23 de janeiro de 2017

A doença saudosista

Que vivemos numa terra de saudosistas, ninguém o ignora.
O saudosismo é um traço fundamental da alma portuguesa, aprofundado por meio século de salazarismo. Em Pombal, é uma doença mística fomentada por um messianismo profético que junta política e religião, que se alcandorou a doutrina política e social. É fenómeno que passa despercebido, alimentado por um processo biunívoco – de-cima-para-baixo e de de-baixo-para-cima – que se transformou num modus vivendi, que se faz passar por uma coisa natural mas não o é. O saudosismo não é uma coisa boa, é um mal. Um mal que enfraquece, que retira intensidade à vida, que desfoca da realidade, que conduz a uma vida desgraçada. E quanto mais desgraçada é a vida, mais o sentimento saudosista se propaga, se alimenta do resgate do passado; um passado que pode ter sido alegre ou muito generoso para alguns, mas não o foi para a maioria.
Em Pombal temos um poder saudosista que esgravata no passado - e alimenta quem o faz – na busca de memórias ou fósseis que alimentem o que Espinosa chamou uma oscilação de potência determinada por uma ideia passada de um momento alegre. E os seus acólitos servem-no; e encontram nestes serviços os seus momentos de glória.
Por muito que muitos se esforcem por encontrar e mostrar as minudências desta terra, Pombal é o que é; e nunca será outra coisa enquanto não se focar no seu presente; enquanto não viver, de corpo e alma, o presente. 

3 comentários:

  1. Malho, é curioso notar que há todo um sangue-azul-do Cardal que rejubila com este tipo de "eventos" em "tardes perfeitas" - por oposição ao rural Narciso Mota, a quem tudo isso passava ao lado, a não ser quando à volta o manipulavam para os promover.É gente que se sente bem assim: salões cheios de botões de punho, sobretudos a condizer, rodeados dos seus, sem povo nem mau-cheiro. Nada contra - volto a repetir o que já aqui disse num post anterior - a evocação da memória. Mas não pode ser só isso. E isso é o que está patente em muita cabecinha luzidia, a quem fazia falta um banho de realidade.

    ResponderEliminar
  2. Infelizmente o povo até parece que gosta de ver a corte a festejar. Foi com muita curiosidade que estive naquele auditório na passado Sábado, muito cheiro a naftalina e perfumes caros. Estavam presentes todas as famílias do antigamente. Alguns Socialistas também estiveram presentes, penso eu que mais por obrigação do que por devoção. No final um belo beberete de sumo de laranja, cafezinho, chazinho e bolachinhas e queques...Tudo muito á moda das tias de Cascais...Fizeste lá tanta falta JOÃO PIMPÃO... Nem um Vinho do Porto para empurrar as bolachas. Tive acesso a uma informação privilegiada...Que o PSD ainda não tinha escolhido o Candidato á Camara...Eu pensei WTF...Então ja estão com medo de perder que já equacionam lançar novamente o PEDRO ? João Pimpão, abre lá um Porto Vintage e resolve tu esta equação.

    ResponderEliminar
  3. Recebi mesmo agora uma informação que João Pimpão já deu ordens para começarem a "plantar" os Outdoors pelo Concelho... Quem vai tirar as fotos ?

    ResponderEliminar

O comentário que vai submeter será moderado (rejeitado ou aceite na integra), tão breve quanto possível, por um dos administradores.
Se o comentário não abordar a temática do post ou o fizer de forma injuriosa ou difamatória não será publicado. Neste caso, aconselhamo-lo a corrigir o conteúdo ou a linguagem.
Bons comentários.