3 de janeiro de 2012

Previsões para 2013 (I)

(Não, não é engano. Este é só o ano da ponte)

As notícias que circulam por aí dão conta de que JVV andará empenhado em fazer uma lista candidata à comissão política concelhia do PSD. Objectivo: impedir que Diogo Mateus seja o candidato à Câmara em 2013. O mesmo Diogo que originou o desmantelamento daquele regabofe chamado Pombal Viva. Aquele que Narciso ainda não engoliu como sucessor, nem nunca vai engolir, porque os ossos não passam na garganta, já se sabe.
- e quem seria o candidato nomeado por essa concelhia? - perguntam vocês.
Rodrigues Marques, talvez.

39 comentários:

  1. É a corrida ao poder no laranjal
    Já há muito tempo que deixaram de se efectuar assembleias de secção no laranjal local. Para os responsáveis pela omissão, há que evitar prestar contas aos militantes.
    Há poucas semanas, vieram informações sobre a vontade da chefe dos professores do ensino profissional de fazer militantes laranjas. As eleições no laranjal aproximam-se.
    Depois vieram informações sobre movimentações políticas de alguns amigos próximos. Pensou-se que deveria haver apoio ou incentivo do edil-mor.
    Ontem ficámos a saber que é o próprio edil-mor que convida “amigos” (antes esquecidos) para almoçar e expor a sua estratégia de escolha de novo líder. Na sedução, argumenta que o laranjal não pode perder a “câmara”. Porém, um observador atento entenderá que ele não quer um candidato forte e insubmisso que lhe possa fazer perder o poder protector em relação aqueles que através dele entraram para o “serviço público”.
    Acreditamos que o agora edil vai querer chefiar a próxima assembleia municipal e “chefiar” o próximo presidente da câmara. Resta-nos saber quem ele irá convidar para testa-de-ferro e se o(a) visado(a) aceita todas as etapas do jogo, designadamente dar cobertura a alguns incompetentes e desvalorados.
    Entretanto não podemos deixar de repudiar a cultura política de quem apenas deixa viver um partido político nos momentos de nomeação para os lugares políticos elegíveis de acesso ao poder.
    Vamos observar a evolução e a seriedade do exercício da política e da espécie humana…

    ResponderEliminar
  2. Provalvemente o melhor Candidato PSD seria o Diogo Mateus, até pela experiencia de Autarca que tem. Mas o laranjal esta na mãos do Querido lider e esse Senhor nunca conseguiria manipular o Diogo e perderia assim o seu papel de grande chefe. Ainda ha outro pormenor negativo no Diogo, nunca conseguiu sair daquela posição de Aristocrata "sangue azul" e conviver com o povo. Em Pombal quem não for popular não tem hipotese.
    Ouro Candidato seria o Dr. Grilo, mas a sua actuação como Presidente da AM não lhe rendeu pontos, antes pelo contrario. Candidato Consensual no Partido seria o Dr. João Coucelo. Eu na condição de militante apostaria no João Coucelo ou Eng. Marques. Da parte do PS acho que desta vez Adelino Mendes vai ter grandes possibilidades de conquistar a C.M.P. até porque o PSD pode entrar em divisões e o PS esta a trabalhar bem e a aumentar o numero de militantes nas varias Freguesias PSD.

    ResponderEliminar
  3. Caro amigo Roque
    - José Grilo irá sair, tal como todos os anteriores presidentes da mesa da assembleia municipal e por menos motivos: algumas vezes esqueceu-se de pedir “autorização” para os seus actos e não obteve perdão, mesmo naquela ocasião em que se arrependeu da decisão tomada e recuou.
    - João Coucelo só é consensual a nível teórico. Não desempenhou um cargo político durante tempo suficiente para que os efeitos externos das suas decisões pudessem fazer eco nos seus créditos. O consenso terá de resultar de decisões difíceis e não dos silêncios ou do verniz.
    - Diogo Mateus continua a receber a hostilidade silenciosa ou declarada do edil-mor. A competência, o profundo conhecimento da estruturara e das regras do poder público e a conduta de defesa das mesmas instituições são os motivos de inveja dos trapalhões.
    Bem sabemos que aparenta “mau feitio”. Porém, tal característica manifesta-se, na maior parte das vezes, em relação aos incompetentes, aos oportunistas e aos preguiçosos. Nestes casos, também quero continuar a ter muito mau feitio.
    De qualquer forma, o laranjal local tem várias soluções credíveis, algumas ainda pouco ou nada divulgadas ou pensadas.

