15 de março de 2023

A Casa que é de todos e não é de ninguém



A nova imagem (gráfica) da Casa Varela foi apresentada no sábado. Era suposto que a revelação da "nova identidade" - como lhe chama a Câmara - fosse acompanhada do anúncio da/das/do/dos responsáveis por este Centro de Experimentação Artística, que tanto tem dado à Cultura da terra, enriquecendo-a cá dentro e projectando-a para fora. Mas a sessão foi aquilo que se viu: um público maioritariamente constituído pelos artistas que frequentam a Casa (em residências artísticas), em que pouco ou nada se disse sobre quem fez a nova imagem e por que a fez. 

Depois da saída de Filipe Eusébio, a Casa tem estado a ser dirigida oficiosamente por Diana Figueiredo, de quem a única coisa que se sabe é que assume a curadoria de algumas exposições. O presidente Pimpão não a nomeou directora, atirando a responsabilidade maior para a Unidade Cultura, dirigida por Sónia Fernandes. E para compor o ramalhete, entregou à vereadora Gina a tarefa de apresentadora da sessão, pois que leu um guião sobre o que aconteceu e o que vai acontecer, à laia de agenda. De permeio, Pimpão focou-se em responder a recados do Facebook. Foi quando disse que a Casa é de todos, e que - pasme-se - não é preciso ser artista para fazer ali alguma coisa. "Apresentem propostas, venham ter connosco com ideias", repetiu até à exaustão, não vá alguma voz dissonante acusar a autarquia de promover ali uma cultura de elite. Lembrei-me então da conversa que tive ali à porta com o Filipe Eusébio, em plena pandemia, e da exigência que queria imprimir. 

A nova imagem é contemporânea, funcional, e tem tudo para ser eficaz em matéria de comunicação visual. Um bom telhado, portanto, por onde se começou. Falta a outra, que é tão importante. E que poderia evitar 'pregos' tão ao lado como denominar uma "sala Sr. Varela". Qual deles?


Sem comentários:

Enviar um comentário

O comentário que vai submeter será moderado (rejeitado ou aceite na integra), tão breve quanto possível, por um dos administradores.
Se o comentário não abordar a temática do post ou o fizer de forma injuriosa ou difamatória não será publicado. Neste caso, aconselhamo-lo a corrigir o conteúdo ou a linguagem.
Bons comentários.