29 de novembro de 2022

O profeta anda embevecido

O Pedro prometeu o céu: apresentou-se aos pombalenses como o profeta da felicidade – da boa-vontade, do amor e da felicidade (ou seja: da excitação, do optimismo vazio e do esgotamento fisiológico (da fraqueza)). Como tem pavor ao insucesso pediu – comprou – logo um “estudo” que atestasse a felicidade da malta. E teve-o à medida dos seus desejos. O “estudo” diz - dito pelos que cá vivem; os que partiram terão, com certeza, opinião diferente - que Pombal está entre os melhores concelhos para viver, de entre os que pagaram para entrar no “estudo”. 



O Pedro é um escravo da aparência, sempre àvido a surfar ondas, que acredita que o céu estrelado gira em torno do destino do Homem. Anda, agora, embevecido com o dito “estudo”, e apregoa-o até à náusea. Desconhece - ou quer enganar os pacóvios – que a haver algum mérito, nesta suposta “felicidade”, é de D. Diogo e não dele. Logo, impunha-se algum decoro - até porque conspirou para afastar D. Diogo. Mas o Pedro não é capaz de se conter, precisa de gozar as suas pequenas glórias como as crianças saboreiam as suas guloseimas, vive sempre no exaltado estado febril pelo sucesso, crente na fantasia que faz coisas, tem ideias e vai ter sucesso.

No que este Pedro acredita!

6 comentários:

  1. Amigo Malho, você não larga o homem, e zurze, zurze, zurze até à exaustão, como se quisesse terçar a sua visão pessimista com a visão otimista e estimuladora dele, sobre o devir pombalino.
    Há várias formas de se fazer avançar uma comunidade, seja pelas iniciativas empreendedoras com sucesso ou pelo estímulo a que as mesmas possam acontecer por concitamento das vontades coletivas que eventualmente podem vir a ser bem mais eficazes e produtivas que as outras muito inteligentes mas solitariamente determinadas.
    Porque do mesmo modo que não se provam irrefutavelmente as conclusões do estudo que critica, por serem à medida do cliente, também não as consegue infirmar apenas apoiado no vago “toda a gente sabe que, ou vê que”…
    Portanto estamos aqui num impasse de meras opiniões em que obviamente ganha a dele porque é ele que está no comando e o meu amigo somente na plateia a ver a banda passar.
    Também não é justo remeter para o antecessor o mérito exclusivo daquilo que ele se possa orgulhar agora, nem tão pouco é justo dizer que ele “conspirou” para afastar o DM.
    DM teve atuações de enorme aplauso e reconhecimento que ninguém regateia e que se perpetuam para além dele, porém a sua queda é de sua exclusiva responsabilidade porque por entre sucessos, vitórias, boas decisões e orientações muito assertivas, enveredou por outras intervenções demasiado mal vistas, demasiado arrogantes, demasiado suicidárias, para que tudo passasse em claro e sem consequências. E por isso aqueles com responsabilidades políticas tiveram de assumir as posições chatas, difíceis, indesejadas e até amarguradas de encontrar soluções que ultrapassassem as inconformidades que não se podiam manter. E isso não é conspirar, é assumir as responsabilidades das decisões difíceis mas necessárias.
    Na política há que saber ser, saber fazer e saber estar e também saber sair quando se manifesta necessário ou aconselhável.
    E por isso amigo Malho, vamos a ver que frutos trarão esta forma de intervenção e de estímulo que o Pedro, concordo, distribui em abundância, embora o meu amigo ache que seja a via errada e de insucesso garantido.
    Mas isso o meu amigo não pode garantir, apenas admitir!

    No que o meu amigo acredita…
    😉

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Ele (o Pedro) é que não nos dá descanso...
      E eu até nem sou tão exigente como dizem, contentava-me com o "saber ser" político...

      Eliminar
  2. Só quero dizer que não acredito nas teorias de conspiração. O D. Diogo só não faz os 3 mandatos de lei, porque misturou a vida pessoal com a vida do partido. O partido nisso nunca iria perdoar. O D. Diogo é que cavou a sua própria sepultura politica. Poderá ressuscitar, pois muitos dentro do partido já suspiram pela sua retoma. Pedro é muito melhor pessoa que D. Diogo, mas politicamente não tem punhos para governar um Município. A equipa de trabalho politico do Pedro é a mais débil dos últimos 40 anos. Atrevo-me a dizer que a equipa de trabalho da Carla Longo é muito mais eficaz do que a equipa de trabalho do Pedro. O PSD tem gente nas suas fileiras tão competentes e depois a escolha é o que se vê.

    ResponderEliminar
  3. Respostas
    1. Manuel Serra, o Sr. sabe que eu sei o que todos sabem. Lá pela R. Dr. Luís Torres. Existem muitos Barões do Partido descontentes com este Executivo da CMP.

      Eliminar
    2. Oh Roque, essa do "todos sabemos que" é sempre um argumento aleatório que tanto pode ser verdade como mentira e, outra coisa, acaso hajam alguns descontentes com este executivo, o que será normal, já não se pode daí concluir que um desconforto seja equivalente a Ó tempo volta para trás...
      O caminho do futuro é sempre para a frente e não com revivalismos daquilo que já deu os seus frutos e na sua época se utilizaram e também passaram...

      Eliminar

O comentário que vai submeter será moderado (rejeitado ou aceite na integra), tão breve quanto possível, por um dos administradores.
Se o comentário não abordar a temática do post ou o fizer de forma injuriosa ou difamatória não será publicado. Neste caso, aconselhamo-lo a corrigir o conteúdo ou a linguagem.
Bons comentários.