30 de junho de 2023

Pombal, terra de pimpões e bustos

"Diz-me com quem andas e dir-te-ei quem és. Saiba eu com que te ocupas e saberei também no que te poderás tornar". J. Goethe

 Até há pouco tempo, o almirante Silva Ribeiro era um perfeito desconhecido da generalidade dos pombalenses. Mas eis que, de um momento para o outro, passou a ser figura omnipresente na terra, pela mão do doutor Pimpão. Os mais atentos estranharam o seu repentino interesse pela terra, mas nós percebemos logo ao que vinham…



Ficámos agora a saber que o doutor Pimpão decidiu fazer do almirante a figura das festas da cidade, carregando-o de homenagens: vai dar o seu nome ao largo da Central de Camionagem e, pasme-se, não suficientemente contente com a risível vénia, vai colocar um busto dele no novo largo. Perdoai-lhes Senhor, tanta soberba. 

Já sabíamos que o doutor Pimpão é um escravo da emoção e da bajulação, que vê méritos nas tolices que pratica e está sempre disposto a sacrificar tudo pela sua satisfação momentânea, mas o que é demais enjoa. A maior fatalidade do seu caráter é não ter consciência do papel que representa nem das suas falhas. Que da sua cabeça tenha saído esta insensatez, compreende-se - já tudo se pode esperar deste hipocondríaco pela empatia, sempre ávido de glória e falho de tino -; mas do almirante, do mais alto chefe da tropa, esperava-se um pouquinho mais: algum bom senso, alguma reserva e algum sentido do (seu) lugar – da sua circunstância e do respeito pela memória colectiva da terra, que o viu nascer mas que nunca mais soube nada dele nem ele da terra.

Há associações que não acrescentam, só rebaixam.  

5 comentários:

  1. Amigo Malho, tenho andado retirado e até algo cansado desta movida política onde nem sempre me encanto e por vezes desencanto.
    Será esta a sina dos homens que já viveram bastante e, nesse sentido, temos mesmo é de perceber esse efeito, e não, atirarmos para os mais novos as causas das nossas dores existenciais.
    Mas, indo aqui ao assunto que o meu amigo invariavelmente satiriza e até mesmo escarnece, vejamos se encontro aqui outra visão do assunto, mais benevolente.
    O homenageado foi, até 1 de Março deste ano CEMGFA, com inicio em 2018.
    Este alto cargo de um pombalense que por cá tem estado muitas vezes, mas com a discrição típica destas figuras de estado, é obvio que merece reconhecimento publico nesta ocasião, porque os louros da situação são mútuos. O Almirante porque se vê distinguido na sua terra, e quem não gosta de ser reconhecido, e Pombal concelho porque reclama para si os louros conquistados por um seu "filho".
    Até aqui tudo normal. O ser padrinho do Bodo, tudo normal, mas já o busto na praça que refere, a ser verdade, a mim parece um bocadinho precoce.
    É que bustos e estátuas em locais públicos é algo mais apropriado ao póstumo, à evocação de quem por cá andou e deixou marca. Já em vida a coisa é um bocadinho mais ostensiva.
    Mas sabemos que o nosso presidente tem estes arrebatamentos sentimentais, e depois de afirmar algo publicamente, mesmo que num momento de empolgação, já é complicado depois não cumprir, dada a obrigação da dignidade do cargo.
    Mas repare na opinião do Roque sobre o mesmo que transcrevo: "Tenho aprendido tanto com o Pedro, nestes últimos dois anos. O melhor é que ele sabe como se conquista o povo".
    Pois é, diga-se o que se disser e goste-se ou não, o nosso presidente tem aquele carisma e atitude exatos para conquistar os corações e isso, na nossa realidade eleitoral é que determina o voto, logo…
    Podemos gostar mais ou menos ou não gostar, mas, nesta nossa realidade democrática pergunto: Afinal quem é que está errado aqui, o que faz e conquista corações e votos, ou o que critica com base em avaliações pessoais, por melhor alicerçadas que estejam em ciência, conhecimento ou pragmatismo?
    Abraço festivo

    ResponderEliminar
  2. Para o que haveríamos de estar guardados, os pimpões a mandarem nisto e o meu amigo armado em mata-borrão deles citando o Roque!
    Bem diz o povo, uma desgraça nunca vem sozinha.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Deixe-se lá de lamentos e de me desclassificar ou achar que só ando aqui a lavar as imagens.
      Do que escrevi compreende que manifestei bem a minha opinião. Mas, como sou intelectualmente honesto, tenho de reconhecer ao Roque certas conclusões visionárias.
      Se reparar só me vergo pragmaticamente ao resultado do sistema de eleição que temos, o que não quer dizer que é o que prefeito. Mas neste, eleitoral democrático, não tenha dúvida que a simpatia e a demagogia são os trunfos do sistema...
      Logo, não se trata de mata borrão, trata-se só de constatação.

      Eliminar
    2. Eu não desqualifico o meu amigo – seria uma heresia -; posso achar que o meu amigo não se engrandece com certos comentários, o que é bem diferente.
      Essa de só me lamentar - ou frustrar - não lembra ao diabo… Acho que nunca me verá fazer esses fracos papéis – há naturezas assim, o que é que se há-de fazer…!

      Eliminar
  3. Adelino Malho, estou inteiramente de acordo contigo acerca do Busto. Uma perfeita parvoíce. Mas o que é que esse senhor já fez por Pombal. Pior que isso, só uma estátua que está no Louriçal, com o nome de um senhor que não foi eleito por ninguém e também nada fez pela terra, senão passear vaidade e soberba. O PSD é isto, mas o PS está falecido. Dizes tu que este Executivo e este mandato é péssimo. Se conseguires pegar na Concelhia do PS para mudares as coisas e conquistares a CMP para o PS, tens já o meu voto para a concelhia. Força nisso, pois estar só a "botar" caracteres num blog nada resolve.

    ResponderEliminar

O comentário que vai submeter será moderado (rejeitado ou aceite na integra), tão breve quanto possível, por um dos administradores.
Se o comentário não abordar a temática do post ou o fizer de forma injuriosa ou difamatória não será publicado. Neste caso, aconselhamo-lo a corrigir o conteúdo ou a linguagem.
Bons comentários.