15 de outubro de 2012

A surpresa

A AM de ontem, destinada a pronunciar-se sobre a RATA, mostrou o pior da política nacional: discursos redondos, dissimulados, enfadonhos, tacticismo, chantagem, desresponsabilização, etc.

Foram cinco horas de muita discussão e chicana politica para para não dizerem (quase) nada.

Mas houve excpeções (e veiram de onde menos se esperaria), nomeadamente a intervenção inicial dos dois membros da JSD.
 
PS: A proposta de resolução apresentada pela bancada do PSD é simplesmente patética e traduz tudo o que afirmo no primeiro parágrafo.

16 comentários:

  1. Meu caro Adelino.
    Lamento o teu primeiro paragrafo pois engloba todos aqueles que se pronunciaram naquela Assembleia.
    Misturar tudo e não fazer fé da diferença ali apresentada não será, a meu ver, de bom tom.
    Naquela Assembleia a diferença existiu e neste post essa não foi vinculada.
    O PS de Pombal, ao qual pertença como membro da AM, pela voz dos seus membros pautou a diferença e que seja feita justiça a esse momento. Mostramos que há diferenças de pensamento e vontade de mudar o rumo tendo em conta as pessoas, a sua vontade, uma maneira diferente de fazer algo pelo concelho e não é só "...discursos redondos, dissimulados, enfadonhos, tacticismo, chantagem, desresponsabilização..." como aqui é expresso. Já agora de quem? E por quem?
    Lamento, uma vez mais, a tua parca e sumular ideia deste post, do que ali se passou durante "...cinco horas de muita discussão e chicana politica..." como afirmas.
    Estivemos certamente no mesmo espaço mas com ouvidos e atenção para outros interesses.
    Na assembleia ficou bem patente que houve uma aprovação da pronúncia nos termos essenciais da proposta apresentada pelo PS-Pombal, existiu um esvaziar da proposta do PSD-Pombal que procurava dar uma carta branca à unidade técnica sediada em Lisboa, o evitar que se aprovasse uma proposta de não pronúncia que uma vez mais a Assembleia e a maioria existente se preparava para aprovar versando uma proposta de "simples" parecer emanado e votado em sede de reunião de Câmara.
    Acresce aqui dizer que ficou assumido um compromisso de Narciso Mota - Presidente de Câmara de Pombal em lutar contra a agregação de freguesias do nosso concelho, ainda, o inequivoco apoio de vários presidentes de junta à proposta socialista e finalmente a coerência com a palavra dada de respeito pela vontade do povo por parte do PS-Pombal.
    Ora, se isto não chega, se não viste e ouviste tal, se não reconheces estes factos, como dizia João Coelho, não foste fazer ali nada.
    Disse,

    ResponderEliminar
  2. Caro Hugo,
    qual delas quer?
    A primeira versão? Emanda da Comissão Politica do PSD-Pombal?
    A segunda versão? Emanda já em sede de Assembleia Municipal?
    A terceira versão? Após discussão entre os "notaveis" do PSD-Pombal?
    Ou ainda a quarta versão que lida e relida ainda sofreu correcções orais na sua leitura?
    Pelo meu lado só lhe posso adiantar que das quatro à bancada municipal que pertenço chegou um exemplar e esse já a custo e após insitencia para ter a sua leitura.
    De bom grado a aceitei e li, passando-a para a lider da minha bancada que certamente a recolheu e anexou aos documentos desta Assembleia Municipal.
    Agora se quer mesmo saber, deduzo que não cometo inconfidencia e aguarde pela acta desta assembleia, ela virá lá plasmada (...acho eu...).

    ResponderEliminar
  3. Amigo e companheiro Fernando Carolino, boa noite.
    É um achado eu estar de acordo, no particular, com o nosso companheiro Adelino Malho.
    Mas neste pormenor, assumo alguma identidade quando ele escreve: “Foram cinco horas de muita discussão e chicana politica para não dizerem (quase) nada”.
    Não foi o de dizerem quase nada.
    Foi a tentativa de alguns membros da Bancada do Partido Socialista de condicionarem a votação, na Assembleia da República, do Deputado Pedro Pimpão, sem argumentação sustentável.
    A tentativa de linchamento político do nosso Deputado não colheu.
    E nem podia colher dado o tacticismo que foi, firmemente, desmascarado.
    Aliás, diga-se em abono da verdade, a Bancada do Partido Socialista baseou as suas intervenções em tácticas, sem nenhuma estratégia à vista.
    E deu o que deu, apesar de vires, agora, tentar dourar pílula para tirares dividendos de uma desastrada intervenção da Bancada onde tens assento.
    Fico triste, pela triste prestação da Bancada do Partido Socialista na Assembleia Municipal.
    Abraço.

