21 de abril de 2011

Assim de repente


Perspectiva perfeitamente lógica para quem chegasse a Portugal agora. Serão loucos estes gauleses?

11 comentários:

  1. Não João.
    Os Gauleses não são loucos, esses são os romanos. O que metaforicamente aqui ilustras é o "modus vivendi" de geração atrás de geração de lusitanos armados em europeus no velho continente. Vai mesmo ser necessário um dia existir uma purga para acabar de vez com este tipo calamitoso de agir, viver e continuar do povo português que só quando entalado reage em conveniencia à gravidade da coisa. De outra forma ilustrando temos os antecedentes dos jogos de futebol que ultimamente tem sido realizados por esse país fora.
    Mas se a analogia me o permite e reportando a cena da ilustração do post, vê bem;
    ABRARACOURCIX - vulgo MATASETIX - O Chefe da Aldeia - igualzinho ao nosso prof. Cavaco Silva. Discursos e mais discursos, reconhecido lutador pela Democracia em tempo das vacas gordas e muitos sistércios mas sempre atido aos velhos conhecidos que o carregam no seu escudo impluto e que só lhe lixam a vida. A ele e a nós. A Segóvia do prof. é a Ponte 25 de Abril, quando Dias Loureiro era Ministro do MAI...
    PANORAMIX - O druída - pela sensatez, a audacia, a invenção, a recordação presente, os avisos constantes, a sua provecta idade e as barbas... Só podia ser António Barreto - o sociologo mais esquerdista que conheço, coerente com o passado, real no presente e acertivo para o futuro. Mas ninguém lhe deu ou dá ouvidos, até precisarem de uma "poção mágica" para emendar o comportamento social deste povo. Será tarde, certamente... aliás o costume.
    OBÉLIX - Quem mais podia ser se não o Alberto João Jardim? Sempre pronto para uma batalha, doido varrido para uma comezaina e festança, abnegado para acompanhar sempre o lider do seu partido ou mesmo do Governo da Republica (das bananas) mas colocando as condições de haver sempre "javali" para ele poder continuar a comer à sua conta e claro um protector das àrvores ou seja da sua Madeira. Nem que para isso chama sr. Silva a quem hoje dá a mão ou pior... ignore os passos dados no passado e o unico Coelho que tenha em mente seja o Zé Manel lá da aldeia.
    ASSURANCETOURIX - vulgo actualmente CACOFONIX -O Bardo - Onde meu caro amigo se encaixa esta personagem que nem uma luva? CLARO em José Socrates - As opiniões sobre ele e o seu talento politico são divergentes, se por um lado ele se considera GENIAL todos os outros e digo mesmo todos os outros o consideram e acham abominavel. Contudo não se contenta em ficar calado e ser tido como um bom companheiro, ainda assim mesmo calado vejam só o que lhe foram acometer; Freeport, Lincenciatura forjada, Conversas privadas tornadas publicas, Face Oculta, Escutas Palácio de Bélem, Mansa é mas é a tua tia..., Aquisição da casa da senhora sua Mãe e ainda duvidas sobre a orientação sexual do próprio... para um bardo... não está nada mal, não senhor.
    ASTÉRIX - olha aqui não restam duvidas e tem mesmo de ser o povo português na sua totalidade. É o heroi desta história, guerreiro por excelencia, sagaz e desenrascado mas somente consegue chegar a bom porto com a ajuda de "poção mágica" normalmente vinda do estrangeiro e sob forma de sestercios, depois olha gosta de guerras e perigos esforçados, conquistou o mundo (não o EURO 2004) e dividiu o mesmo em metade com os vizinhos, concebeu a invenção de todos os tempos, a mulata e com isso desgraçou a vida de muitos e finalmente, inventou o V Império seja isso lá o que for.
    Como podes ver eis o retrato. Há mais e podemos suncintamente enunciar:
    AGECANONIX – o decano da aldeia – Mário Soares
    CETAUTOMATIX – o ferreiro – Jeronimo de Sousa
    ORDRALFABETIX – o peixeiro – Francisco Louça
    PETITELEGRAFIX e BELLODALIX – os carregadores do chefe – Paulo Portas e Pedro Passos Coelho
    IDEIAFIX – fica ao teu critério sff.

    ResponderEliminar
  2. A aldeia dos Gauleses mantem-se firme e o IDEIAFIX, agora á falta de ração Premium, deica-se a roer uns ossos e a rosnar. Pensando com as suas pulgas, no tempo do GUTERRES é que era: Casotas novas para todos, carrinhos lindos para passsear, coleirinhas de brilhantes para as Damas e férias á gordo. Depois do pantano, vieram as vacas magras e agora até os ossos são duros de roer. VOLTA GUTERRES ESTAS PERDOADO

    ResponderEliminar
  3. Companheiro João Alvim, boa tarde.
    Só receio que o Céu me caia em cima da cabeça.
    Mas estou certo que amanhã não será a véspera desse dia.
    Fernando, o Ideiafix devo ser eu, concerteza.
    Abraço.

