22 de maio de 2015

A cultura do regresso ao passado


O que aconteceu em Pombal no fim-de-semana passado merece aplausos e incentivo. É sempre um balão de oxigénio para uma moribunda zona histórica ter alguma vida de volta, ainda mais se chegar acompanhada de música e dança, como foi o caso da iniciativa Montras Poéticas: artistas nossos a mostrarem, de uma forma original, o que fazem tão bem.
Depois, no domingo, quase em segredo (custa-me a crer como é que não se aproveita a marca do Marquês, numa coisa destas, como é que não se divulga isto à séria) uma nova Associação Artística apresentou-se no Museu, com um [belíssimo] quinteto de música de câmara, que pode voar tão alto...
A maioria das entidades locais tinha mais que fazer - está visto - e por isso chegou no final do concerto, só a tempo da fotografia. Uma pena. 
Mas o que sobra deste tempo é a fixação pela idade média e pelos séculos passados. Foram os romanos no Natal, depois a feira medieval, agora o festival pombalino. Dir-me-ão que é melhor que nada, que o que importa é haver actividade. É importante preservar o passado, sim. Mas é igualmente importante projectar o futuro, e isso faz-se muito pouco, nos tempos que correm. Cheguei a pensar que as sementes lançadas na Casa Varela, no Bodo passado, iriam germinar. Mas os meses passaram, a casa não voltou a abrir-se, e os nossos artistas continuam a ser chamados por Leiria (por exemplo) para animar as inúmeras iniciativas culturais da cidade vizinha. Não se trata de copiar os outros, mas podemo-nos inspirar. E fazer mais coisas como a do fim-de-semana-passado. Mudamos esta agulha?

nota de rodapé: Se há um festival pombalino e um sarau, com  música barroca, agendado para a noite de sábado; se acaba de nascer um quinteto em que os músicos até trajam à época e tocam tão bem, não faria sentido integrar uma actuação nesta iniciativa? Pois. 

7 comentários:

  1. Ja repararam que o culto Monarca ( Marqueses, Condes, Condessas, Duques e duquesas ) regressou a Palumbar. Até temos 1 Príncipe e vários pajens e ainda no activo 1 Velho Imperador que agora virou pastor

    ResponderEliminar
  2. Ainda existem antigos descendentes da família real por estas bandas. Talvez pensem que com estas manifestações, em breve seja implantada a nova monarquia! Não podemos esquecer que no concelho moraram os Távoras, os Marquêses de Pombal,etc. Assim vai a cultura artistica em Pombal do tempo volta para tráz.

    ResponderEliminar
  3. Gostei muito da iniciativa de se pegar na marca do Marquês de Pombal, que para primeiro evento cumpre e está dentro dos padrões minimos de qualidade. Agora há que melhorar, continuar a inovar e fazer melhor na próxima edição. Muitos parabéns! Uma pequena sugestão/ideia: fazer um baile de época e de máscaras com roupa a alugar/vender no festival que sejam feitas por entidades das terras do marquês com um contexto social. Bem haja.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. A ideia do baile parece-me bem, Hugo. Nota que não sou contra este tipo de iniciativas. Sou contra o exagero neste tipo de iniciativas, em detrimento da diversidade. Faz essa sugestão à autarquia, Hugo.

      Eliminar
  4. Boa tarde
    É sempre bom ver iniciativas com cariz cultural e histórico que nos permitem reviver o passado .
    Quanto ao quinteto de música barroca é uma sugestão muito boa e a maioria das pessoas desconhece a existência do referido quinteto e até do tipo de música com que nos podem presentear

    Lembro aqui o altruísmo recente dum Sr. Lisboa ao doar um espólio maravilhoso ao Museu Marquês de Pombal e não só a influência que o Sr. Manuel Gameiro de Vila Cã teve nesse gesto como também a doação que ele fez ao Museu.

    O povo de Pombal deve estar muito grato a esses Srs . Parabéns Pombal pelo riquíssimo museu que dispõe.

    ResponderEliminar
  5. Se o Marquês alguma vez se imaginasse em espectáculos de rua... Ele deve "revolver-se na sua urna maçónica", em Lisboa, na Igreja da Memória. Ele cujo único espectáculo de rua, que o satisfazia, era o dos seus inimigos balançando nas forcas, ou esturricando nas majestosas fogueiras.

    ResponderEliminar
  6. Será que foi assim tão fantastico....ou será que não passou de fiasco....sem publico....perguntem aos expositores se voltam....

    ResponderEliminar

O comentário que vai submeter será moderado (rejeitado ou aceite na integra), tão breve quanto possível, por um dos administradores.
Se o comentário não abordar a temática do post ou o fizer de forma injuriosa ou difamatória não será publicado. Neste caso, aconselhamo-lo a corrigir o conteúdo ou a linguagem.
Bons comentários.