13 de agosto de 2020

Democracia à moda do Louriçal

O João Pedro Domingues denunciou hoje no seu perfil de Facebook o que eu julgava ser impensável, pelo menos à descarada: o presidente da Junta do Louriçal, José Manuel Marques, um dos  barões do PSD local, terá ameaçado a Associação Pik-Nik de não a subsidiar com mais um tostão enquanto o dirigente João Pedro não deixar de fazer publicações nas redes sociais como as que são conhecidas.
O João Pedro - que nas últimas eleições foi candidato pelo Bloco de Esquerda à Junta de Freguesia do Louriçal - faz um importante trabalho de denúncia pública sobre o que é preciso melhorar na vila e na freguesia. E o senhor José Manuel não gosta, está bem de ver. Eu tenho dúvidas de que o senhor José Manuel goste de alguma coisa que não seja a paz podre, o saudosismo latente nas suas intervenções na Assembleia Municipal, o beija-mão. Para sorte minha  (e dele, sobretudo), já não nos cruzámos na vida pública do Louriçal. Quando eu lá morava, quando eu lá estudava e participava da vida da minha aldeia e da minha freguesia, ele recusava sempre os convites do PS para integrar as listas autárquicas à Junta de Freguesia. Justificava então que "tinha uma porta aberta". Era chato. Mas um dia percebeu que havia uma maneira de escancarar a porta, desde que fosse pelo PSD. E assim se tornou esse autarca modelo, paladino da liberdade de expressão - e de imprensa, não esquecer que acolhe, protege e tem lugar cativo naquela espécie de jornal que se faz no Louriçal. 
Talvez valha a pena lembrar que nem a Junta e as verbas são dele. Assim como é importante sublinhar o mesmo à Associação Pik-Nik. Se embarcou nessa chantagem é grave. Se não embarcou deve vir a público denunciá-lo. Estamos sentadinhos à espera. 

adenda: esperámos, e noite dentro a Associação veio emitir um comunicado, que diz tudo. Basta saber ler. https://www.facebook.com/lourical.futsal/photos/a.292929168188695/765995650882042


2 comentários:

  1. Eu sou sócio da Associação PIK-NIK, com quotas em dia e afastei-me da equipa de Futsal, da qual sou fundador pelas acções desse Sr. João Pedro. Nestas Associações deve-se promover a concórdia com toda a gente e não a discórdia. Como o grande Treinador Manuel Machado disse um dia ao JJ: "Um Vintém é um Vintém..."

    ResponderEliminar
  2. Ò Roque, no Louriçal toda a gente conhece o João Pedro Dominges (Bife). Circula no Louriçal que isto foi por causa de uma denuncia que ele fez no facebok tendo pedido antes pela secção desportiva e pelo participante que caiu para não fazer. Ca para mim parece que cuspiu no prato (Pic Nic) onde comeu e fez por interesse politico.

    Depois diz que tem conhecimento de provas gravadas "Além de existirem testemunhas de tudo o que foi mencionado no dia 12 na referida reunião também existe provas gravadas da mesma."

    "A Constituição protege o direito à palavra, e o Código Penal prevê como crime a gravação não consentida de palavras proferidas por outra pessoa e não dirigidas ao público (crime de gravações e fotografias ilícitas). O mesmo crime comete quem utilizar ou permitir que se utilizem tais gravações.

    A Constituição consagra também o direito à reserva da intimidade da vida privada e a inviolabilidade da correspondência e dos outros meios de comunicação. O Código Penal, dando expressão a esses direitos, prevê como crime a intercepção, gravação, registo, utilização, transmissão ou divulgação de conversas e de comunicações telefónicas, se estas condutas forem praticadas sem consentimento e com intenção de devassar a vida privada das pessoas visadas.

    Todos os crimes indicados são sancionados do mesmo modo: com pena de prisão até 1 ano ou com pena de multa até 240 dias."

    ResponderEliminar

O comentário que vai submeter será moderado (rejeitado ou aceite na integra), tão breve quanto possível, por um dos administradores.
Se o comentário não abordar a temática do post ou o fizer de forma injuriosa ou difamatória não será publicado. Neste caso, aconselhamo-lo a corrigir o conteúdo ou a linguagem.
Bons comentários.