24 de setembro de 2008

Transferência de competências na àrea da educação

Quando se fala de educação não se pode ser leviano.

O Governo apresentou aos Municípios Portugueses um protocolo de transferência de competências na área da educação. Das Autarquias que assinaram esse protocolo, a maior parte é de gestão socialista. Não se pode afrontar o chefe... No entanto, a grande maioria, incluindo a de Lisboa e a nossa, levantou grandes reservas à sua assinatura.

Se fosse eu, aliás, também não assinava. Se o Governo pretende delegar competências, tem que transferir as verbas adequadas à sua execução. Por outro lado, tem que dar mecanismos legais às Autarquias para que elas possam, de facto, gerir de acordo com o que lhe é solicitado.

Com este protocolo, o Governo não pretende descentralizar competências. Pretende, sim, contratualizar serviços de forma pouco séria e sem atender às exigências, já manifestadas, pela Associação Nacional dos Municípios Portugueses.


Sobre este assunto, senhor Presidente da Câmara, estou consigo.

Sem comentários:

Enviar um comentário

O comentário que vai submeter será moderado (rejeitado ou aceite na integra), tão breve quanto possível, por um dos administradores.
Se o comentário não abordar a temática do post ou o fizer de forma injuriosa ou difamatória não será publicado. Neste caso, aconselhamo-lo a corrigir o conteúdo ou a linguagem.
Bons comentários.