26 de janeiro de 2011

Afinal, Ele tinha carta-branca

Segundo o NC, o Ministério Publico refere, na acusação, que em 22 de Novembro de 2007 o suspeito do desfalque foi autorizado pelo presidente da Câmara, através de documento escrito, a movimentar a referida conta, através do serviço BPI Net Empresas, tendo-lhe sido concedido username, uma palavra-chave e um cartão matriz.
Afinal o homem era mesmo de confiança pessoal, logo, tinha carta-branca para fazer e desfazer. Por isso, pergunta-se: porque é só ele acusado?

11 comentários:

  1. Camarada Adelino Malho, boa noite.
    Este assunto já cheira a bafio.
    Onde é que tu tens andado?
    Ainda não percebeste que de entre as centenas de documentos que, diariamente, o Presidente da Câmara assina estava o tal documento do banco, que o banco deveria cuidar de saber da sua veracidade já que era uma espécie de teste americano: cruzes ali e cruzes aqui.
    E havia montes de cruzes por colocar.
    Achas, mesmo, que isto é forma segura (e de cumprir a lei) do BPI assegurar a própria segurança de um cliente e, particularmente, de um cliente que movimenta milhões de euros e com um saldo médio (aquilo que os bancos muito gostam, já que ou não pagam juros ou dão uma miséria) muito acima do que é comum?
    Valha-te Deus mais aqueles que ainda estão a escarafunchar na “coisa”.
    São uns galhabanos.
    Mesmo assim…
    Abraço, mas pequenino

    ResponderEliminar
  2. Camarada Marques,

    Obrigado pela confirmação (sempre muito bem informado). E obrigado, também, pela confirmação que o nosso presidnte "assina de cruz". Nós já sabiamos, depois daquela história dos cheques para pagar as famosas festas do bodo do Vila Verde, mas fica sempre bem a (re)confirmação.
    Boas, e continue a informar a malta.
    AM

    ResponderEliminar
  3. Eu ja aqui afirmei, que ha responsavel politico. O povo não quer ver, os politicos tambem não. Ja agora tambem eu ja não quero saber, dois anos passam depressa e temos todos de olhar para o futuro e não andar a escavar os erros do passado.

    ResponderEliminar
  4. Oh Roque.

    Responsáveis politicos? Esse peditório já passou...
    Houve o Marques: não podemos estar sempre a bater no mesmo.
    Boas,
    AM

    ResponderEliminar
  5. Para que querem vocês um responsável político? Isso, é só uma figura de estilo.
    Político é imune como uma criancinha... Ser julgado nas urnas é a modos como o fado, canta-se para estrangeiro aplaudir e, por fim, sou contra a Lei de Linch. Nada a fazer, portanto.
    Saudações.

    ResponderEliminar
  6. Não resisto a fazer referência à acta da reunião de AM em que havia a expectativa de que fossem feitos esclarecimentos e começou a grande luta pela responsabilidade política. Para os interessados que ainda não tiver contacto com a mesma, esta já se encontra disponível na plataforma da AM. E é sempre um bom exercício de leitura, porque aborda vários estilos, sendo o surrealista um deles. Parece ficção. Parece ou é, já não sei muito bem!
    http://www.cm-pombal.pt/seu_municipio/assembleia/actas_assembleia/2010/Actasl04.10.pdf

    ResponderEliminar
  7. Afinal quem és tu?
    Que verdade escondes?
    Que mentiras contas?
    Queeemmmm és tu alma?
    Tudo ficava resolvido se houvesse a necessária calma e ponderação de explicar o que se passou.
    Agora depois de andar com os ditos por não ditos dos mesmos por ditos e a evocar o que se "sopra" no ouvido...
    Deve ser bem verdade que o banco venha a pagar o quer que seja exigido...
    Resumindo:
    Dinheiro desviado, facto apurado, funcionário condenado, normas infringidas, cuidado descontinuado e ainda querem que eu acredite que tudo o que se passou foi à margem de conhecimento superior.
    Bolas, até eu estou farto de tanta inverdade e acima de tudo iresponsabilidade e impunidade.
    Já agora, alguém sabe quem foi/foram a(s)/o(s) "mentor(es)" que estiveram naquele famigerado dia da descoberta do desvio finaceiro? Gostava de saber mesmo quem e oq ue foi dito aos presentes e das suas reacções... cheira mais uma vez a gato escondido com rabo de fora...ofensas e desconfianças.
    Eng. Marques ajude lá...uma vez mais.