    ResponderEliminar
  4. Caro Fernando
    Eu pensava que Vª.Exª. conseguia pensar livre da ameaça do “punho fechado” que pende sobre as vossas cabeças. Enganei-me…
    Por outro lado, esperava mais coerência de Vª.Exª. na apreciação da responsabilidade pela crise, face ao percurso e às responsabilidades na participação da “coisa” das lides políticas e outras. Enganei-me…
    Mabeco

    ResponderEliminar
  5. "Mabeco"
    Sou efectivamente do "punho fechado", assumo essa culpa. Mas também lhe digo que não tenho palas nos olhos e consigo ver o que me rodeia 360º. Se há culpados no PS? Há certamente. Se há erros cometidos na condução dos processos? Há certamente. Mas também há verdade e decisões bem tomadas que respeitam a todos nós. Há uma crise? Há e não é só mundial é também nacional e local. Sou um pensador livre, consubstanciado ao poder instituidoao momento quer nacional quer local mas não abdico de continuar a pensar, mais, a escrever o que penso e que soluções proponho para aquilo que não concordo.
    Se o enganei não era esse o meu fito. Procuro dentro da verdade e da ética politica que penso ter estar em concordancia com o meu passado, presente pois o futuro esse ainda não adivinho. Posso prever umas coisas mas nada mais do que assinalar variaveis e especular sobre elas no momento actual.
    Sabe "Mabeco", procuro entender os meus e os outros nesta vida politica e no final das contas o que encontro são muitos mabecos por aí espalhados. Agora de uma certeza tenho, associei-me a uma ideologia, a um pertido mas como diz a canção, "nasce selvagem ... não é de ninguém" e por isso já pago o meu calvário.
    Vai por si.

    ResponderEliminar
  6. Eng.
    Longe de mim essa ideia de o meu Amigo ser o que diz ser.
    Só se for por ser ecologista e fartar-se de "barafustar" alto e bom som quando lhe deitam uma "àrvore" abaixo tal qual faz o canideo em questão.
    Agora se assume a paternidade da coisa...
    béu béu, me retido...
    até porque parece (num tenho certezas) que cada vez que eu escrevinho algo ou falo há quem se sinta incomodado e responda por entre linhas e por detras dos arbustos... eh eh eh o meu camarada secretário geral vai-me cobrar este plágio...uma achega à diminuição do deficit.
    vai por si Amigo.

    ResponderEliminar
  7. Amigo e companheiro Fernando Carolino, boa noite.
    Agora a sério.
    Estás a ficar muito susceptível.
    Mas gostei muito do teu texto.
    O nosso amigo e companheiro João Alvim foi de uma felicidade inaudita quando agarrou num quadro do Astérix para retratar o nosso querido e amado Portugal.
    Fora eu um pequeno guerreiro de espírito sagaz e inteligência viva a quem confiassem as missões mais perigosas e o nosso querido e amado Portugal não estaria a um passo do abismo (Sócrates reconhece-o e diz: Demos um passo em frente) com ou sem poção mágica do nosso querido druída Panoramix, ou mesmo do António Barreto, lúcido esquerdista, como tu dizes.
    Concordo, também, quando dizes que Cacofonix (escreveste Sócrates) se considera um génio mas, na opinião dos “outros” é abominável e pode dizer-se que, quando está calado, é um bom companheiro, apreciados por “todos”.
    Só não concordo com a apreciação que fizeste do Chefe Matasétix (agora sou eu a escrever Cavaco Silva).
    É corajoso e susceptível, majestoso qb.
    É respeitado pelos seus homens e temido pelos seus inimigos.
    Já sei.
    Os inimigos estão no nosso seio e os adversários estão do outro lado da barricada.
    Os primeiros jogam na guerrilha e fazem as regras a seu belo prazer.
    Os adversários têm que respeitar as regras, ou deviam.
    Todavia os seus graus de liberdade estão condicionados.
    Mas coitados de nós, “os romanos”, que andamos sempre a apanhar porrada.
    Mas não somos comestíveis, só alguns tubérculos (espécie de nabo da época do Astérix).
    Mas como sempre acontece, no final das histórias dos irredutíveis gauleses (não são os do Louriçal, somos os outros), uma vez sem exemplo, organizemos um banquete, sob as estrelas, com o objectivo único de brindar à nossa vida e à nossa independência… excepto alguns.
    Os ignaros!
    Piedade!?

    ResponderEliminar
  8. Boas Eng.
    Peço desculpa,
    Mas quando diz; "Fora eu um pequeno guerreiro de espírito sagaz e inteligência viva a quem confiassem as missões mais perigosas e o nosso querido e amado Portugal não estaria a um passo do abismo..." não quer mesmo dizer; "Fora eu um pequeno guerreiro de espírito sagaz e inteligência viva a quem confiassem as missões mais perigosas e o nosso querido e amado POMBAL não estaria a um passo do abismo..."?
    Olhe que depois do que se escreveu e disse sobre o seu (ex-)companheiro Manuel Domingues, deve andar gente dentro do PSD-Pombal e nacional muito atenta às suas movimentações internas com receio de o ver putativo candidato à presidencia. Estraguei alguma coisa? Desculpe-me.
    Vai por si meu Amigo.

    ResponderEliminar
  9. Amigo e companheiro Fernando Carolino, boa tarde.
    Recebido e entendido.
    Dorme o sono dos justos que eu farei o mesmo.
    Deste carregador de menires e grande apreciador de javalis, sou
    Por Tutatis e por Belenos

    ResponderEliminar
  10. Boa tarde!
    Tanta letra sem qualquer utilidade, o melhor é substituir o Sr. De trocas-te pelo Asterix, não é mentiroso e talvez faça milagres

    ResponderEliminar
  11. Não concordo acho que:

    PANORAMIX - MEDINA CARREIRA, é mais velho que A Barreto, e À muito mais tempo que avisAVA PARA ISTO

    ResponderEliminar

O comentário que vai submeter será moderado (rejeitado ou aceite na integra), tão breve quanto possível, por um dos administradores.
Se o comentário não abordar a temática do post ou o fizer de forma injuriosa ou difamatória não será publicado. Neste caso, aconselhamo-lo a corrigir o conteúdo ou a linguagem.
Bons comentários.