16 de abril de 2011

Os candidatos por Leiria


BE: Heitor Sousa


CDU: Ana Rita Carvalhais



CDS: Assunção Cristas



PS: Basílio Horta




PSD: Teresa Morais

24 comentários:

  1. Amigo e camarada Adérito Araújo, boa noite.
    Obrigado.
    Mea culpa.
    Ando, realmente, distraído num mundo dominado pelo poder intangível que deveria ser tangível mas que já demonstrou que de tangível pouco tem e que é a escrituração do dinheiro ao invés da sua existência física.
    São evidências. Mas onde raio é que está o dinheiro?
    E para onde vai a riqueza que produzo todos os dias?
    A última vez que a Nação vendeu dívida pública (na semana passada) esta foi, exclusivamente, comprada pelos bancos portugueses e esse dinheiro foi enviado para o estrangeiro. E era necessário cá para injectar na economia real. Aquela que produz riqueza.
    E, a seguir, o Senhor Ministro Teixeira dos Santos vem dizer que o Estado vai ajudar a banca logo que receba o financiamento que está a ser objecto de análise pela tróica.
    Coitado do Senhor Ministro.
    Mas fico contente por a cabeça de lista, pelo círculo eleitoral de Leiria, ser a minha companheira Teresa Morais.
    Não por ser do género feminino, mas também, mas por ter uma componente social muito forte.
    E estou certo que vou ter o meu companheiro Pedro Pimpão na Casa da Democracia.
    E logo os dois que pensam mais em o que podem fazer pela Nação do que a Nação pode fazer por eles.
    Estamos no bom caminho.
    Abraço.

    ResponderEliminar
  2. Eng.
    Gostei da ironia final dos seus companheiros.
    Logo aqueles que vocemesse nomeou. Pensam assim é certo tem agido é de forma diferente. Cousas...

    Quanto à venda de divida... outro forum, outro local e vamos argumentar motivos e obrigações que levaram ambos a tomar a decisão de chumbar o PEC IV e retardar o pedido de ajuda ao FMI.

    Das "cabeças de listas" significativo o aparecimento de Basilio Horta neste distrito substituindo Luís Amado no meu PS.
    Bem como é significativo a manutenção de Assunção Cristas, Ana Rita Carvalhais e de Heitor Sousa. Quanto à presença de Teresa Morais, em equipa vencedora não se mexe e como não podia recusar como outros fizeram... cá está!
    Mas as surpresas não se colocam aqui, colocam-se é nos outros patamares, aqueles que nunca ninguém quer mas "luta" arduamente para os obter. E que caramba, entre "avios" de chefes, "lonjuras" dos mesmos as listas lá se fazem com menor ou maior dificuldade para serem aprovadas em Lisboa.

    ResponderEliminar
  3. Já agora fica documentada a lista proposta pela Federação de Leiria retirada da informção que circula na NET.

    "A Comissão Política da Federação Distrital, reunida esta sexta-feira, na Sede da Federação, em Leiria, aprovou a composição da lista de candidatos a deputados pelo círculo eleitoral de Leiria, por uma larga maioria de 33 votos favoráveis, 12 votos brancos e um voto nulo. A lista será encabeçada por um nome a indicar pelo Secretário-Geral do PS, José Sócrates, no cumprimento estrito dessa competência estatutária que lhe assiste." - que agora já se sabe ser Basilio Horta - "O segundo lugar da lista será ocupado por João Paulo Pedrosa, presidente da Federação Distrital de Leiria do PS, ex-vereador da Câmara da Marinha Grande e actual deputado, seguindo-se a leiriense Odete João, também deputada em funções e líder do Departamento Federativo de Mulheres Socialistas. Em quarto lugar constará o ex-presidente da Câmara de Peniche e actual deputado, Jorge Gonçalves. Marta Brás Inês, técnica superior, de Figueiró dos Vinhos ocupa o quinto lugar. Segue-se Walter Chicharro, gestor e actual presidente da Comissão Política Concelhia do PS/Nazaré. O sétimo lugar será ocupado pelo caldense Pedro Seixas, engenheiro mecânico, também ele militante da Juventude Socialista, seguindo-se a jurista alcobacense Alzira Henriques. O economista de Pombal e deputado à Assembleia Municipal desse concelho, João Coelho, posiciona-se no nono lugar, tendo em seguida, em décimo lugar, a jurista de Alvaiázere, Paula Reis, que preside à Comissão Política Concelhia do PS/Alvaiázere e à Mesa da Assembleia Concelhia da JS/Alvaiázere. O professor e economista José Victor Silva, do Bombarral, é o décimo primeiro membro da lista, tendo no décimo segundo lugar o médico, proveniente de Leiria, António Sales. A alcobacense Eugénia Rodrigues, jurista, ocupará a décima terceira posição da lista, seguindo-se Telmo Ferreira, empresário, do concelho da Batalha. Fecha a lista o funcionário da EDP e actualmente adjunto do Presidente da Câmara de Leiria, José Maria Faria."

