22 de janeiro de 2011

Votar é preciso

Também passo por fases de desalento, com o meu Pombal e com o meu país. Percebo a descrença, a angústia e o laxismo de quem deixa cair os braços. E deixar cair os braços é abster-se. Mas não sou capaz de encarar essa resignação e assobiar para o lado.

É preciso ir votar, sim. Mesmo quando há um suposto vencedor antecipado. Mesmo que seja em branco. Mesmo quando a televisão nos faz acreditar que está tudo decidido, às vezes em exercícios que envergonham. Não importa nada disso. É preciso não deixar que os outros decidam por mim, por nós.

Porque no meu país morreu muita gente pelo direito ao voto. E encará-lo como um dever é o mínimo que podemos fazer para honrar os que tanto lutaram por ele, sob pena de o perdermos de novo, um dia destes.

Se não deixar mais nada aos meus filhos, que lhes deixe ao menos os valores em que acredito.

5 comentários:

  1. Paula Sofia, boa noite.
    Estou contigo.
    Vamos, amanhã, VOTAR, seja em quem candidato for.
    É um dos poucos direitos que temos.
    Parece que só temos deveres.
    Então, até amanhã...
    Nas mesas de voto

    ResponderEliminar
  2. Paula,
    O voto é, acima de tudo, um direito de participar na escolha dos nossos representantes (que pode ou não ser exercido). Mas deveria ser uma escolha consciente, convicta.
    Não vejo o voto como um dever, como uma obrigação, como uma rotina.
    Votar, só para não deixar os outros escolher por nós nada acrescenta à qualidade da escolha colectiva. Quando não há escolha ou quando não conseguimos escolher por que não confiar no senso comum? Às vezes é a melhor das escolhas…
    Bjs,
    AM

    ResponderEliminar
  3. Cheguei agora da vila dos Gauleses e fiquei abismado , O Cavaquistão regressou, esta visto PSD sem ZÉ NEVES é imbativel, Cavaco 1134 votos; Fernando Nobre 238; Manuel Alegre 193.
    Tenho a verificar que os votos de Fernando Nobre fora...m na maioria de simpatizantes PS + o meu que sou militante PSD. Logo tenho a concluir que nas proximas autarquicas se o PSD não voltar a apostar num IMBECIL, a aldeia nos Gauleses ja era...Ver mais

    ResponderEliminar
  4. Eu votei. Indeciso entre Francisco Lopes e Defensor de Moura, o dedo acabou por escorregar para este último. Acabou com as touradas em Viana do Castelo, e a mulher é Africana, o que lhe daria a ele (se presidente) um ar mais "gingão" do que o bacalhau seco que lá temos. Aprecio um presidente bailarino...

    ResponderEliminar
  5. Amigo e camarada Nuno Gabriel, boa noite.
    Tu e a tua pandega veia.
    Fico contente por teres votado no candidato Defensor de Moura.
    Voto perdido, já se vê.
    Se tivesse sido no candidato Manuel Alegre é que seria preocupante.
    O candidato eleito, Cavaco Silva, envia-te cumprimentos.
    E eu, com um muito obrigado pelo teu voto, envio...
    Um abraço.

    ResponderEliminar

O comentário que vai submeter será moderado (rejeitado ou aceite na integra), tão breve quanto possível, por um dos administradores.
Se o comentário não abordar a temática do post ou o fizer de forma injuriosa ou difamatória não será publicado. Neste caso, aconselhamo-lo a corrigir o conteúdo ou a linguagem.
Bons comentários.