4 de dezembro de 2018

CMP, a PME Excelência

Em Portugal há uma indústria que floresce: a Indústria do Galardão. As suas origens remontam aos famosos prémios da Farinha Amparo, e daí para diante foi sempre a crescer. Difícil, actualmente, é conseguir escapar ao galardão/Diploma.
No sector privado, o galardão mais atribuído e ostentado é o diploma PME Excelência - de excelência não tem nada, cheira até a mau prenuncio. Na última década foram atribuídos dezenas de milhares, uma boa parte a empresas entretanto desaparecidas. 
No sector publico, os galardões multiplicaram-se ainda mais. Chegar-lhes depende do gosto e da carteira - óbices despiciendos no sector publico. A CMP tem trabalhado afincadamente para os galardões, e as distinções têm caído: Bandeira Verde ECOXXI - 5.º Município Mais Sustentável; Autarquia Familiarmente + Responsável; 3.º no Anuário Financeiro dos Municípios ; 15.º Índice de Governação Local; etc. É bom ser distinguido, mas o que deveria contar é ser Distinto. Pombal viciou-se neste registo: pobrete e alegrete. Vive nisto, mas não vive disto. Não lhe acontecerá como aos milhares de PME Excelência que desapareceram, porque é Estado, mas desfalece a olho nu. E paradoxo dos paradoxos: quanto mais desfalece, mais galardoado é!
Era tempo dos políticos - e dos cidadãos que os elegem - perceberem uma coisa simples: quem trabalha para a aparência agrava a realidade. Era tempo do poder instalado (que não é verdadeiramente questionado) se questionar: deve trabalhar para a fotografia ou para resultados?

1 comentário:

  1. “Não discutimos Deus e a virtude. Não discutimos a pátria e a sua história. Não discutimos a autoridade e o seu prestígio. Não discutimos a família e a sua moral. Não discutimos a glória do trabalho e o seu dever.”

    “As discussões têm revelado o equívoco, mas não esclarecido o problema; já nem mesmo se sabe o que há-de entender-se por democracia.”

    “A liberdade diminui à medida que o homem evolui e se torna civilizado.”

    “Manda quem pode, obedece quem deve.”

    “Deus, Pátria, Família.”
    “Tudo pela Nação, nada contra a Nação.”

    25 DE NOVEMBRO...SEMPRE

    ResponderEliminar

O comentário que vai submeter será moderado (rejeitado ou aceite na integra), tão breve quanto possível, por um dos administradores.
Se o comentário não abordar a temática do post ou o fizer de forma injuriosa ou difamatória não será publicado. Neste caso, aconselhamo-lo a corrigir o conteúdo ou a linguagem.
Bons comentários.