A sede da União de Freguesias da Guia, Ilha e Mata Mourisca vai ser na...Mata Mourisca. Não deixa de ser uma ironia do destino que a freguesia mãe das outras duas (e a única cujo último presidente saiu, de facto, de cena) receba agora essa benesse.
Entretanto, os primeiros sinais mostram que o novo presidente da mega junta, Manuel Serra, tem tudo para se tornar uma revelação no campo autárquico: retirado da vida pública durante uma parte longa da vida, parece disposto a recuperar o tempo perdido. Quem o viu sábado passado, a travar-se de razões com o homólogo do Louriçal, a propósito da cedência de uma máquina que podia salvar um cão preso num túnel do IC8...percebeu-lhe a fibra. Lá na Guia já lha tinham percebido, quando se revelou agnóstico, numa terra daquelas e num tempo destes.
E o que têm em comum Mata Mourisca e Albergaria dos Doze? A sede. É que na União de Albergaria, São Simão e Santiago de Litém também funciona a democracia (mesmo que a custo, como em tantos outros pedaços deste paraíso). E sendo assim, é lá que vai ficar a sede do novo órgão autárquico. Se Rodrigues Marques tivesse aceite o nosso repto, ainda chegava a presidente. E não apenas de uma "terra adiada", como ele próprio lhe chamou um dia. Ou como dizia Eliseu Ferreira Dias noutro tempo..."que ele há coisas, há".
Tudo muito bem resolvido.
ResponderEliminarO tempo limpa todas as arestas até na morte é ele quem ajuda no sofrimento da perda. O povo das juntas do oeste, Guia, Ilha e Mata Mourisca jamais utilizarão a nomenclatura oficial isso é para os papeis, no futuro, alguém da Água Formosa dirá: "Vou á junta á Mata Mourisca" ou "Fui á junta á Mata Mourisca".
Na minha ópinião a Ilha perdeu a sua junta e a madrinha Ercilia Ribeiro da Silva. A Guia mesmo que se identifique a falta de condições ao nivel de imovel para ser sede é uma vila, regride no tempo e belisca o orgulho dos guienses.
O que o mar leva o mar devolve, no oeste a junta regressa á Mata Mourisca o seu povo ou os mais antigos podem festejar.
Amiga e companheira Paula Sofia, boa tarde.
ResponderEliminarLugar aos novos! Mai nada.
A sede das Uniões das Freguesias pouco importa, dado que é uma questão meramente administrativa.
As crianças nascidas no território das agora Uniões, que são poucas, infelizmente, foram objecto de uma consideração especial por parte do legislador, dado que são registadas nas antigas freguesias.
Os serviços de proximidade, esses sim, é que são importantes e têm que ser mantidos.
Estou certo que os escritórios das antigas Juntas de Freguesia irão continuar a prestar os serviços como até agora.
Já não tenho tanta certeza quanto aos Centros de Saúde.
Mas se fechar algum, os autarcas têm que montar um sistema de mobilidade para as pessoas, já que o Estado não quer saber disso para nada.
As Lojas dos Correios já estão a funcionar em pleno, com soluções várias.
O Rio Arunca continua a nascer aqui.
O comboio ainda aqui passa e alguns ainda param.
Os transportes públicos rodoviários vão continuar a servir as populações.
As acessibilidades rodoviárias é que não servem, convenientemente, as populações, assim como o fornecimento de energia eléctrica.
As outras acessibilidades, água e esgotos, telefones fixos e móveis, net, TV cabo e outras acessibilidades que não cabem neste apontamento lá vão cumprindo com as suas funções.
Resta-me prestar Homenagem ao Eusébio com o poema de Mia Couto, Morte Silenciosa:
A noite cedeu-nos o instinto
para o fundo de nós
imigrou a ave, a inquietação
Serve-nos a vida
mas não nos chega:
somos resina
de um tronco golpeado
para a luz nos abrimos
nos lábios
dessa incurável ferida
Na suprema felicidade
existe uma morte silenciada
Beijo
A Oeste nada de novo.... pelo que me tenho apercebido o Presidente é o mesmo ( Dr. Manuel António ) e o Manuel Serra ? É a Rainha de Inglaterra da zona Oeste... Só não vê quem não quer.
ResponderEliminarEste comentário foi removido pelo autor.
ResponderEliminarA contestação pela Junta ter ido para a Mata Mourisca está ao rubro, fala-se em abaixo-assinados e petições para anular essa decisão, põe-se as culpas nas bancadas partidárias da Assembleia de Freguesia e por consequência nas pessoas que as compões, mas a memória é curta e a população esquece-se, ou não sabe, que houve duas propostas para a Sede, uma do Executivo para a Guia e outra da bancada PSD para a Mata Mourisca. Fez-se Democracia, sim é verdade, mas os tão contestados são os que o povo elegeu, e quando um Executivo não tem mão na sua cor na Assembleia, na sua maioria, algo vai mal... Concordo com o Sr. Rodrigues Marques ao dizer "Lugar aos novos"!
ResponderEliminarA discussão sobre "onde fica a sede" dá-me uma volta ao estômago. Já agora, podiam também discutir o "onde fica o cemitério", para a parvalheira ser maior! :)
ResponderEliminarIsto vai sendo a prova de que dificilmente se consegue discutir alguma coisa séria neste país às apalpadelas...