    Agora só me falta saber os outros. Pelo menos aqui já se prefila um pombalense.

    ResponderEliminar
  4. Amigo e companheiro Fernando Carolino, boa tarde.
    Obrigado.
    Fico triste por o PS só conseguir colocar um dos seus militantes, o amigo João Coelho, numa zona mais do que cinzenta.
    Mas fico contente por o PSD ter colocado o Pedro Pimpão num lugar elegível.
    Mas fico triste, também, por o CDS não colocar ninguém de Pombal mesmo que em zona cinzenta.
    Já lá vai o tempo em que cada um dos partidos tinha um Deputado de Pombal na mesma Legislatura, a saber Menezes Falcão (CDS), João Aurélio (PSD) e Guilherme Santos (PS).
    O PSD ainda se aguentou, mas os outros partidos… népias.
    A questão é não sabermos utilizar a força que Pombal tem no interior dos partidos.
    São 16 concelhos no Distrito e Pombal é o segundo ou o terceiro, conforme os rácios que queiras utilizar.
    Ou, ao invés, o modelo está errado.
    Quiçá as duas hipóteses estão certas.
    Mas também estou certo que temos que nos empenhar mais a fim de defendermos o lugar a que temos direito, por direito próprio.
    Até lá…
    Abraço.

    ResponderEliminar
  5. Caro Amigo Eng.
    Não fique triste com tal posição dos lugares nas listas. Eu é que fico triste em saber que o PSD em Pombal mantém o apanagio de fazer e dizer é algo diferente. Porquê?
    Facil. O PS em Pombal renovou-se apresentando agora o nome do meu camarada João André Coelho. Se bem se lembra da ultima vez nas listas do PS quem figurou era a minha camarada Odete Alves, aliás que até chegou a tomar posse, lembra-se???
    Logo, aqui se vê quem procura diversificar e mudar rumos na politica. O PS Pombal não procura manter lugares. E o PSD Pombal por sua vez quem apresenta? Mais do mesmo. Se o lugar é ou não elegivel logo se vê e pelo sim pelo não... será melhor não repetir o que no passado foi um erro. Mas se o Pedro está indicado para esse lugar é porque realmente na JSD e por inerencia se pratica uma boa carreira.

    ResponderEliminar
  6. Por acaso tambem estou surpreendido, depois do ultimo resultado em Pombal para as legislativas, O PS não conseguir um elemento no Top 5. É pena ficarmos sem representação do lado do PS. Se do lado do PSD, o meu amigo Pedro for em lugar elegivel é bom para Pombal. Mas ha o reverso da medalha, ele vai ter de provar que estara á altura de defender Pombal e os Pombalenses. Se for o unico deputado do Concelho, vai ter de defender sozinho os Municipes de todas as cores e feitios, incluindo os de mau feitio. Desejo-te muito sorte

    ResponderEliminar
  7. Amigo e companheiro Fernando Carolino, boa noite.
    Isto de beber umas imperiais no Paulo, dá o que dá.
    Tinha-me passado ao lado uma afirmação tua que, agora, respigo:
    “Quanto à venda de divida... outro fórum, outro local e vamos argumentar motivos e obrigações que levaram ambos a tomar a decisão de chumbar o PEC IV e retardar o pedido de ajuda ao FMI”.
    Tenho-te como um Homem honesto e inteligente.
    Será que dormes bem quando acreditas em tamanha panaceia?
    Quem anda na vida real sabe que o Estado Português, há mais de um ano, foi colocado num poço pelo Governo da Nação e que tinha a água perto do nariz.
    Mais uma chuvada e deixava de respirar.
    Mas andam por aí uns românticos que vêm poesia a cada esquina.
    E fico triste da forma como te referes ao nosso companheiro Pedro Pimpão.
    Eu ficaria muito mais contente se os três partidos colocassem cidadãos de Pombal em lugares elegíveis.
    Isso é o que faz a diferença.
    A atitude!
    Mas cada um tem a que tem.
    Abraço.

