4 de setembro de 2019

Propaganda enganosa


Já todos sabemos que a informação pode ser transmitida, de acordo com os propósitos que queremos alcançar. É aquilo que normalmente chamamos de propaganda.
Ontem, mais uma vez, o gabinete de comunicação da Câmara (e verão que os restantes meios de comunicação lhe seguirá), veio dar-nos conta de uma medida que faz jus ao nome “Município amigo das famílias e das crianças”: Refeições escolares dos alunos de escalão A e B suportadas a 100% pelo Município.
Um cidadão menos atento ou menos informado, achará esta medida extraordinária.
Mas vamos aos factos: o escalão A sempre foi suportado o seu custo a 100%; e o escalão B sempre foi suportado a 50%. O que equivale a dizer que o Município irá suportar os restantes 50% do escalão B! E resta também acrescentar que esta medida apenas abrangerá os alunos do 1º ciclo (porque a competência é delegada nas autarquias).
Se quiserem ser (mesmo) um Município amigo das famílias e das crianças podiam mudar o titulo para: O Município suportará os custos das refeições de TODAS as crianças do 1º ciclo (independentemente de ter escalão ou não)! Depois sim, façam brilharetes na divulgação da medida.

Estão a ver como os títulos podem manipular a informação? Pois é…

3 comentários:

  1. Oh Marlene desculpe lá mas a medida é extraordinária pela iniciativa, pela oportunidade e pelo alcance.
    Tal já assim aconteceu quando se resolveu assumir o transporte escolar de todo o secundário, sem excepção, dentro do concelho.
    Pombal e os nossos executivos têm sido irrepreensíveis e dignos de reconhecimento e aplauso na vanguarda de introdução de medidas sociais de alcance muito inclusivo.
    Basta pensar que 1€ no bolso de quem tem pouco pesa muito mais do que o mesmo € no bolso de quem vive mais desafogado, e estas medidas isso ajudam a mitigar.
    Portanto não vejo onde existe a "propaganda enganosa"? Afinal o município não suporta agora integralmente o escalão A e B? O facto de já o fazer para o A e parte do B não retira verdade ao que foi afirmado.
    O nosso concelho, os nossos autarcas, com ênfase no presidente são dignos de reconhecimento, admiração e aplauso por há muito terem tomado a dianteira e mantendo-se sempre na vanguarda da promoção dos apoios sociais que, em Pombal vão muito para além das escolas, como sabe.
    Que mal tem os políticos usarem as suas virtudes e sucessos na propaganda?
    Na sua opinião isso parece um pecado, mas a mim parece-me mais preconceito seu, senão repare:
    O "seu" correligionário e nosso 1 ministro, não utilizou há dias exatamente a mesma receita? E queria que ele falasse do quê, das desventuras e dos falhanços do governo, que também os houve?
    Evidentemente que houve logo vozes nacionais críticas com argumentos parecidos, na forma,com os seus...
    Por outro lado,o que propõe no final de "tudo para todos" corresponde àquela visão de esquerda que, é romanesca, maviosa, apetecível mas impraticável por razões financeiras...
    Uma coisa aqui lhe garanto, Pombal e este executivo irão ainda surpreender-nos mais com incrementos na ação social que só nos poderá orgulhar a todos.
    Conto com todos os políticos de boa vontade para os ajudar a implementar e apreciar propondo correções possíveis ao invés da habitual retórica que pouco acrescenta...
    Um abraço amigo.

    ResponderEliminar
  2. Grande Ex-Presidente Manuel Serra...não dê mais graxa ao cágado que o Gonçalo já foi convidado a vestir a camisola laranja na próxima, volta ao Pombal, a pedir Votos. Se quer voltar a ser candidato dou-lhe o conselho de procurar outra camisola para vestir. Abraço fraterno e solidário.

    ResponderEliminar
  3. Amigo Roque.
    A graxa que dou aos cágados que entendo dar prende-se muito mais com os efeitos e consequências das suas decisões do que com obscuras pretensões que certas visões mais domésticas teimam em concluir.
    Por acaso já me viu aqui opinar sobre assuntos que não sejam concelhios? E sobre as vantagens conseguidas para o concelho tanto engraxo o cágado laranja, como rosa, azul ou qq outro.
    Talvez seja essa a diferença entre quem pensa nos assuntos e quem só pensa na intriga.
    Quanto a futuros candidatos eles que se apresentem e assumam as suas pretensões e suas promessas, mesmo que não sejam para cumprir como é hábito aqui mais próximo...
    Por mim nem vontade e muito menos paciência.
    Agora calar-me só quando me fartar de o fazer porque além do meu livre arbítrio ninguém mais comanda a minha vontade.
    Recíproco abraço amigo.

    ResponderEliminar

O comentário que vai submeter será moderado (rejeitado ou aceite na integra), tão breve quanto possível, por um dos administradores.
Se o comentário não abordar a temática do post ou o fizer de forma injuriosa ou difamatória não será publicado. Neste caso, aconselhamo-lo a corrigir o conteúdo ou a linguagem.
Bons comentários.