24 de outubro de 2019

E agora a Cultura



O Farpas arranjou uma forma de todos poderem participar nas comemorações do 11 de Novembro, feriado municipal. Não, não vamos dar medalhas nem discursos. Vamos lançar o debate: Que Cultura é Esta? É hora de discutirmos quem faz o quê, como e com que apoios. Que modelo temos e qual gostaríamos de ter, se é que este não nos serve. O convite é para todos os agentes culturais e para o público em geral, sem o qual nada disto faz sentido. 
 Temos um painel de quatro convidados para abrir o debate, de áreas tão diversas como o teatro, a música, o cinema, a literatura - com visões diversas sobre a realidade cultural de Pombal, de Leiria e da região. Além do Calika (que é da casa e defende o cinema e a música), vão abrir este debate a Rita Leitão (ligada ao Teatro Amador de Pombal, à Galeria Cabaret e à stand up), o David Gomes (da ARCUPS, Ilha, onde acontece um dos eventos mais marcantes do concelho, o Ti Milha) e ainda o Pedro Miguel, músico e investigador de Leiria, que tem integrado a organização de diversas iniciativas culturais aqui ao lado. 
 Esperamos por todos no dia 11, às 21 horas, no Café Concerto!

6 comentários:

  1. É sempre importante debater a cultura no nosso Município, mas até é dos pelouros que funcionam melhor em Pombal. Ainda este mês temos o festival MANOBRAS com espectáculos de grande nível e no próximo mês integrado no Espectador activo mais actividade cultural no Município. O Farpas devia organizar uma visita guiada a Z.I. da Formiga que está num estado de abandono total. Lixo por todo o lado e estradas com mais buracos que alcatrão. Os Empresários desta zona Industrial também pagam impostos e trabalham numa Z.I. digna da África. Isso sim o Sr. Malho e a Dª Paula Sofia deveriam preocupar-se. Quem trabalha todos os dias merecia mais a vossa atenção.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Deves estar com a memória fraca Roque...a situação de abandono da ZI da Formiga foi um dos primeiros post que publiquei. Por isso estás enganado! O Farpas não anda distraído!

      Eliminar
  2. Parabens por mais uma iniciativa que promove a discussão pública de temas que interessam a muitos. Vejo estes eventos do farpas como contribuição de peso para o nosso são e multiopinativo convívio,onde será possivel aparecerem sugestões que melhorem o panorama dos temas em análise.
    Aqui o Roque num registo já viciado do comentário habitual tenta mudar o foco dos promotores para outras preocupações. Oh Roque aqui só cabe aplauso e incentivo ao proposto e não comentário que parece o desvaloriza por os distrair dos buracos da estrada e tal e tal...nem sei como não meteu também a habitual bucha da culpa do laranjal que tem é de ser corrido...:))
    Tentarei comparecer, lá está, para ver se aprendo mais alguma coisa.
    Muito sucesso e uma noite bem passada em são convivo são os meus desejos com votos de continuidade.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Sr. Laranja Grande e Azeda, o Sr. nem verificou que estou a fazer um elogio ao Pelouro da Cultura muito bem liderado por uma Bela Laranjinha. Ando a ficar preocupado consigo, tanto que até tenho evitado ir á sua terra...posso ser atropelado no Santa Apolónia por um camião de Finos.

      Eliminar
    2. Amigo Roque, grande está bem, agora Azeda??? Mas cada um tem seu paladar, há que respeitar...
      Eu bem reparei no elogio da "Bela Laranjinha" sim, que acrescentarei "eficaz e criadora"...
      Mas se vir bem eu estava mesmo era a criticar o "Os Empresários desta zona Industrial também pagam impostos e trabalham numa Z.I. digna da África. Isso sim o Sr. Malho e a Dª Paula Sofia deveriam preocupar-se. Quem trabalha todos os dias merecia mais a vossa atenção."
      Ora se isto não é tentar desviar a atenção dos objetivos imediatos dos promotores é o quê...
      Quanto às imperiais do sta apareça que nós gostamos de o cá ver porque sempre é mais um aperitivo a acompanhar as ditas...

      Eliminar
  3. Caro Roque,

    Cultura não é sinónimo de espectáculos nem de entretenimento. Para além disso, o debate que propomos para o dia 11 será tanto mais rico quanto mais longe ficar dos Paços do Concelho.

    Abraço,
    Adérito

    ResponderEliminar

O comentário que vai submeter será moderado (rejeitado ou aceite na integra), tão breve quanto possível, por um dos administradores.
Se o comentário não abordar a temática do post ou o fizer de forma injuriosa ou difamatória não será publicado. Neste caso, aconselhamo-lo a corrigir o conteúdo ou a linguagem.
Bons comentários.