24 de setembro de 2021

Os debates autárquicos – mãos cheias de nada

Os debates autárquicos, que por cá se foram realizando, roçaram a mediocridade. Salvou-se um ou outro debate para as juntas - por exemplo o de Almagreira - e o debate entre os cabeças de lista à Assembleia Municipal. A mediocridade resultou de candidatos e moderadores impreparados – quando se junta a (má) bota com a perdigota dá sempre nisto. Senhores(as) moderadores, a mesma “pergunta”, amplamente aberta – uma “deixa” –, para todos os candidatos compromete o debate.


A temática do “Desenvolvimento Económico” foi a grande bandeira que todos os candidatos quiseram ostentar, geralmente sem saberem do que estavam a falar e desconhecendo a impotência do presidente da câmara para o proporcionar. Percebeu-se que queriam falar de Crescimento Económico – coisa bem diferente. A maioria das propostas avançadas são vulgaridades ou tontices, como, por exemplo, aquela de levar a fibra-óptica a todos os lugares das freguesias.  

O último debate entre os cabeças de lista à câmara foi pobríssimo, enfastiante até. Surpreendentemente, o público enriqueceu mais o debate que os próprios candidatos, com ideias que vale a pena levar em consideração. Uma delas – a mais relevante e valorosa para a cidade/concelho – foi a que propôs abandonar a ideia de requalificar a Zona Industrial da Formiga e reconverter o espaço em área habitacional (e lúdica, acrescento eu). Decididamente, uma ideia a considerar no imediato; até porque aquilo já não é uma Zona Industrial e já está rodeada por novas urbanizações destinadas a habitação.

Pombal precisa de ideias arrojadas que rompam com o marasmo e a ineficiência dos arranjos e das benfeitorias.     


Sem comentários:

Enviar um comentário

O comentário que vai submeter será moderado (rejeitado ou aceite na integra), tão breve quanto possível, por um dos administradores.
Se o comentário não abordar a temática do post ou o fizer de forma injuriosa ou difamatória não será publicado. Neste caso, aconselhamo-lo a corrigir o conteúdo ou a linguagem.
Bons comentários.