigilância dos seus militantes (do Malho) críticos ou menos religiosos ortodoxas. Para ele, parece que a liberdade e a capacidade crítica terão de ser eliminadas.
    Simultaneamente, o PS de Pombal pensa poder ganhar eleições, abdicando de marcar posição e esperando que o Pombal Humano enfraqueça o PSD. E entretanto, assim se vai afastando da hipóteses de ganhar eleições. Aliás, no passado recente, o PS terá mesmo concertado posições com o "Pombal Humano" "arranjando-lhe" candidatos...

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Conforme o meu telefonema para V. Exa. Dr. José Gomes Fernandes...Ainda bem que as suas verdades são só suas. Preocupem-se é em não perder por muitos.

      Eliminar
    2. Tenho tantas saudades do tempo em que era "da casa"...
      Lembro-me tao bem dos seus posts, onde criticava a política de subsídios do executivo municipal.
      E agora? Passou a concordar?

      Eliminar
  4. José Gomes Fernandes, hoje de manhã, já me fez rir!!!
    Quem arranjou candidato a quem? Concentre-se lá com a sua campanha, e deixe as outras candidaturas.
    Boa campanha!

    ResponderEliminar
  5. Relativamente ao PS arranjar candidatos para o NMPH, deve ser porque a fábrica de candidatos do PSD anda com problemas de produção (ouvi dizer). Mas poderiam sempre recorrer aos "stocks" se tivessem cuidado convenientemente dos "produtos armazenados", mas deixaram-nos "estragar", por problemas de "acondicionamento", foram com muita sede ao pote (não é o dos leitões), e esqueceram-se de o tapar. Como diria Lavoisier "Na Natureza nada se cria, nada se perde, tudo se transforma"

    ResponderEliminar
  6. Amiga Marlene
    Quem lhe disse que eu já concordo com a política de subsídios sem justificação?
    Estará a lembrar-se da "pombalense humana" política de subsídios para tudo e para nada que a Srª Vereadora também a aprovava ou consentia e eu aqui reprovava, por entender que retirava dinheiro público (dos impostos resultantes do esforço de quem trabalhava e produzia) para o distribuir em favores a clientelas. Tudo era festa… Até algumas associações sem órgãos sociais, sem sócios e sem eleições e algumas comissões de capelas e de merendeiras (sem personalidade jurídica) recebiam subsídios.
    Como também se recordará, eu dizia que apenas tolerava ou aceitava que o poder central ou autárquico, quando não executa as tarefas que lhe são atribuídas por lei, no domínio da cultura e do desporto, as possa confiar a associações, devendo então atribuir os correspondentes meios financeiros. Tudo e sempre com regras bem definidas e mediante controle da legalidade do funcionamento das associações, tanto a nível organizacional como a nível de prestação de contas, o que não era feito, uma vez que até algumas comissões das capelas e das merendeiras (sem personalidade jurídica) recebiam subsídios.
    Para além do dinheiro público queimado em brincadeiras, muito caras para os contribuintes, podemos ver ainda, espalhados pelo concelho, alguns barracões e “recintos” inativos ou em ruínas.
    Creia, assim, que continuo igual a mim próprio, embora evolua sempre um pouco, como é natural, pelo menos ficando mais velho.

    ResponderEliminar
  7. José Gomes Fernandes...deve estar a falar do pavilhão das Meirinhas e do Estádio das Meirinhas...é a vida é o povo que mais ordena...e desde 1993 que VOTA PSD...Mas pode mudar É CLARO

    ResponderEliminar
  8. Caro amigo José Gomes, fala na política de subsídios como se fosse passado...
    Eu estou a falar no presente! É que subitamente deixei de ouvir opinar nesta matéria. Quando afirma que em muitos subsídios votei a favor, com certeza se refere a este mandato, como sabe não era vereadora no anterior. Mas esqueceu-se de referir das situações em que votei contra. Recorda-se daquelas situações em que se subsidiava obras "ilegais"? Apesar destas terem sido aprovadas por maioria, com o nosso voto contra, essas associações ainda não receberam o subsídio...sabe porquê? Porque agora exigem que se proceda à um processo de licenciamento só depois receberão o respetivo subsídio! Pois é...apesar de estarmos em minoria quando foi votado, pelos vistos, deram-nos razão!

    ResponderEliminar

O comentário que vai submeter será moderado (rejeitado ou aceite na integra), tão breve quanto possível, por um dos administradores.
Se o comentário não abordar a temática do post ou o fizer de forma injuriosa ou difamatória não será publicado. Neste caso, aconselhamo-lo a corrigir o conteúdo ou a linguagem.
Bons comentários.