6 de agosto de 2020

Brisazinha

Não me recordo de uma conjuntura tão favorável à mudança de regime em Pombal. Há 3 anos, a disputa entre o PSD A e o PSD B, não configurava exactamente uma perspectiva de transformação.

Entrou Agosto sem que os que se opõem(?!?) ao status quo instalado indicassem os seus postulantes ao Convento do Cardal. Não será crível que alguma decisão tomada em plena silly season acrescente algo de substantivo (seria too silly). Sem essa designação (URGENTE), uma gestão bem-sucedida (vitoriosa) do complexo, difícil e DECISIVO dossier das candidaturas às freguesias ficará seriamente (por ventura, definitivamente) comprometida. Esta contemporização também não favorecerá uma eficaz angariação de apoios / recursos, tão necessários à prossecução de uma campanha eleitoral digna.

Eventuais determinações das estruturas partidárias centrais e distritais (sofrivelmente conhecedoras do nosso “microclima político”) ou quaisquer outras justificações (COVID – 19 incluído) não deveriam ser capazes de obstaculizar a compreensão de que se estão a viver tempos excepcionais. E tempos excepcionais exigem acções excepcionais.

Urge que os “ventos de mudança” (tão propalados em surdina) tomem apressadamente a forma e o corpo de um vendaval erosivo. Até agora, não parecem mais do que uma suave brisa. Daquelas que mal se sentem na cara. Talvez a rentrée coincida com uma eloquente subida na escala de Beufort. OU ENTÃO…

Einstein formulava uma adjectivação curiosa para os que fazem sempre as coisas da mesma forma e esperam resultados diferentes.

5 comentários:

  1. Anibal, eu gostaria que o dia de amanhã fosse o principio da mudança...falta um ano e é preciso fazer tudo...mas tudo mesmo. Desde escolher o Master, até aos Candidatos ás Juntas...E olha que estamos mesmo a começar do Zero...digo isto porque o da Redinha já deve ter assinado por outra cor.

    ResponderEliminar
  2. Amigo Aníbal compreendo o seu desejo mas quero crer que o vendaval que deseja mais uma vez não irá para além da brisazinha. A alternância de regime exige empenho de muitos e organização desses tantos, coisa que há muito não há em Pombal e também não será à ultima da hora, ainda por cima das preocupações Covid, que esse almejar sebastianico acontecerá.
    Como bem disse houve um PSD A e um PSD B há 3 anos e lhe garanto que já há agora um PSD C e talvez um PSD D que na altura própria talvez se concentre num único PSD P com organização e vontade suficiente para apresentar as propostas mais credíveis aos lugares autárquicos.
    Eu bem percebo o estímulo que o meu amigo quer dar às hostes em que milita, anquilosadas e asténicas, para as quais aqui o nosso "Proletário do Louriçal" está sempre cantar vivas e olés num desespero de Ventilador pandémico. O problema amigo Cardona é que não é uma andorinha que faz a Primavera, e infelizmente por cá na oposição só se vêem andorinhas em diminutos bandos e em final de estação política que, como tal, nenhum sol acrescentam.
    O PSD que por entre mares e maremotos vai sempre navegando sem desistir no final está sempre em posição mais organizada, com um "bando de andorinhas" muito mais significativo, capaz de apresentar e divulgar a melhor proposta e protagonistas que colham a preferência da população que mais ordena.
    E note que é sem cinismo que falo em "infelizmente" porque não reconheço menor valor individual aos alérgicos ao laranja e a oposição é fundamental para se dirimir a política séria e honesta e obrigar todos a esforçarem-se pelo melhor que cada um sabe encontrar.
    Bem sei que na política tradicional há acantonamentos partidários que dão ideia de uns serem muito diferentes dos outros e, na realidade, até nem são assim tanto; São apenas outros a defender quase o mesmo mas com outras cores e também dando oportunidade a diferentes.
    Porque em todas as organizações há bons e maus elementos, boas e más práticas e bons e maus resultados governativos, e isso de "temos os melhores e somos os melhores" não passa daquele Grito de Guerra com que os lideres gostam de estimular os seus.
    Bem sei que aqui o proletário que se gosta de meter comigo fica assim um bocado sem argumento porque dirá assim: Oh Serra,perdão, Oh Conde, assim não vale porque você assim tira toda a aficion à coisa e a gente depois excita-se como?
    Também lhe direi que do lado que eu ajudo (penso eu) haverá outros tantos um pouco amargurados por me verem dizer estas coisas, mas lá está, dizer a verdade sem rebuço nem travão amedrontado não é para todos, só apenas para aqueles que gostam de contribuir com inovação sem cingimentos a credos e postulados que outros preteritamente inventaram.
    Desculpem lá esta desmontagem do jogo político e ser um desmancha-prazeres mas é mesmo aquilo em que acredito: A realidade nua e crua sem paixões mas com emoções.
    Mas força na bola assim mesmo porque a soma das ações de todos nós tem de resultar em algo melhor também para todos nós.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Caro Conde...Em Democracia não se ganham eleições...perdem-se por palavras, actos e omissões. No condado do Oeste já houve mudança, Na Cidade Roda também...
      Para si Caro Conde, que é temente a Deus e acredita que a só a fé nos salva deixo-lhe aqui esta oração que aprendemos na Doutrina: Confesso a Deus, Pai Todo-Poderoso e a vós, irmãos, que pequei muitas vezes por pensamentos e palavras, atos e omissões, (batendo no peito) por minha culpa, minha tão grande culpa.
      E peço à Virgem Maria, aos Anjos e Santos, e a vós, irmãos, que rogueis por mim a Deus, Nosso Senhor.

      Eliminar
    2. Perdoai-lhes senhor porque eles não sabem o que fazem, quanto mais o que dizem!
      E tu prometeste nas bem-aventuranças: benditos os "Pobres de Espírito" porque deles é o reino dos céus. Reservai senhor um bom lugar nesse reino dos céus, embora sem pressa nenhuma e quanto mais tarde melhor, a este esforçado candidato, porque no Reino da Terra já não há Cristo, nem conde, que aguente...

      Eliminar
    3. Caro Conde...Ide em Paz e o senhor nos acompanhe.

      Eliminar

O comentário que vai submeter será moderado (rejeitado ou aceite na integra), tão breve quanto possível, por um dos administradores.
Se o comentário não abordar a temática do post ou o fizer de forma injuriosa ou difamatória não será publicado. Neste caso, aconselhamo-lo a corrigir o conteúdo ou a linguagem.
Bons comentários.