28 de setembro de 2010

China Town

Não tenho nada contra os chineses. Com o tempo habituei-me a ver o antigo quartel dos bombeiros transformado em loja de tudo-e-mais-alguma-coisa. Depois compreendi que se calhar as lojas por cima do Intermarché deveriam ser isso mesmo, em vez do centro de saúde. Mas quando agora vi a oficina do Arrais também adaptada a bazar, fiquei de olhos em bico. Talvez não fosse má ideia entregar-lhes o edifício Manuel Henriques e ganhar (verdadeiramente) dinheiro para cobrir o desfalque, que agora serve de desculpa para tudo.

11 comentários:

  1. Paula. Não tenho qualquer pudor chauvinista, mas acho que não é destruindo o Comércio Tradicional, para fomentar o negocio as grandes cadeias da distruição e aos chineses que o Concelho de Pombal evolue, pois o dinheiro gerado por essas Empresas sai do Concelho e no caso dos chineses sai tambem de Portugal. Assim cada vez mais vamos criando miséria e desemprego. Enquanto os governos não tomarem atitudes mais protecionistas do nosso tecido empresarial, nomeadamente as PMEs e pequenos retalhistas estamos condenados ao fracasso.

    ResponderEliminar
  2. Olá!
    O poder do chauvinismo acabou. quem elege as regras é Bruxelas, somos uma tribo à beira Mar plantada, de brandos costumes, sujeita a regras do grande mercado onde as economias débeis vegetam e aguardam pelas esmolas da Europa.

    Para as grandes economias europeias, casos de França, Alemanha e Itália, o essencial era expandir a comunidade para colocar livremente os seus excedentes da produção, a troco de uns rebuçados para os novos membros da CEE . O fundamental para as grandes economias era aumentar substancialmente o número de consumidores e por essa razão fizeram o alargamento.

    As grandes empresas multinacionais, casos da Philips, Samsung, Lg, HP, de entre outras mudaram para Espanha, concretamente Madrid, as suas centrais de Logística. Hoje, qualquer empresa, são pedidos à Philips 20 televisores o pequeno escritório de Lisboa sabe de imediato a disponibilidade do stock, endossa a encomenda a Madrid e no outro dia é entregue no cliente e isto é assim para os restantes Países da Europa.

    Em breve vamos ter que suportar também o Mercusul que só não avançou mais porque os USA não estão interessados.

    Não nos podemos desculpar com chineses, tudo isto são os custos da globalização, já lá vai o tempo em que morreu um presidente dos USA. e a Europa soube dois depois. Hoje estamos todos à distância de um clique, em qualquer lugar, até no WC. Temos que olhar para as nossas limitações e incapacidades dos nossos políticos, promover o que é nosso, que é do melhor que se fabrica.
    O comércio livre é uma realidade e ao nível dos têxteis e de outros produtos os chineses já se aperceberam do gosto, das modas da Europa? quando isso acontecer como vai ser? Enquanto formos governados por políticos que fizeram os cursos com passagens administrativas não vamos lá.

    ResponderEliminar
  3. Querido Lider


    Não posso neste tempo em que a inteligência é tão necessária para vencer o presente pensando o regime para o futuro, de lhe dirigir estas palavras.

    A experiência da minha acção no regime, sobre a qual meditei longamente durante a estada em Chã de Cima, leva-me a conclusão de que as funções não correspondem àquilo que supus quando, depois de sondado pelo mentor ideológico do regime, me coloquei a disposição de V.ª Ex.ª.

    Julgava eu então que o regime estava na intenção de promover um verdadeiro ajuste cívico na opinião pública, até ao próximo acto eleitoral. Esse movimento só poderia conseguir-se a meu ver, fomentando um livre debate das ideias que nos interessam que cheguem à populaça.

    Ainda em Chã de Cima, o Honório fez-me chegar as declarações de D.de Mateus, clamando pelo rigor com que o regime toma conta dos dinheiros do regime, mas não indicou quem dos desajustados disse o contrário para que actuasse-mos em conformidade. Lamento.

    Sobre o rapaz do Louriçal que gosta de bater bolas com uns e com outros, já dei indicações ao Gouveia para o serenar ou então vamos enviá-lo para onde ele tanto gosta de bater nas bolas, o Algarve. Este rapaz era um dos nossos e até fez um trabalho meritório como quadro do regime, zangou-se quando o Neves e muito bem lhe impossibilitou as idas ao Algarve para bater nas bolas. Na nota que me fez chegar pelo honório V.ª Ex.ª mostra preocupação na atitude a tomar. Deixe comigo.

