25 de janeiro de 2012

Monumento ao Biscoito

A Junta de Freguesia do Louriçal está a promover, até 31 de Maio, um concurso de ideias para um monumento ao biscoito. Apesar de não ser grande adepto deste tipo de iniciativas, reconheço que podem ter algum potencial. O problema é quando se fazem regulamentos que comprometem o seu sucesso. Se a ideia era encontrar um projecto de arte pública que dignificasse o Louriçal e a sua gastronomia, a junta falhou redondamente. Não estou a ver como é que se consegue captar qualidade com um prémio que consiste "na gravação do nome da pessoa vencedora junto ao monumento ao biscoito" e com um júri formado exclusivamente "pelos elementos do executivo e assembleia de freguesia do Louriçal".  

Mas a ideia da Junta também poderia ter sido a de envolver a escolas, os seus alunos e professores. A iniciativa assumiria um cariz mais didáctico, formativo, e seria igualmente interessante. Também não foi esse o caminho escolhido.  

O biscoito do Louriçal arrisca-se ganhar um mamarracho que o fará corar de vergonha.

10 comentários:

  1. Amigo Adérito, não te preocupes que cá na terra dos Gauleses existem pessoas capazes de elaborar um projecto interessante. O Departamento dos Mamarrachos fica na cidade, não na Vila

    ResponderEliminar
  2. Pedro Santos, anda cá explicar isso ao camarada Adérito ;)

    ResponderEliminar
  3. Caro Roque,

    Estou certo que no Louriçal (tal como em Pombal) existem pessoas capazes de elaborar projectos muito interessantes. Mas (desculpa se desiludo) não acredito que submetam qualquer trabalho a um concurso com um regulamento desta natureza.

    A qualidade da arte pública talvez não te preocupe. A mim incomoda-me que o Louriçal se prepare para homenagear a sua gastronomia com uma aberração indigesta (como o estátua do leitão na Mealhada: http://www.cm-mealhada.pt/imgs/conteudos/59_90.jpg).

    Abraço,
    Adérito

    ResponderEliminar
  4. Amigo Adérito
    Ja vi alguns desenhos e tratam-se de projectos com uma dimensão pequena, quase simbólica e ficam bem enquadrados, o cuidado a ter será a escolha do material (pedra, Inox... etc)e a execução da obra em si. Mas tambem acho que este assunto esta a ser tratado pela JFL, quase como uma telenovela mexicana

    ResponderEliminar
  5. Caro Roque,

    A questão não é a dimensão. A questão é a falta de qualidade. A estátua que tivemos ao Gualdim Pais em Pombal (o célebre "matraquilho") era de pequena dimensão e não era por isso que não deixava de ser um mamarracho.

    Um artista de qualidade só submete um trabalho a concurso se este tiver prestígio ou o valor do prémio for aliciante. O prestígio é dado pela qualidade do júri; o prémio aliciante é, normalmente, traduzido em euros. Eu não vejo nenhum destes aspectos contemplados no regulamento.

    Toda a gente precisa de comer e os artistas não são excepção. Não vivem do ar. Quem é que tu achas que está disposto a perder muito tempo a pensar num projecto, a elaborar uma memória descritiva, a desenhar esboços, para no fim poder ver o seu trabalho recusado por um júri que não conta com ninguém da área das artes plásticas? Só se o prémio fosse muito aliciante.

    Mas eu também achava digno se o enfoque fosse didáctico, envolvendo as escolas (professores e alunos). Aí a qualidade era assegurada pelos professores e o concurso teria o grande mérito de motivar os alunos para a intervenção na sua comunidade.

    Abraço,
    Adérito

    PS Já agora: como é que viste os projectos se o prazo de entrega só termina em Maio?

    ResponderEliminar
  6. A Ideia original do projecto, foi apresentada pelo Sr. Amilcar Santos e ja levava um Esboço para ser analisado pela Assembleia de Freguesia. Todos vimos esse esboço e penso que era original e bem enquadrado. O Executivo da Junta é que achou que deveria haver concurso para a referida obra.