    ResponderEliminar
  8. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderEliminar
  9. Eng. a atitude não é a de estar contra o Pedro ou qualquer outra personalidade. O que estou contra é o manter a situação e a coerencia demonstrada pelos candidatos apresentados pelo PSD - vide Fernando Nobre.

    Quanto a ter mais gente de Pombal na AR não é facíl a julgar pela influência e crédito tido nos ditos dois maiores partidos de poder PS e PSD nomeadamente no nosso concelho.Quando o PSD de Pombal que é o tal PSD de Pombal só consegue indicar um seu elemento por inerência de ser JSD, está tudo dito num é Eng.???
    Quanto ao forum que lhe falei é mesmo outro que não este e aí podemos colocar as cartas na mesa e discutir verdadeiramente quem são os culpados e de onde veio a ordem e mais porque é que veio tal ordem. A bem da Nação estamos entregues aos bichos papões sem que exista história em concreto. Mas olhe que há mais quem tenha culpas no cartório para além daqueles que estão no poder e na oposição. E não não é a Alemanha nem a Finlandia.

    Roque, o distrito é grande, o PS tem alguma representatividade mas este distrito não é de todo rosa por isso dos dez deputados a eleger num "dia de sonho" a esquerda podia eleger 5. Logo 4 para o PS e 1 para o BE. Ora se daí se tirar 1 por inerencia do Partido - sobram 3 lugares que devem ser distribuidos entre os varios concelhos. Sendo Pombal um concelho laranja à quase 20 anos (contra minha vontade sabes bem) é mesmo muito dificil colocar foice em seara alheia, Assim sendo, resta continuar a lutar e apresentar soluções para o concelho, para o distrito e mais internamente no partido fazer o trabalho que possa ser reconhecido como valido, honesto e capaz de granjear reconhecimento entre pares...

    ResponderEliminar
  10. Meu caro R. Marques e João Coelho,

    não acham que estas discussões à volta dos lugares na lista de deputados é por demais provinciana? Deputados de Pombal para que servem? Não será para alimentar o ego dos próprios, ou servir uma "justa" composição, sem sobressaltos, dos "interesses" das concelhias dos partidos do eixo do poder ( não digo, arco, proposidamente )?
    É interesasnte verificar quue a discussão entre os meus caros amigos se situa à volta dos lugares, sem qualquer opinião à volta do fundamental: o que irão os nossos conhecidos candidatos fazer em prol da democracia e a bem dos interesses legitimos dos eleitores que irão representar, caso sejam eleitos?

    Já agora, que raio é que o Basilio Horta, conhecido democrata da área do socialismo democrático, tem a ver ou haver com o Circulo Eleitoral de Leiria?
    E, Teresa MOrais, minha conhecida e colega da Faculdade de Direito, alfacinha de gema?

    Não perçebo, nada desta coisa, e tenho raiva a quem percebe. Tenho dito.

    ResponderEliminar
  11. Muitos amigos meus, conhecidos eleitores do PS, agora, e desta vez não irão votar PS. Por uma unica razão, não querem votar padrinho Basílio.

    ResponderEliminar
  12. Gostava de ver o Pedro Pimpão na Assembleia da República. E porquê? Teria a certeza que jamais votaria no anafalbeto Fernando Nobre para Presidente da Assembleia da República.

    ResponderEliminar
  13. Jà sabem em que eu vou votar? Supresa das supresas: CDU. Quero ver a Ana Rita, essa sim, conhecedora dos justos anseios do eleitorado de Leiria.

    ResponderEliminar
  14. Assunção Cristas? Vou ali, e já venho. Assistente da Faculdade de Direito de Lisboa. Não sei de onde vem, nem para onde vai. Claro que o meu voto não vai para a lista que encabeça.

    ResponderEliminar
  15. O Heitor, não o da Caixa Agrícola, mas o de Sousa, é bom rapaz. Alfacinha, também de gema. Encabeça Leiria, mas também podia encabeçar qualquer outro círculo. por razões que a própria razão desconhece.

