2 de janeiro de 2012

Annus Horribillis

O ano que passou deixa desfeitas e desgostos, o que agora se inicia nada de bom augura. É a vida: anos bons e anos maus. Para quem até agora só teve bons, ou não teve maus, a coisa custa mais, mas o tempo tudo acomoda.
2012 trará, de certeza, a maior recessão económica do pós-25 Abril. A malta que na última década andou a apregoar a crise vai agora ver e provavelmente sentir o que é uma verdadeira recessão económica.
É verdade que na última década – a do Euro – a economia pouco cresceu mas, por outro lado, o progresso social foi imenso (talvez a década com maior progresso social). Os indicadores económicos e sociais andam muito desfasados no tempo, cerca de uma década. No entanto, o que o País, e cada um de nós, fez bem e fez mal, nos últimos anos, vamos senti-lo na pele (infelizmente mais uns do que outros). A economia, tal como a vida, é uma montanha russa. E convém ter presente o velho ditado popular: quanto maior é a subida, maior é a queda. Haja esperança e nervos de aço na descida, porque, a seguir, vamos ter novamente a subida.

3 comentários:

  1. Boa tarde!
    Ano horrível?
    Não penso assim, antes, ano da verdade em que o FMI veio esclarecer as asneiras acumuladas dos nossos políticos.
    Entendo que 2011 foi o ano em que os políticos, obrigados, decidiram por ponto final nos tabus das asneiras feitas em anos anteriores.
    Aguardo para ver até que ponto estes. que estão no poder, seguem um caminho capaz de nos orgulhar ou não, estou expectante.
    Também já era chegado o momento dos políticos prestarem contas e justificarem as fortunas que fizeram em tão pouco tempo, sendo que, tudo o que eles não justificassem revertia para o ESTADO.

    ResponderEliminar
  2. Boa tarde!
    O ano 2012 será seguramente mais difícil uma vez que vamos pagar os excessos cometidos por alguém, não fomos nós.
    Também é certo que existe muito exagero da comunicação social e é frequente utilizarem manchetes alarmantes que assustam toda a gente, ao ponto de fazerem passar a mensagem, erradamente, em como os industrias e comerciantes tinham os seus custos de produção aumentados

    ResponderEliminar
  3. cont.
    .... custos de produção aumentados pelo aumento da taxa de IVA na electricidade

    ResponderEliminar

O comentário que vai submeter será moderado (rejeitado ou aceite na integra), tão breve quanto possível, por um dos administradores.
Se o comentário não abordar a temática do post ou o fizer de forma injuriosa ou difamatória não será publicado. Neste caso, aconselhamo-lo a corrigir o conteúdo ou a linguagem.
Bons comentários.