11 de maio de 2023

Quem quer ficar com a Praia do Osso da Baleia?


 

No fim de semana passado o séquito municipal foi espalhar magia para o Carriço. O Pedro falou ao povo de milhões como quem fala de tostões, e o povo, que não é tolo, desconfiou de tanta esmola. 

Quando acabou  a jornada, o Pedro fez o que melhor sabe: usou o Facebook para comunicar tudo o que disse, viu e sentiu. Pelo meio daquele arrazoado, uma nota de rodapé que é demasiado importante para passar no registo enguia: A concessão da praia do Osso da Baleia a privados. Ao longo destas décadas em que a praia voltou à vida (e foi sucessivamente distinguida por uma associação ambientalista com a categoria de ouro), apenas numa ocasião foi entregue fora da Câmara, e tratou-se da Junta de Freguesia do Carriço, freguesia que tem a sorte de acolher a praia. A coisa não correu lá muito bem. 

É certo que, de acordo com o decreto-lei em vigor, "compete aos órgãos municipais, designadamente: concessionar, licenciar e autorizar infraestruturas, equipamentos, apoios de praia ou similares nas zonas balneares, bem como o fornecimento de bens e serviços e a prática de atividades desportivas e recreativas nas praias identificadas como águas balneares e criar, liquidar e cobrar as taxas e tarifas devidas pelo exercício destas competências". Mas não é suposto que sejam as mesmas a protagonizar esse apoio. Porém, em Pombal, onde (já se sabe) nem tudo é normal, a Câmara teve que voltar a assegurar este ano essa logística, pois que passou o prazo de concurso para terceiros. Por via das coisas, Pedro Pimpão anunciou já o concurso para... 2024. 

Com a época balnear à porta, também não temos notícias da praia do Urso (ou do Fausto, como lhe chamam os locais), na freguesia da Guia, cuja abertura ao lazer está prometida há anos. Estamos em crer que depois de tamanho investimento no [posto de] Turismo, isso deve estar tudo tratado, claro. 

2 comentários:

  1. Na AM de 11-12-2014, ou seja ha quase 10 anos, tive esta intervenção sobre o assunto: "Hoje pretendia questionar o Executivo sobre as medidas que pretende implementar durante o restante mandato em relação ao desenvolvimento Turístico do Concelho de Pombal.
    Este é um concelho que vai do mar até a Serra que em termos Turísticos pouca ou nenhuma rentabilidade financeira tem trazido para as Empresas e populações.
    É muito fashion ter uma praia dourada mas depois isso não se traduz em resultados financeiros. Os serviços de Restauração praticamente não existem na praia, pois o que há tem má qualidade e um serviço pouco profissional. O Restaurante com qualidade mais próximo fica a mais de 10 Kms da praia
    Em outra legislatura foi aqui falado sobre a eventualidade de abrir uma nova praia no concelho, mais propriamente na Freguesia do Oeste, em que essa praia seria uma praia naturista o que viria a ser uma mais valia para o Concelho, pois se fossem construídas as infraestruturas devidas ( por exemplo um parque de Campismo ) poderiam gerar alguns postos de trabalho, alem de que potenciava o conhecimento do concelho junto da comunidade naturista Europeia. Queria então para terminar questionar ao Executivo e mais propriamente á Vereadora do Pelouro se este projecto ficou na gaveta ou ainda há possibilidade de o fazer avançar?"
    A resposta do D. Diogo foi: Que o que eu queria era ver a Vereadora a inaugurar a praia. Ou seja pela boca morre o peixe...

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Toninho, nem era preciso muito: bastava que aquela estrutura fosse mais bonita e agradável (uma coisa é só poder usar a madeira, outra é fazer um caixote, sem nada de estético). Acabei por nunca perceber se a Câmara sempre comprou, ou não, a casa do guarda. Ou seja, não é por ser praia dourada que não podes fazer nada. Olha o caso da praia velha, em São Pedro...e do icónico Old Beach.

      Eliminar

O comentário que vai submeter será moderado (rejeitado ou aceite na integra), tão breve quanto possível, por um dos administradores.
Se o comentário não abordar a temática do post ou o fizer de forma injuriosa ou difamatória não será publicado. Neste caso, aconselhamo-lo a corrigir o conteúdo ou a linguagem.
Bons comentários.