2 de novembro de 2013

Convite à desobediência civil


Se o ridículo pagasse imposto, a nossa autarquia estava toda carimbada! Afinal o “sarcófago” é uma escultura e quem lhe puser um pé em cima sujeita-se a pagar uma multa. 

Como a dita escultura já era vista pelos pombalenses como o maior monumento ao mau gosto da cidade, a placa acaba por funcionar um convite à desobediência civil. Deixo, por isso, um apelo: vamos fotografar os nossos pés em cima daquilo! E se não quiserem usar as vossas redes sociais para divulgar as fotos – “Big Brother is watching you!” – eu prometo que publico as mais criativas que me fizerem chegar.

19 comentários:

  1. Amigo e camarada Adérito Araújo, bom dia.
    Não sei se a fotografia é uma montagem, dado que já não vou a Pombal pagar a décima há muito tempo.
    E estas máquinas fazem maravilhas.
    Mas estas informações que o Código da Estrada permite que se coloquem na sinalização vertical são destinadas às viaturas motorizadas e não aos peões.
    Por favor, deixa o Diogo trabalhar.
    Dá-lhe tempo.
    Abraço

    ResponderEliminar
  2. Caro Rodrigues Marques,

    Eu também não queria acreditar. Mas garanto-lhe que é verdade. Quando for ao Palácio do Gelo, repare com atenção e, já agora, dê uma pisadela naquela coisa.

    Abraço,
    Adérito

    ResponderEliminar
  3. Adérito, o Palácio do Gelo fechou. Faz parte daquela franja de comércio que é do contra.

    ResponderEliminar
  4. Mas qual escultura?! A Câmara considera «isto» uma escultura?!
    O que vejo, foi alguém que se lembrou de estragar o estacionamento parco que ali havia (e que muito ajudavam os residentes e usuários da Caixa Agrícola do Largo), e também a mesma pessoa lembrou-se que tinha amigos na Indústria da Pedra. Só pode.
    Mas como não percebo muito de ARTE, nem que ela se sente com um valente rabo em cima de mim, vou tentar meter o pé nela, para poder sentir a ARTE.

    ResponderEliminar
  5. Deixem trabalhar...quem nada sabe fazer.....pois da mediocridade sera feita a elite politica......

    ResponderEliminar
  6. Olá
    Este último comentário é mesmo tinhoso!

    O que está em causa é a arte mas, como diz o Louro Marques, nestas coisas de arte somos incultos, logo ninguém comenta, apenas desdém, aliás, entendo que aquilo é um mamarracho pontiagudo para gáudio de alguma carteira

    ResponderEliminar
  7. Meus caros
    Penso que aquilo é na verdade arte de gastar dinheiro: 13 camiões de betão, vários camiões de brita misturada com pó de pedra, alguns camiões de ferro e bastante mão-de-obra. Tudo para imitar uma pirâmide egípcia e ficar a parecer penas um sarcófago. Certamente vai deixar uma marca na escultura pombalense, associada às estátuas, encomendadas ao amigo "coronel" do tempo da "tropa", para povoarem as rotundas de Pombal.

    ResponderEliminar
  8. Boa noite!
    Por acaso passei lá hoje e a Escultura Artística já tem umas valentes marcas de borracha, de pneus que me parecem ser de bicicletas e skates. Ou seja, já temos admiradores e utilizadores da Arte Contemporânea, na vertente radical-desportiva.

    ResponderEliminar
  9. Olá
    Afinal o que é que aquilo têm a ver com o Egipto? Será que o arquitecto é egípcio ou estudou no Egipto? Certamente não estudou arte clássica e, com os bolsos cheios, goza com o que aqui escrevemos, estou como diz o Louro: já têm utilidade para a arte radical

    ResponderEliminar
  10. Por acaso esse arquitecto é o irmão do antigo presidente da Câmara? Se é deixem-se de rodeios e digam!

    ResponderEliminar
  11. Companheiros, boa noite,
    Esta coisa está estática.
    Será que os guerrilheiros foram para a praia?
    Fico triste.
    Ou vão deixar o Diogo trabalhar?
    Fico contente.

    ResponderEliminar
  12. Caro Rodrigues Marques
    Sempre que aqui é posto um escrito ou feito um comentário, falas por tudo e por nada no Diogo, como se pretendesses que ele visse e reconhecesse que tu és o seu guardião. Olha que a coisa é demasiado ostensiva e bajuladora e até pode parecer que estás a perder influência ou que as tuas intervenções são um ato público de penitência por alguma maldade que lhe tenhas feito.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Parabéns Gomes Fernandes. Acertou na mouche. Tiro-lhe o meu chapeau!

      Eliminar
    2. Amigo e companheiro José Gomes Fernandes, boa noite.
      Fico triste por pensares assim.
      Meio abraço

      Eliminar
  13. Boas
    Cá para mim o Sr. Engº está a perder qualidades, vejamos: os seus escritos são sempre direccionados para defesa de alguém, ou do Feudo, ele não era assim! Perdeu o sentido crítico da coisa ou é da velhice?

    ResponderEliminar
  14. Caros TxMx e Eduardo Francisco Louro Marques,

    Folgo em saber que o mamarracho, afinal, agrada a alguém. Se a comunidade dos skate e do bmx o adoptar, eu ficarei muito satisfeito. Depois só falta mesmo devolver a dignidade ao local e retirar a placazita com a referência à coima.

    Abraço,
    Adérito

    ResponderEliminar
  15. Caros,
    Não comento o valor artistico da coisa, e acho gratuito a critica à quantidade de cimento. Ja a questão da utilização, não me é indiferente. Concordo com o Adérito, aquilo é um claro convite à desobediência civil. Vou fotografar-me, sem dúvida! O raio da placa é uma indignidade, e uma realidade anedótica.

    ResponderEliminar

O comentário que vai submeter será moderado (rejeitado ou aceite na integra), tão breve quanto possível, por um dos administradores.
Se o comentário não abordar a temática do post ou o fizer de forma injuriosa ou difamatória não será publicado. Neste caso, aconselhamo-lo a corrigir o conteúdo ou a linguagem.
Bons comentários.