    ResponderEliminar
  16. Amigo e companheiro Fernando Carolino, boa noite.
    Esta coisa das imperiais no Paulo, ou no Palácio do Gelo, ou na Cervejália, ou na Várzea é o que é, ou melhor foi o que foi.
    Não é que tenho que te pedir desculpa por não ser neste fórum, nem no tempo, nem no modo, que temos de discutir o mau estado do Estado, em termos financeiros e, se quiseres, em termos económicos também.
    Mas acontece que se me varreu um pequeno/grande pormenor e que respeita à especulação da nossa banca.
    Disse no passado dia 16 de Abril às 22:48 h: “A última vez que a Nação vendeu dívida pública (na semana passada) esta foi, exclusivamente, comprada pelos bancos portugueses e esse dinheiro foi enviado para o estrangeiro. E era necessário cá para injectar na economia real. Aquela que produz riqueza”.
    Esse pequeno/grande pormenor é o pequeno pormenor da banca nacional se ir financiar ao BCE a pouco mais de 1 % de juros e vir emprestar, o mesmo dinheiro, ao nosso Estado (lê Nação amada) a cerca de 10 % de juros.
    Patriotismo, chamo-lhe eu.
    Não sei se é Pátria amada, se é capitalismo sem rosto e com os órgãos reguladores a assobiar para o lado.
    Pobre Pátria amada que tais filhos tens.
    CHORO!

    ResponderEliminar
  17. Amigo e camarada Adelino Leitão, boa noite.
    Hoje deu-me práqui.
    Eleito como vai ser o nosso companheiro Pedro Pimpão para a Casa da Democracia, ele vai desempenhar as suas nobres funções como Deputado da Nação e não como Deputado de Pombal, Leiria ou de outro sítio qualquer.
    Entendidos?

    ResponderEliminar
  18. Rodrigues Marques,

    hoje deu-lhe para aqui, amanhâ dá-lhe para acolá. Sempre a favor da democracia. O Pedro Pimpão, eleito deputado será representante não dos interesses do PSD, mas sim, dos nossos interesses? Como?

    ResponderEliminar
  19. Oh Eng.
    Então e a juventude de Pombal perde um tal dinamizador???
    Vale mais um deputado da Nação que um vereador no Municipio???
    E o compromisso assumido nestes ultimos anos entre o sr. vereador e a juventude de pombal onde fica?
    anseio de ir para lisboa defender a juventude nacional???
    Olhe que há muitos exemplos dentro do seu partido de jovens que iam defender essa juventude e anos mais tarde defendem a entrada do FMI e recusam o PEC IV sem sequer estar na bancada parlamentar.
    Se é isso que deseja ao Pedro, lagarto lagarto, lagarto, amigos destes são de peniche...
    vai por si Eng.

    ResponderEliminar
  20. O dr Adelino,
    O joão Coelho ainda não veio a liça...
    Canudo, o meu Camarada na Assembleia Municipal é ora João ora André, Coelho sempre e agora aqui troca o meu nome com o dele...
    Ok, sei que tenho participado pouco neste forúm mas também assim xutar-me fora num vale.

    ResponderEliminar
  21. Bom dia dia!
    Cá para mim isto fica tudo na mesma, razão têm o Chefe do camarada Leitão.

    Entendo que os portugueses são muito ricos, até conseguem pagar os bens essenciais muito mais caros que os cidadãos dos ditos Países ricos.

    Tinha-mos cá a ETA e mandaram-na embora vejam! só!

    ResponderEliminar
  22. Basílio Horta será o mais socialista dos leirienses, ou o mais leiriense dos socialistas? E eu que, na minha ingenuidade, achava que ele não era nem leiriense, nem socialista... que distraído que sou!

    ResponderEliminar
  23. Meus caros.
    Dizem que o parlamento é a consagração da “democracia representativa”…
    Eu concordo, mas não percebo porque é que os “saloios da província”, no nosso caso os indígenas do distrito de Leiria, hão-de votar sempre, eleição após eleição, em “pára-quedistas” ou “colonos” impostos como cabeças de lista dos diversos partidos.
    Elegemos quase sempre “cabeças de lista” sem qualquer conhecimento e preocupação das necessidades das populações, para além da época das campanhas eleitorais, por falta de qualquer ligação a esta região.
    Tal prática partidária, para alem de ser uma forma dos presidentes dos partidos agirem como donos dos partidos e da democracia e de, assim, arregimentarem apoios e distribuírem “tachos”, é, sobretudo, uma forma de extorsão dos direitos cívicos dos eleitores, relegando-os para uma posição de inferioridade e desconsideração.
    Não fosse o papel secundário que alguns candidatos da região ocupam nas listas, eu diria que irai votar em branco. Até ao dia das eleições irei pensar. Já não consigo tolerar os vícios dos donos da democracia…

    ResponderEliminar

O comentário que vai submeter será moderado (rejeitado ou aceite na integra), tão breve quanto possível, por um dos administradores.
Se o comentário não abordar a temática do post ou o fizer de forma injuriosa ou difamatória não será publicado. Neste caso, aconselhamo-lo a corrigir o conteúdo ou a linguagem.
Bons comentários.