    ResponderEliminar
  4. Meu caro F. Carolino,

    O post é a MINHA sintese de 5 horas de discussão. Discutível, concerteza.
    Reafirmo que a surpresa, positiva, veio das duas intervenções iniciais dos membros da JSD.
    É verdade que naquelas 5 horas de discussão e muita chicana política existiram outras intervenções sérias e sensatas. Dei nota disso aos seus autores. Não porque tenham sido surpresa, mas simplesmente porque estiveram ao seu nível e muito acima dos restantes. Refiro-me ás primeiras intervenções do João Coelho (desalinhada com a suposta linha politica da bancada) e dos presidentes da junta da Guia e Mata Mourisca.
    Reafirmo: é a minha opinião.
    Boas,
    AM

    ResponderEliminar
  5. Eu sei que o estado-triste a que chegámos nos deixa a todos com falta de informação. Mas um blog é um blog, Carolino. E um post é uma opinião. Não é uma notícia...

    ResponderEliminar

  6. ...
    Nota final: Se o RM está de acordo comigo, não deverão de levar muito a sério a minha opinião!

    ResponderEliminar
  7. Carta de Agradecimento de Pedro Pimpão, Pombalense e Deputado eleito da Assembleia da República

    Caras e caros pombalenses,


    Volvido o dia 5 de Junho de 2011, que será para sempre recordado como o dia da MUDANÇA de Portugal, não podia deixar de me dirigir novamente a todos vós para, de forma muito sincera, vos dizer OBRIGADO e apelar ao vosso empenho, essencial para o futuro do país.

    Obrigado por terem depositado a vossa confiança neste projecto para MUDAR PORTUGAL.

    A força de todos nós, a força que Pombal deu a esta candidatura, foi crucial para o excepcional resultado que obtivemos no distrito de Leiria, materializado na conquista de mais dois deputados relativamente às eleições de 2009, assim alcançando aquilo que, à partida, parecia difícil: a eleição de um deputado do concelho de Pombal.

    Farei tudo para não desiludir as gentes de Pombal que me confiaram o seu voto e também, aqueles que, não tendo votado neste projecto, querem sempre o melhor para Pombal.


    Mas, todos sabemos que os tempos que nos esperam não vão ser fáceis. Atravessamos uma dramática situação económica, financeira e social, que implica a aplicação de medidas difíceis para reerguer Portugal e os portugueses

    Temos que honrar os nossos compromissos assumidos internacionalmente e encetar um conjunto de reformas que permitam dar uma nova esperança às novas gerações, o que só será possível com o vosso apoio e contributo para juntos ajudarmos Portugal.

    Cada um de nós é essencial para esta MUDANÇA, que agora verdadeiramente começa.

    Por fim, quero-vos garantir que enquanto deputado à Assembleia da República eleito pelo círculo eleitoral de Leiria, manterei inequivocamente uma constante ligação a Pombal e estarei sempre ao lado da terra que me viu nascer e crescer.

    Conte comigo que eu contarei sempre consigo.

    Um abraço amigo.
    Pedro Pimpão

    ResponderEliminar
  8. Carta Aberta de Pedro Pimpão, Pombalense e Candidato à Assembleia da República

    Caros conterrâneos,

    No próximo domingo, dia 5 de Junho, realiza-se um dos actos eleitorais mais importantes e decisivos para o futuro do nosso País. Mas estas eleições não passarão ao lado da nossa terra, Pombal.

    Escreve-vos um pombalense que tem a honra e a enorme responsabilidade de ser candidato à Assembleia da República.

    Este é um desafio que assumo com muita responsabilidade mas quero enfrentá-lo consigo a meu lado.

    Para esta missão, conto com o seu apoio e é por isso que me disponibilizo para ser o porta-voz das suas sugestões e reivindicações.

