Na NUTTIII do Pinhal Litoral, Pombal é o concelho que
mais regride em três indicadores demográficos fundamentais: taxa de natalidade,
taxa de mortalidade e taxa de crescimento da população. Segundo o relatório do INE de 2012,
Pombal tem uma taxa de crescimento da população negativa que é o dobro da média
da região. A crise pode atacar todos, mas ataca mais os mais frágeis.
Decididamente: o concelho charneira não se cumpre!"E na epiderme de cada facto contemporâneo cravaremos uma farpa: apenas a porção de ferro estritamente indispensável para deixar pendente um sinal."
19 de dezembro de 2013
Desfalecimento do concelho charneira
8 comentários:
O comentário que vai submeter será moderado (rejeitado ou aceite na integra), tão breve quanto possível, por um dos administradores.
Se o comentário não abordar a temática do post ou o fizer de forma injuriosa ou difamatória não será publicado. Neste caso, aconselhamo-lo a corrigir o conteúdo ou a linguagem.
Bons comentários.
Subscrever:
Enviar feedback (Atom)
Amigo e camarada Adelino Malho, boa noite.
ResponderEliminarVou estudar, analisar, aferir e comparar e Sábado dou-te a resposta.
Mas parece-me que...
Abraço
Estude sim Eng. Depois mande o exame por fax no domingo
ResponderEliminarBom dia
ResponderEliminarJulgo que o estudo está correcto e reflecte a crise que obrigou a nossa juventude a imigrar e não só.
A crise é generalizada e atinge mais os concelhos que apresentavam maior fulgor nos anos antecedentes. Eram bom verificar e comparar estes dados com os dados de anos dourados.
O concelho da Batalha, em que as receitas provenientes do turismo têm um grande peso relativamente ao comércio, industria e agro indústria , apresenta um equilíbrio natalidade e mortalidade porque as receitas do turismo continuam a dar estabilidade na séde do concelho
Mas este é o retrato do País inteiro. Porque havia Pombal de ser diferente?
ResponderEliminarEstá visto que Pombal estava no rol dos concelhos mais frágeis, só que a mensagem do Narciso Mota era em sentido oposto.
ResponderEliminarO "desfalecimento" do concelho não tem apenas a ver com a crise do país mas também, e acima de tudo, com a política do concelho. Não esqueçamos a localização estratégica de Pombal e a rede de transportes.
Vou aproveitar este post, para lançar um repto aos partidos políticos da nossa Nação:
ResponderEliminar- de uma vez por todas, reúnam-se à mesa TODOS os partidos políticos (mesmo que sejam os de Assento Parlamentar apenas) e resolvam, de forma MUITO URGENTE, o problema da Demografia Portuguesa!!!
Como é sabido, o interior Nacional está a desertificar a uma velocidade estonteante! Sem precedentes! Temos concelhos e freguesias que só têm idosos reformados, e população jovem a ZERO! Não há renovação Demográfica!!!
Logo, provocará:
- desigualdades económicas: teremos PME's que fecharão nesses sítios, por falta de trabalho e liquidez; falta de poder de compra.
- Segurança Social seguramente entrará em colapso a médio-prazo, por falta de renovação etária.
- Aldeias e vilas-fantasmas!! Sujeitas ás consequentes pilhagens, vandalismos e assaltos à restante população idosa!!
Algumas destas consequências do abandono da questão "Demografia", já estão à vista de todos. Basta ler muita notícia de aberturas de jornais e de TV's.
E termos medidas avulsas, por parte de alguns Presidentes de Câmara desesperados, NÃO RESOLVE O PROBLEMA!! - a questão de fundo vai sendo, constantemente, adiada.
Tenho algumas idéias, para tentar combater o problema. Estou disponível para indicá-los, sempre na minha óptica da Logicracia (à qual os partidos não vão muito à bola com isso).
Amigo e Dr. Eduardo, boa noite.
ResponderEliminarNão tive tempo de estudar.
Mas em 99 % estou de acordo consigo.
Haveremos de falar.
Do raio do Smart Phone e deitado no colchão de água, sou
Com abraço
se é o NUTTIII (INE) , que eu saiba são dezenas, ou mesmo centenas de indicadores estudados e representados, reduzir um concelho a seis indicadores, é DEMAGOGIA, BALOFA e BARATA, e é feio, e torna-se "igual" "Àquilo" que se pretender criticar.
ResponderEliminarNota: Nem sequer me dei ao trabalho de ir ver o estudo (baseado nos censos e outros estudos estatisticos).
Mas de seis indicadores(repito em centenas), conseguir afirmar que o Concelho está em desfalecimento cruzes credo, coisa tão alarmista.
O mais engraçado é que o rebanho foi logo todo atrás.