    Se V.ª Ex.ª se sente incomodado com o que escreve o rapaz que jogava a bola com as mãos, diga, que dou indicações ao homem da Moncalva para o despejar na vulcal.

    Sinto que devíamos ter intervido na recepção ao tresmalhado que chegou dos Estados Unidos, ao ficar-mos de braços cruzados permitimos que o Ferreira de Vermoil venha perturbar o que se diz em surdina por terras da Lapa, agora, tarde, vamos ter de lhe tirar outra vez a míni das mãos. Tempo perdido.

    A minha admiração por V.ª Ex.ª permanece intacta, nem sofre mossa a minha dedicação ao regime. Mas julgo-me inibido de manter a posição politica que assumi. Com o maior pesar e toda a lealdade o afirmo.

    ResponderEliminar
  4. Querido Lider, O Nosso Salazar esta prestes a cair da cadeira, pelo que não tenho medo de ser deportado. Quanto ao seu colega NEVES ja perdeu 2 seguidas e é tão imbecil que ainda não me pediu o bilhete para o exilio.

    ResponderEliminar
  5. IMBECIL????????????????????????????????


    Isto tá lindo quanto ao nivel.

    "Os autores do blog solicitam a quem participar que o faça de forma responsável, reservando-se o direito de eliminar/editar qualquer comentário que tenha natureza injuriosa ou difamatória...."

    ResponderEliminar
  6. Cara Alegria2, ñunca tive medo de chamar os "Bois pelos Nomes" pelo que V. Exa verificasse as atitudes desse Sr. nas Assembleias de Freguesia do Louriçal, entenderia facilmente o grau de imbecilidade de certas atitudes. Uma pessoa que durante um mandato foi prepotente, arrogante e outros adjectivos que nem me atrevo a mencionar, vem agora para as Assembleias com um grau de cinismo impressionante a afirmar que pretende ajudar o actual Executivo, como se fosse uma especie de "supra-sumo" e os outros uns idiotas chapados. Esse Sr. ja foi despachado pelo povo 2 vezes e se tivesse vergonha na cara, voltava para Lisboa, de onde nunca deveria ter saido. Neste aspecto sinto-me culpado pois na primeira eleição, e unica, fartei-me de trabalhar pela causa e depois verifiquei que O Lobo estava somente vestido de Cordeiro. Pelo que sei a unica pessoa dentro do PSD em Pombal que ainda lhe da alguma atenção é o todo poderoso Eng. , se isto não é verdade desafio um companheiro de Partido a vir aqui ou em qualquer outro lugar/orgão público,a desmentir esta minha afirmação.

    ResponderEliminar
  7. Eu só me "atirei" ao adjectivo, acredito que tenha as suas razões de queixa, mas muito sinceramente não conheço a vida politica//social do Louriçal, para sequer tentar comentar, a unica coisa qu sei é que perdeu 2 vezes

    ResponderEliminar
  8. Meu querido,

    Agradeço-lhe os ensinamentos que colheu na Chã de Cima - seria difícil encontrar melhor escol - bem como as informações perturbadoras da Lapa. Espero que esse ligeiro bater de asas da borboleta leve um turbilháo a Pombal, esse território fundador.

    No estado a que esta crise chegou já me aarriva a "delirium tremes", nesta circunstância fico-lhe encarecidamente agradecido por me retirar as "minis" para me deixar as mãos livres para a Barbara que, ao contrário do cromo, é uma estampa para o recobro do bem estar geral. Estranho que ela não tenha merecido o seu voto. Esperava mais do meu líder, que não tratou, atempadamente,de fazer cá chegar as noticias - podia vir na guia de marcha do rapaz bates bolas para o Algarve - sobre o saudoso tresmalhado americano que, há muito, não deixa comentário,tardando, por isso, pouco, que essa tarefa fique só para algum último moicano.

    Cordialmente seu,

    P.s. Porventura estará na altura de o Farpas distribuir combustível, reservando o corredor da morte. A carência de comentários não será por a malta andar com a garganta seca? Se isso acontecesse, quem sabe o amigo André Coelho comentasse a posição do Dr. Adelino Mendes na fixação das taxas.
    Ou será por o pessoal andar a precisar de afinar as vistas, e seria altura de convidar a Barbara para uma acção de formação com palestra?

    ResponderEliminar

O comentário que vai submeter será moderado (rejeitado ou aceite na integra), tão breve quanto possível, por um dos administradores.
Se o comentário não abordar a temática do post ou o fizer de forma injuriosa ou difamatória não será publicado. Neste caso, aconselhamo-lo a corrigir o conteúdo ou a linguagem.
Bons comentários.