13 de maio de 2015

A 13 de Maio, na cova da Pombalaria

Maio é um mês que me irrita um bocado.
Desde logo, por causa das aparições. Refiro-me, claro, às aparições dessa aberração rodoviária que são os "carros de apoios a peregrinos". Juntemos a essa irritante realidade o facto de suprimirem todas as segundas faixas na estrada (IC2) entre Coimbra e Leiria, e... vamos completar o quadro com a colagem dos políticos ao fenómeno religioso, que é talvez ainda mais obscena do que aquela que fazem ao futebol.
O Pombal Jornal dá a boa-nova, em noticia assinada pela menina JESUS (o que reforça a santidade da acção municipal), e de forma não muito diferente da que é feita pela site do Município. Há plágio de um dos dois, ou há uma "acção concertada" entre órgãos que se querem (e são, não duvido) amigos? Ou o "gabinete da propaganda" foi aumentado mais uma vez, e nós não sabíamos? Ou então, poderá também ser uma substituição, mas para isso, teria algum dos actuais membros de tão activo órgão que se demitir, o que não parece uma coisa normal.

O estado é laico, mas o município, aparentemente, não é. Nem os seus seguidores.
Amén.

4 comentários:

  1. Neste enclave monárquico em que sai a rua o marquês e a condensa e o rei esta com o clero no convento. Nada surpreende ser a jesus a informar o povo. Sempre foi assim antes de 1910: A sociedade composta por nobreza, clero e o povo. Neste caso o povo serve apenas para votar nos seus senhores e pagar os impostos... e ao fim de semana ha festa e foguetes no ar e o rei manda os seus nobres da corte cortejar o povo enquanto repousa na sua redoma. Mas o povo está a abrit o olho e ja muitos anseiam pelo velho pastor ou pelo seu pimpão seguidor.

    ResponderEliminar
  2. Amigo e camarada Nuno Gabriel, boa tarde.
    Fico triste por não ser notícia, já que estive no Marco do Distrito, na passada Segunda-feira, logo, logo pela manhã e ninguém me passou cartão.
    Agora, auguro-te grandes problemas por te teres metido com a Ana de Jesus.
    Não se fazia.
    Deus salve a tua alma.
    Abraço solidário

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Oh, engenheiro, não seja assim, vá lá. Acho inadmissível a sua passagem pelo Marco do Distrito não ter sido notícia, nem na página do Facebook. E considero um ultraje não lhe terem passado cartão.
      Estou solidária.
      Abraço, do tamanho da propaganda.

      Eliminar
  3. Bom dia
    Nuno Gabriel., quanto ao IC2, não podemos nem devemos escamotear uma realidade que é, para alguns, a mitologia portuguesa e para outros uma fé inabalável e incomensurável. Escamotear estas realidades é negar a génese do nosso povo !

    É dever dos nossos políticos reconhecer os pressupostos acima e dar protecção a uma grande maioria do povo português que têm uma fé inabalável. Como sabe, a vontade, a fé do povo, os usos e costumes são lei, dentro destes princípios, dentro destes princípios compete às autoridades garantir a segurança das pessoas e bens.
    Estou de acordo que destinar uma faixa para os peregrinos causa transtorno, seria muito pior se morressem mais peregrinos por falta de segurança.

    Quanto ao à religiosidade ou laicismo dos políticos locais nada tenho a dizer, aliás, constacto apenas que a propensão para a religião de alguns políticos só se manifesta quando chegam ao topo da hierarquia política!

    ResponderEliminar

O comentário que vai submeter será moderado (rejeitado ou aceite na integra), tão breve quanto possível, por um dos administradores.
Se o comentário não abordar a temática do post ou o fizer de forma injuriosa ou difamatória não será publicado. Neste caso, aconselhamo-lo a corrigir o conteúdo ou a linguagem.
Bons comentários.