    Pombal é um concelho com uma forte dinâmica económico-social que tem sido constantemente negligenciado pela administração central e, sobretudo, pelos sucessivos governos do Partido Socialista, uma vez que, nos últimos 16 anos, o PS governou durante 13 anos e sempre com claro desprezo pelas populações do nosso Concelho e do nosso Distrito.

    Este Governo, em particular, tem sido mau para nós e para o País. Em apenas 6 anos, o desemprego atingiu os valores mais altos dos últimos 90 anos, a dívida pública duplicou, o défice disparou, a economia entrou em recessão, cortaram-se salários, congelaram-se pensões, retiraram-se abonos de famílias, os portugueses perderam poder de compra e entrámos numa profunda crise económica, financeira e social.

    Portugal precisa de nós mais do que nunca, por isso, apelo à sua participação para que, todos juntos, tenhamos uma grande vitória no dia 5 de Junho, por Portugal e pelas gerações futuras.

    O PSD apresenta, pelo círculo eleitoral de Leiria, uma lista de candidatos de enorme valia e com muita determinação em defender os interesses do nosso Distrito.

    No próximo domingo pense em si e no futuro da nossa terra, vote no PSD porque só assim podemos catapultar o País e retirá-lo da situação aflitiva em que se encontra.

    Encaro este desafio com espírito de missão e lutarei intransigentemente pela defesa dos interesses da terra que me viu nascer e crescer, Pombal.

    Conte comigo que eu contarei consigo.

    Um abraço amigo,

    Pedro Pimpão

    ResponderEliminar
  9. O Eng. Rodrigues Marques acusou-me de ignorância política por ter defendido que Pedro Pimpão mantivesse o seu compromisso com os pombalenses, o de defender os seus interesses. Dizia que um deputado, quando eleito, era deputado da nação e não de Leiria ou de Pombal. Mas também não fui eu que o disse, como se atesta pelos textos acima. Só para lembrar...

    ResponderEliminar
  10. Amigo e companheiro João Coelho, boa noite.
    Inteligente como és, não entendo como é que enfias-te a carapuça?
    Eu, se bem te lembras, não falei em nomes.
    Falei em Membros da Bancada do Partido Socialista.
    Mas, parece, que te doeu.
    Não compres esta guerra.
    Ela é dos companheiros Fernando Carolino e Pedro Pimpão.
    Quero dizer-te que a minha bandeira preta já apareceu.
    Foi um brincalhão que a escondeu.
    Deus queira que não necessite mais dela.
    Abraço.

    ResponderEliminar
  11. Enfio a carapuça TODA! Insisto, as palavras de compromisso do deputado com a sua população local são bem claras. Não sei se eram apenas para os votos dos eleitores, estou curioso para saber como vai ser quando a coisa chegar a uma decisão na assembleia da república.
    Se o sr. Eng. acha que é um erro dizer que há deputados de Pombal quando só há da nação então devia ter-se chateado antes de imprimir os folhetos de campanha do candidato a deputado.
    É que os portugueses estão cansados que lhes mintam. Venha a mentira de que partido vier. Eu assumo as mentiras do meu partido, infelizmente foram e são demais. Um dia o sr. assumirá as do seu, com pesar.

    ResponderEliminar

  12. O Pedro Pimpão não está em Lisboa para defender os que o elegeram nem as freguesias do seu Concelho. Tal como a maioria dos políticos ele está a tentar agradar à direção nacional do seu partido, para ver se sobe uns degraus na hierarquia. Não é de admirar que agora, sendo deputado na AR ele pense e fale de uma maneira diferente do que na campanha eleitoral. Se ele dissesse o mesmo que antes, é que me preocupava, porque não seria um político normal como os outros e poderia ser corrido a qualquer momento por falta de desonestidade.
    De salientar ainda todo o trabalho feito pelo seu irmão João Pimpão. Adaptou-se depressa e bem à sua nova freguesia e não está a desiludir quem o acolheu. Quanto aos Jotas eu até os compreendo, ainda são muito jovens para não pensarem pela cabeça dos outros.
    Das freguesias que aprovaram a agregação, penso que todas estão de acordo em perder a sede de freguesia para aquelas a quem se querem juntar, ou será porque sabem que em caso de junção terão sempre a sede e o domínio sobre a outra que vão anexar?
    Engenheiro Rodrigues Marques, o Senhor torna-se ridículo ao defender sempre o indefensável e já ninguém o leva a sério.

