3 de dezembro de 2010

Serões Culturais

A sessão aqui noticiada, que decorreu no Teatro Cine, foi um sucesso. Casa cheia e a presença das individualidades políticas do concelho. Como alguém comentava, "se Maomé não vai à montanha, vem a montanha a Maomé"!

7 comentários:

  1. Os Serões Culturais do Louriçal são uma inciativa de louvar,e que promove a cooperação e a partilha, promovendo oo contacto entre as diversas colectividades de Louriçal.
    Também é muito interessante a vinda até ao Teatro-Cine (digo "vinda", porque me encontro no TCP). Não estive presente nesta deslocação, mas tive o prazer de assistir a alguns Serões, daí considerar ter alguma legitimidade para felicitar a iniciativa.
    Todavia, não possi ficar imune à referência às "individualidades políticas do concelho". Por um lado, houve pelo menos uma que se deslocou frequentemente, ao longo destes meses a Louriçal para assistir aos Serões Culturais. Por outro lado, o grande objectivo não era que as "individualidades políticas do concelho" estivessem presentes (ou era?).
    Não estou a querer dizer que não sejam importantes, simplesmente o mundo não pode girar à volta deles porque estamos a descartar a importância de cada um de nós, e a sobrevalorizá-los.
    Caro Gabriel, uma vez que este post não está a ser concorrido, espero pelo menos de ti uma opinião sobre o que acabo de dizer.

    ResponderEliminar
  2. Amiga Ja. só tu para iniciares este POST, os gauleses ficam-te eternamente agradecidos. ÉS sempre bem-vinda á terra dos Gauleses

    ResponderEliminar
  3. Qual foi a personalidade que se deslocou frequentemente, JA?
    Quanto à presença ou não das tais individualidades, não é seguramente o objectivo. Onde (ou em que eventos) é que é o grande objectivo a presença de individualidades?

    ResponderEliminar
  4. Se não andarmos distraídos e verificar-mos realmente o que se passa á nossa volta, facilmente chegamos á fácil conclusão que a nossa Freguesia ainda consegue ser um oásis no enorme marasmo cultural em que se encontra o nosso Concelho.

    Os serões Culturais que este mês terminam, e que foram promovidos pela Junta de Freguesia do Louriçal em estreita parceria com as diversas Associações voltaram a ter um enorme sucesso como comprovam as salas cheias de povo, mesmo que em algumas delas as condições físicas para assistir a espectáculos não sejam as ideais, tanto em termos de espaço, como de condições climatéricas e acústicas.

    Estes serões serviram sobretudo para juntar as pessoas á volta de um acontecimento recreativo e cultural de modo a que no final possamos afirmar que valeu a pena. Valeu a pena o esforço das Associações para apresentarem as suas pequenas rábulas teatrais, algumas denotando um enorme trabalho e competência artística.

    Valeu a pena principalmente porque as pessoas em vez de ficarem no sofá a fazer Zapping, reuniram-se em grupo e partilharam momentos de grande cumplicidade e de gratificante desenvolvimento social e humano.


    Serve isto tudo para dizer, que uma vez mais os “Gauleses” vão para o Cine-Teatro de Pombal, com todo o seu entusiasmo, para mostrar aos da Cidade que também se consegue fazer algo de bom pela Cultura sem ser preciso grandes meios Técnicos e principalmente Financeiros.

    É uma pena, a cidade ter dois espaços que permitem a realização deste tipo de eventos ( Teatro, musica, dança…) com comodidades para quem apresenta e condições físicas para quem assiste, e na “Parvónia” não existir um espaço digno para esse efeito.

    O Louriçal, por tudo o que significa em termos de Associativismo merece um auditório e um Centro Cultural para que todas as colectividades da Freguesia possam apresentar com dignidade, nesse espaço, todo o seu vigor cultural.

    O actual Centro Cultural não passa de um Barracão, com placa reluzente, inaugurado pelo “Sr. Eng. Prefeito” e pelo “Sr. Zé de Fatinho á musico”. Serve para estaleiro de máquinas da Junta de Freguesia, que é para isso que tem algumas condições, mas para Centro Cultural, não tem ponta por onde se lhe pegue.

    O Louriçal precisa de um auditório criado de raiz, com salas de apoio para as colectividades. Com condições de espaço e condições técnicas para a apresentação de cinema, teatro, dança, musica, colóquios e exposições.

    Temos de pensar no Futuro e deixar os elefantes brancos do Sr. Eng. Sossegados no sítio e partir para outro projecto que dignifique todo um povo.

    ResponderEliminar
  5. Boa tarde caríssimos. Obrigada, adoro Louriçal e sempre fui muito bem recebida.
    Mas parece que nesta questão não fui assertiva nas minhas palavras. Primeiro, o meu objectivo não foi defender o executivo. Segundo, apenas fiz referência ao facto de haver pelo menos uma pessoa do panorama político que assistiu a alguns serões, mas a título pessoal (creio), pelo que nem sequer é relevante referir o nome.
    E por último, e mais importante, eu só queria que se percebesse que os Louriçalenses, todas as pessoas que estiveram presentes, todos os contribuiram activamente para os Serões são muitíssimo mais importantes do que qualquer "individualidade política do concelho". Porque as "individualidades", aparecem muitas vezes porque "tem que ser!", enquanto que aqueles que participam sem ser por aparências, são os verdadeiros motores destas iniciativas e são os que dão e recebem genuinamente.

    ps. Gabriel, infelizmente, há quem realize eventos e a preocupação principal é a presença das "individualisdades". Mas, lá está, essas pessoas não fazem as coisas genuinamente, e são certamente uma minoria.

    ResponderEliminar
  6. Boa noite!
    O melhor que há no Louriçal é o convento das freiras e os celebres biscoitos.
    Já me esquecia: há pelo menos um anti Narciso ortodoxo primário.

    ResponderEliminar
  7. Boa noite!
    Esta menina JA anda muito ativa e empenhada em cultivar todo o concelho, é necessário não esquecer o seu empenhamento e recomendo-a para próxima vereadora da cultura

    ResponderEliminar

O comentário que vai submeter será moderado (rejeitado ou aceite na integra), tão breve quanto possível, por um dos administradores.
Se o comentário não abordar a temática do post ou o fizer de forma injuriosa ou difamatória não será publicado. Neste caso, aconselhamo-lo a corrigir o conteúdo ou a linguagem.
Bons comentários.