    ResponderEliminar
  8. Amigo e companheiro Fernando Carolino, boa noite.
    Aceito o teu repto.
    Todavia, vamos por partes.
    Vou contar-te duas histórias, verdadeiras, passadas na Câmara de Pombal, em tempos idos, que não no tempo do Engº Narciso Mota.
    A primeira.
    A Câmara estava à espera de receber um avultado cheque da CCRC.
    Este não aparecia.
    A CCRC dizia que tinha enviado. A Câmara dizia que não tinha recebido.
    Vai-se então a saber, por um cidadão honesto e diligente, que a carta com o avultado cheque tinha sido perdida entre os Correios e a Câmara, por quem tinha ido ao apartado.
    Outra.
    Sensivelmente na mesma altura aparece nas contas da Câmara um fornecedor, de entre muitos, a quem tinham sido pagos 70.000 contos.
    Só que esse “fornecedor” era, nem mais nem menos, o então Presidente da Câmara.
    As coisas foram explicadas e corrigidas.
    Agora pergunto-te que culpa tinha o então Presidente da Câmara, ou os seus Vereadores, por estes casos terem acontecido?
    Relativamente ao bafioso caso do Vítor Leitão, tanto quanto sei, foram os serviços que detectaram o desvio do dinheiro e já aqui o escrevi.
    Quanto ao que escreves: “cheira mais uma vez a gato escondido com rabo de fora... ofensas e desconfianças.” permite-me dizer-te que não entendo onde queres chegar conhecendo-te como te conheço e com a formação humanista e social que te reconheço.
    Mesmo assim… na dúvida
    Com abraço.

    ResponderEliminar
  9. A mesma culpa Eng. que o Ministro do MAI tem pelos cartões de cidadão não terem funcionado...
    duas medidas, dois pesos?
    Ora Eng. o Sr. melhor que ninguém sabe do que significa responsabilidade politica. Há quem a tem e quem não a quer ter ou melhor exercer...
    O caso tem contornos de muita conversa mas pouca acção. Se estou bem com este novo facto apurado - a assinatura do documento de cruz pelo Sr. Presidente da Câmara - já lhe transmiti pessoalmente que não lhe andam a contar toda a história da "coisa". Como diz o povo - cada cavadela cada minhoca e ainda vem aí mais vai ver.
    Abraço largo deste seu amigo.
    Vai por si.

    ResponderEliminar
  10. Amigo e companheiro Fernando Carolino, boa noite.
    Não quero, nem posso fazer o paralelo entre o que escreveste e o que o nosso amigo e companheiro Adelino Malho escreveu, relativamente às cruzes.
    Cruzes, canhoco, que não foi isso que escrevi.
    De ti aceito com reservas, do companheiro Adelino Malho nem tanto.
    Penso, mesmo, que esse iconoclasta companheiro Adelino Malho deveria ser temente a Deus.
    E Deus Nosso Senhor poderá estar nas suas missões punitivas e… partir-lhe um braço.
    E, se assim for, fico triste.
    Abraço.

    ResponderEliminar
  11. Viva!
    Camarada Marques não seja tão agressivo DEUS disse para se fazer bem sem olhar a quem, incentivar o bem e fazer abstinência ao mal.

    ResponderEliminar

O comentário que vai submeter será moderado (rejeitado ou aceite na integra), tão breve quanto possível, por um dos administradores.
Se o comentário não abordar a temática do post ou o fizer de forma injuriosa ou difamatória não será publicado. Neste caso, aconselhamo-lo a corrigir o conteúdo ou a linguagem.
Bons comentários.