5 de maio de 2015

Boa ou Má Gestão

Boa gestão é aquela que fornece (muito) valor às partes interessadas, que capta bem o que agrega valor e utiliza bem os recursos disponíveis para o atingir. Má gestão é aquela que não fornece valor às partes interessadas porque avalia mal as suas necessidades ou utiliza mal os recursos.
A CMP terminou 2014 com um excedente de 7,8 milhões de Euros. Isto é bom ou mau? Revela Boa ou Má Gestão? Antes de responder a estas questões convém introduzir alguns considerandos que diferenciam a gestão pública da gestão privada: (i) a gestão pública, ao contrário da privada, não visa o lucro; (II) a gestão pública transfere valor essencialmente para os utentes ou cidadãos em geral – nomeadamente nas câmaras, porque lhes está vedada a possibilidade de transferir valor para accionistas (não existem) ou colaboradores. 

Uma câmara que termina o ano com um excedente de 7,8 milhões de Euros é uma câmara que sacou aos seus cidadãos mais do que necessitava ou que não tem ideias onde deve investir os recursos disponíveis com valor para os cidadãos. É, no fundo, uma câmara mal gerida. 

8 comentários:

  1. É uma Câmara com os cofres cheios e os Pombalenses com os bolsos vazios. Os Monarcas antigamente eram generosos com o povo. Porque não utilizar algum desse montante para comprar casas devolutas, restaura-las e alugar a famílias carenciadas com rendas baixas para permitir o afluxo de famílias ás áreas centrais da Cidade e das Vilas (Pombal, Louriçal, Guia)
    e outras com casas ao abandono. Alem disso metia alguma liquidêz nas empresas de construção civil e de materiais para a construção

    ResponderEliminar
  2. A Câmara terminou com um excedente de 7,8 milhões de euros??!!! Muito bem....mas o que é um excedente de 7,8 milhões de euros? é um excedente de tesouraria? se sim, inclui valores afetos a operações de tesouraria? Se é um excedente de tesouraria, se calhar já vem do passado, ou foi gerado no exercício de 2014? Ou é um excedente dos proveitos sobre os custos, sendo esse excedente o resultado líquido do período de 2014? Não sei, mas da forma como a coisa está escrita é mais para lançar a confusão...

    ResponderEliminar
  3. Sr Sérgio Gomes, está aqui o link ( http://www.cm-pombal.pt/seu_municipio/assembleia/actas_assembleia/Documentacao/1%20-%20Reuniao:30-04-2015/2.2.%20Relat%F3rio%20de%20Presta%E7%E3o%20de%20Contas%202014.pdf )onde pode fazer a analise para responder ás suas perguntas. Qualquer pessoa pode ter acesso a estes dados pois estão no portal, que utilizamos para preparar as Assembleias Municipais.

    ResponderEliminar
  4. Sr Roque, as pessoas quando optam por escrever sobre determinado assunto, devem fazê-lo de forma clara, se o objetivo é informar então que se faça de forma correta. No entanto, como na maioria das vezes, o que se faz aqui é desinformar, desse ponto de vista o post está um mimo...à imagem de quem o escreveu!

    ResponderEliminar
  5. As notícias referem excedente de 7,8 milhões de Euros e um resultado líquido de 6,4 milhões de Euros em 2014 (82% do excedente gerado). Sendo os números estes, os considerandos são claros e compreensíveis.

    ResponderEliminar
  6. Podem baixar os impostos dos imóveis? É que com um exercício com esse excedente, permite pensar em disponibilizar rendimentos-extra para investimentos no Município, pelo privado.

    ResponderEliminar
  7. Companheiros, boa noite.
    O energúmeno do Adelino Malho pensa que é o dono disto tudo, mas não é.
    O rapazola falta ao respeito a quem alimenta esta coisa e falta ao respeito aos restantes administradores, o que é ainda mais grave.
    Adérito, por favor, vem, de novo, acudir à Paula Sofia, já que o coiso não respeita ninguém e quer ser o “César” neste circo romano onde ele imagina que está.
    Como o Farpas é só desgraças, coloquei a Missão Guiné como uma coisa boa, três ou quatro vezes, outras tantas que ele apagou.
    Miserável insecto desprezível.
    Roque, tu que és um dos que dá a cara, não te cales, já que, também, foste objecto de apagão do teu comentário.
    Que democracia é que esta alma apregoa, se é que tem alma.
    Coitados dos pobres de espirito…

    ResponderEliminar
  8. Companheiros, bom dia.
    Ao menos uma coisa boa no Farpas.
    Sei que nenhum Administrador tem coragem para apagar este meu comentário que nada tem a ver com o post e que foi copiado da página da Missão Guiné, no Facebook, escrito por: Rui Manuel de Matos Amado Gabriel
    “Chegado a este dia, o 12° da Missão Guiné, o sentimento é quase de impotência completa.
    Somos uma gota de água num oceano de necessidades por que passam as instituições que ajudamos com os carros, as ambulâncias e o material médico e educativo. As instituições que estamos a ajudar são elas próprias uma gota de água num mar de necessidades.
    Hoje achámos por acaso uma mãe com um menino a arder em febre.
    À sua volta outras mães com outros meninos e todos, mães e filhos, com diferentes tipos de doenças.
    Ali estavam, à beira da estrada, ao lado da bomba de gasolina onde fomos por acaso abastecer os carros.
    A Arminda, médica integrante da nossa missão, auscultou e deu medicamentos, comida para bebé e educação acerca de tratar os filhos.
    Imaginei que provavelmente aquele menino com ano e meio e 5 kg de peso, cheio de fome, não iria sobreviver.
    Passámos ali por acaso, ou talvez tenhamos passado de propósito para salvar aquele menino.
    Pensei nos milhares de meninos a morrerem nas tabancas espalhadas pelo meio das florestas de cajuzeiros e pelo meio dos arrozais mais ou menos abandonados e pensei nos seus pais e mães sem saberem o que fazer a não ser ver morrer.
    Foi muito forte este dia. Cheio de alegrias, cansaço e sentido de Missão mais forte que nunca.”

    ResponderEliminar

O comentário que vai submeter será moderado (rejeitado ou aceite na integra), tão breve quanto possível, por um dos administradores.
Se o comentário não abordar a temática do post ou o fizer de forma injuriosa ou difamatória não será publicado. Neste caso, aconselhamo-lo a corrigir o conteúdo ou a linguagem.
Bons comentários.