Ontem à noite pudemos assistir a um verdadeiro debate - pode ver e ouvir aqui - , o dos quatro candidatos à Junta de Meirinhas. Todas as freguesias deveriam ter a sorte de escolher assim, entre gente bem preparada e conhecedora da freguesia. Talvez o PS tenha ali um dos seus melhores candidatos (senão o melhor, pelo concelho) a uma junta de freguesia: Fernando Parreira, enfermeiro de profissão, é reincidente. Há quatro anos disputou a junta contra Avelino António, perdeu por pouco mais de 100 votos, e ontem mostrou aquilo que falta à maioria dos candidatos derrotados noutras freguesias: determinação. Em contraponto, o PSD revelou ter ali um dos seus piores candidatos. De todos, era o menos preparado. Não vai ser fácil para os 1500 eleitores de Meirinhas escolher o futuro presidente, pois que tanto Artur Brás (CDS) como Daniel Mota (Narciso Mota/PH) estão igualmente aptos para desempenhar o cargo.
Duas notas finais para desmitificar alguns preconceitos:
1. o eleitorado de Meirinhas sabe escolher. Há quatro anos uma percentagem considerável de eleitores votou no candidato do PSD para a Câmara e no do PS para a Junta, caindo por terra a ideia da partidirite aguda.
2. O que a Rádio Clube de Pombal está a fazer é verdadeiro serviço público, numas circunstâncias também diferentes, nestas eleições: os cidadãos estão mais politizados, mais esclarecidos, e mais disponíveis para participar na acção política, como se comprova. Estes debates estão a ser transmitidos no facebook e assim são vistos por milhares de pessoas, num processo de democratização louvável. É verdade que isso tanto pode desaguar numa maior participação nas urnas como num aumento da abstenção. Quero acreditar na primeira hipótese.
E hoje o debate é com os candidatos à Junta do Louriçal. Promete.
Paula Sofia, achas mesmo que o Debate do Louriçal vai servir para alguma coisa ? O Candidato do PSD andou 4 anos em campanha, durante 24 horas por dia...É um politico clonado do Narciso Mota...Está em todas...Desde o Baptizado ao Funeral. Este Debate vai-se centrar no Centro de Saúde e pouco mais.
ResponderEliminarSubscrevo na integra tudo o que escreveste, Paula. Debate de nível elevado, com os candidatos sem peneiras, comunicando bem, focados nos problemas da freguesia, com propostas consistentes e sem populismos. Muito bom.
ResponderEliminarAmiga e companheira Paula Sofia, boa noite.
ResponderEliminarFico contente com a tua opinião do serviço que a Rádio Clube de Pombal está a fazer nestas eleições autárquicas.
Somos todos voluntários, como sabes, e eu sou o que menos contribui para a causa.
O Miguel Valentim, o Paulo Delfim e a Ana de Jesus são os autênticos pilares da rádio.
Obrigado.
Rodrigues Marques