29 de junho de 2022

O caso da “negociata” do autocarro para a ETAP

Ao navegar pelo site da ETAP – esse exemplar de boa governação cá do burgo! – deparei-me com um enorme pedregulho na garagem: um autocarro de passageiros de 65 lugares adquirido por ajuste directo, em 10-8-2021, por 65.000 € + IVA.


O pior deste malfadado negócio nem é a compra em-si; é como e a quem se comprou! Comprou-se por ajuste directo, contra todas as regras da boa-governação e contra o espírito e a letra da lei da contratação pública, um autocarro em 2.ª mão, através de um caderno de encargos personalizado ao autocarro que o vendedor tinha/queria vender, não a um fabricante ou concessionário de autocarros, como seria normal e recomendável, mas a uma empresa prestadora de serviço de transporte de passageiros, uma tal Busvouga, Lda, com sede em Águeda!

Estes tipos de “negociatas” seriam bons temas para uma oposição que quisesse e soubesse fazer política, questionando a acção do executivo municipal e os actos de gestão das empresas municipais. Mas temos uma oposição prefere andar entretida com recomendações chochas (inúteis e/ou sem sustentação jurídica) que só servem o propósito da vitimização constante. 

Neste quadro imoral e burlesco, resta ao cidadão mais exigente, com o bom uso dos dinheiros públicos, a esperança que ainda haja na bancada da maioria alguém com independência política e ética republicana minimamente arreigadas, que, num ímpeto dignidade, questione estes indecorosos métodos que indiciam compadrio e displicente uso dos dinheiros públicos.

PS: é por estas e por muitas outras que o Farpas tem que continuar a cumprir a sua missão inicial: “Farpear os interesses e os poderes instalados, os oportunistas e os manhosos, a hipocrisia e o servilismo, a obscenidade e o desperdício”.    


Sem comentários:

Enviar um comentário

O comentário que vai submeter será moderado (rejeitado ou aceite na integra), tão breve quanto possível, por um dos administradores.
Se o comentário não abordar a temática do post ou o fizer de forma injuriosa ou difamatória não será publicado. Neste caso, aconselhamo-lo a corrigir o conteúdo ou a linguagem.
Bons comentários.