    ResponderEliminar
  7. "Mas a ideia da Junta também poderia ter sido a de envolver a escolas, os seus alunos e professores. A iniciativa assumiria um cariz mais didáctico, formativo, e seria igualmente interessante. Também não foi esse o caminho escolhido."
    Não sei com que base fez esta afirmação, mas posso afirmar-lhe, porque sei do que estou a falar, a ideia do concurso (e consequente regulamento) surgiu numa assembleia de freguesia com esse mesmo propósito, aparecerem várias propostas e não apenas acatar a opinião de uma pessoa. Mais, nessa mesma assembleia, o executivo da junta de freguesia informou que iria propor aos alunos e professores das diversas escolas da freguesia esse mesmo desafio. E fê-lo. Até hoje ainda não surgiu nenhuma proposta por parte de alunos, apenas de um professor. Será por causa do prémio? Será que só com dinheiro é que se motiva as pessoas? Penso que não!

    ResponderEliminar
  8. Caro Pedro,

    Se envolveram as escolas, peço desculpa. Não é isso o que transparece quando se lê o regulamento. Além disso, colocar alunos das escolas e profissionais no mesmo concurso é condenar a iniciativa. Mais: um concurso com enfoque nas escolas, para ter sucesso, exige um envolvimento efectivo dos docentes.

    Quanto à questão final, dou-lhe a minha opinião: os profissionais das artes plásticas (aqueles que, normalmente, fazem propostas de qualidade) vivem do seu trabalho. Ao fim e ao cabo, são como eu e como o meu caro amigo.

    Para que não restem dúvidas, eu espero - muito sinceramente - que a iniciativa da Junta seja um enorme sucesso. Apesar de tudo, e contrariando o meu cepticismo, pode sempre surgir uma proposta interessante. A probabilidade é baixa mas não é zero.

    Para terminar: como é que sabe que um professor da escola submeteu uma proposta? O concurso não deveria ser anónimo? Cuidado que essas coisas costumam ser motivo para impugnação.

    Abraço,
    Adérito

    ResponderEliminar
  9. O concurso é anónimo. tenho conhecimento porque essa pessoa me informou da sua pretensão de apresentar um projecto até ao fim do prazo inicialmente estipulado (31 de Dezembro de 2011), e penso que o entregou. Continua a ser anónimo. O regulamento é apenas um meio para que seja um concurso transparente, em que todos concorrem com as mesmas armas. Se não houvesse regulamento, não haveria modo de poder avaliar/comparar os trabalhos. A ideia do concurso de ideias c/ regulamento não foi da junta de freguesia, foi da assembleia de freguesia, numa assembleia (descentralizada) que teve lugar no de Moita do Boi em Setembro de 2011. Se vierem propostas de profissionais das artes plásticas, óptimo, mas, na minha opinião, não é bem isso que se pretendia com esta ideia. Seria mais os "Louriçalenses" (novos ou menos novos, das mais diversas áreas de trabalho), verdadeiros conhecedores das suas tradições e raízes, darem asas à imaginação e idealizar um monumento ao ícone da gastronomia regional. Esperemos mais um tempo, mais ideias surgirão certamente! Esperando que depois visite a exposição de todos os trabalhos propostos (também um prémio merecido).

    ResponderEliminar
  10. Pedro,

    Obrigado pelos esclarecimentos. Como digo, espero que a iniciativa seja um sucesso. Lamento, no entanto, que não tenham convidado um júri mais qualificado. Num concurso que se pretende premiar a qualidade, devemos escolher os melhores para a avaliar. E, nestas coisas, cada macaco no seu galho. Pessoas do executivo ou da assembleia deveriam ser jurados (mas em minoria) ao lado de profissionais das artes (professores ou artistas) com ligações ao Louriçal.

    Abraço,
    Adérito

    ResponderEliminar

O comentário que vai submeter será moderado (rejeitado ou aceite na integra), tão breve quanto possível, por um dos administradores.
Se o comentário não abordar a temática do post ou o fizer de forma injuriosa ou difamatória não será publicado. Neste caso, aconselhamo-lo a corrigir o conteúdo ou a linguagem.
Bons comentários.