    ResponderEliminar
  13. Meu Caro Companheiro Eng.Rodrigues Marques,
    Nao tenho, nunca tive, nem terei "guerra" com o sr. Deputado dr. Pedro Pimpão.
    Se a vislumbrou em algum momento, engane-se.
    Com o Pedro Pimpão, tenho até muita afinidade (não politica) e por querer e desejar para o concelho que nos acolheu e acolhe, o melhor do melhor.
    Cada qual com as suas armas, cada qual com as suas ideias e, estando em "trincheiras ideologicas" diferentes, não estamos numa "batalha" assim tão diferente.
    Por isso, lamento desiludir quem procura escarnio e mal dizer entre os dois. por mim o que se leva ao assunto, é nada.
    A grande diferença, existente neste assunto entre nós, reside em "compromissos politicos" locais e em "obrigações" nacionais. A mim só me move os primeiros e não as segundas.
    Quanto ao que aí se segue, aguardo a decisão nacional para a comprovar ou rejeitar localmente em sede própria.
    Taticismo politico em que motivo? Com que fito? Em que momento?
    Argumentos que são esvaziados de contexto, quando e porquê?
    Pelo expresso anteriormente, não coloque(m) brasas numa fogueira que não existe, pois estas extinguem-se por falta de carborante...
    Vai por si.

    ResponderEliminar
  14. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderEliminar
  15. Boas,

    Afinal, após tanto texto para aqui despejado e de iguais inúmeras intervenções, infelizmente, continua-se exactamente na mesma, ou seja, igual ao que se encontrava inicialmente, pois a questão curta que se efectuou ainda se encontra por responder. Resumidamente, e em bom português, continua-se “sem se entender patavina alguma” nem do que realmente foi aprovado "in fine" e nem do que foi proposto "ab initio", isto durante todo o decurso da Assembleia Municipal extraordinária em questão.

    O que realmente se espanta, após a presente leitura dos supra comentários, nitidamente não é o facto da incapacidade transmitida por parte do caro colega Dr. F.D.Carolino (o qual inclusivamente ainda adiantou da existência de pelo menos quatro versões de propostas, e até por cuja impossibilidade o extrapola como explanou, o que se agradece) mas obviamente se estranha notoriamente é a omissão de explicações por parte dos membros que aqui já intervieram da bancada oposta (sinceramente nestes momentos ditos democráticos é que se nota a falta da existência de mais bancadas representadas, pois efectivamente, se entende, que realmente contribuem para um bom ambiente democrático) e inclusivamente para uma maior transparência e informação na actuação dos Órgãos.

    Constatado isto, cabe então aguardar pela dita cuja Acta da respectiva Assembleia Municipal, a qual, como já tudo aparenta inclusive a ser hábito, se leva a crer que apenas se encontrará disponível para aí daqui a uma dúzia de meses.
    Aguarda-se então, mas lamenta-se apenas e desde já se exprime é dos órgãos de comunicação social (caso tenham estado presentes) não terem procedido ao registo de imagens de vídeo e de som (isso se tinham capacidades operacionais para tal, pois muitas das vezes isso não convém, pois os interesses dúbios infelizmente são muitos). Mas em nome da transparência e da informação junto dos administrados na época em que existimos faz todo o sentido se encontrar tais vídeos disponíveis por via de internet (inclusive para um Município galardoado neste âmbito da informação tecnológica) para quem se interesse possa aceder (não se aceitam sequer aqui o argumento infundado por parte da entidade administrativa para a falta de verbas ou outros argumentos de inexistência de dotação orçamental ou outros ditos de “compromissos”, pois continuam infelizmente a existirem muitas outras áreas em que os desperdícios do erário público são dantescos).

    Bem haja.

    ResponderEliminar

O comentário que vai submeter será moderado (rejeitado ou aceite na integra), tão breve quanto possível, por um dos administradores.
Se o comentário não abordar a temática do post ou o fizer de forma injuriosa ou difamatória não será publicado. Neste caso, aconselhamo-lo a corrigir o conteúdo ou a linguagem.
Bons comentários.