5 de agosto de 2022

Pombal de realidade alternativa





A 24 de abril a CIM Região de Coimbra promoveu uma caminhada que percorreu,  entre outras zonas, o Vale dos Poios.

Sempre que os nossos pés percorriam territórios geridos pela Câmara Municipal de Soure ou de Condeixa-a-Nova, os nossos sentidos sentiam-se reconfortados e tranquilos pela preparação dos espaços e pela adequação das indicações aos caminhantes. Todavia, a entrada em território do concelho de Pombal era facilmente identificada como se pode comprovar na imagem.

Um dos aspetos marcantes desta caminhada é a possibilidade de contacto direto com a Natureza, sentido os cheiros, escutando a fauna e observando a vida natural que ali prolifera, sem interferências tecnológicas. Nem poderia ser de outro pois pois, em grande parte do percurso, nem existe rede 2G, 3G ou 4G.
Mas eis que, com pompa e circunstância, se anuncia que Pombal é uma cidade 5G (e bem), com destaque para a realidade aumentada da Serra de Sicó. Esta é a imagem de Pombal nestes tempos: tudo é virtual, baseada em realidade aumentada, quiçá, realidade alternativa. Só para quem queira ver, claro.

Luís Gonçalves
professor

1 comentário:

  1. Pombal, ao contrario daquilo que se escreve nunca teve (se isso pode ser dito desta maneira) "turismo" puro e duro" temos umas coisitas para ir vendo...nao tem muito interesse o nosso concelho...nem tem de ter!!! critico, sim, a "nossa" praia que tem um dos areais mais perfeitos da nossa costa e nao tem condicoes nenhumas ...especialmente para esta altura do ano. Temos o Castelo que quase esta sempre fechado! se uma pessoa for deficiente motora sera impossivel visitar o Castelo...basta ir ver! nunca fomos bons nisso. Nao foi nem nunca sera um tema verdadeiramente a ser debatido...porque afinal de contas nao existe turismo nenhum em Pombal e nao vejo nenhum mal nisso!
    Cumprimentos.

    ResponderEliminar

O comentário que vai submeter será moderado (rejeitado ou aceite na integra), tão breve quanto possível, por um dos administradores.
Se o comentário não abordar a temática do post ou o fizer de forma injuriosa ou difamatória não será publicado. Neste caso, aconselhamo-lo a corrigir o conteúdo ou a linguagem.
Bons comentários.