    ResponderEliminar
  4. De certeza que Diogo Mateus é o politico de Pombal mais bem posicionado para tomar as rédeas deste cantinho. Narciso Mota vai apoia-lo. Diogo é conhecedor de todo o trabalho autarquico, algum do qual, tem o seu cunho. Vamos deixar o tempo correr e não vamos colocar "o carro à frente dos Bois"

    ResponderEliminar
  5. Não vamos meter o carro à frente de quem?

    ResponderEliminar
  6. O candidato à CMP tem de ser alguém com muita coragem, para fazer uma desinfestação de toda a parasitagem que lá foi colocada durante todos estes anos, incluindo o Querido Líder.
    Se não o fizer e tudo ficar igual, quem perde são os Pombalenses, que vão ter os mesmos incompetentes para resolver os seus problemas. Também os contribuintes ficam a perder, porque continuam a ter de os amamentar.

    ResponderEliminar
  7. O candidato à CMP tem de ser alguém com muita coragem, para fazer uma desinfestação de toda a parasitagem que lá foi colocada durante todos estes anos, incluindo o Querido Líder.
    Se não o fizer e tudo ficar igual, quem perde são os Pombalenses, que vão ter os mesmos incompetentes para resolver os seus problemas. Também os contribuintes ficam a perder, porque continuam a ter de os amamentar.

    ResponderEliminar
  8. TÁ Tá!
    Caros conterrâneos:
    Tudo são especulações e quando um senhor afirma que é desta que o PS vai lá! Tá TÁ sonhando na vingança que não consegue concretizar.
    Estou de acordo que o futuro querido líder têm de ter um carácter forte para limpar o ninho e lubricar a pesada máquina autárquica.

    O Aristocrata Diogo têm o perfil desejado para limpar o ninho, acabar com o bananal do vale do Arunca, como diz o outro e não têm medo de ninguém, olha as pessoas de frente e trata as coisas pelos nomes.

    ResponderEliminar
  9. Caro Tarantola, não sou pessoa de vinganças, tanto que não tenho nada para vingar. Se me conhecer sabe bem que nunca ganhei um tostão com a politica e sempre vivi honestamente do meu trabalho, quando exerci cargos politicos, no final do ano distribuia os dividendos dessa acção pelas varias Associações do Louriçal que sou sócio. Tenha juizo e não usufrua do anonimato para ofender as pessoas

    ResponderEliminar
  10. Tá ! Tá!
    Só o conheço dos seus péssimos comentários, isso basta para ver de quem se trata, tá tá !

    ResponderEliminar
  11. Tá ! Tá!
    Só o conheço dos seus péssimos comentários, isso basta para ver de quem se trata, tá tá !

    ResponderEliminar
  12. Sr. Tarantola.... Tambem só o conheço dos seus comentarios de engraxador, no entanto não pretendo fazer juizo de valores acerca da sua pessoa.

    ResponderEliminar
  13. Sr. Roque : Parece que tem o "rei na barriga" ao falar assim... Quem é o sr. para se por a apostar em quem quer que seja? Seja modesto e não se misture. Quanto aos dividendos distribuidos pelas Associações(?) é de louvar a atitude. Será que essas Associações não receberam nada, de quem diz tanto mal ?
    Já agora; quem lhe disse que Adelino Mendes será o candidato do PS à CMP ? Não anda bem informado!...
    Abraço

    ResponderEliminar
  14. Sr Francisco, essas doações tem proveniencia dos bolsos dos contribuintes e não do vencimento do proprio... Esta a confundir atribuição de subsidios pelas colectividades, com doações pessoais. Quando digo apostar, quero dizer que provavelmente votaria neles numa eleição interna no Partido. Quanto ao Candidato do PS, não sei quem sera e nem tal assunto me diz respeito,pois não sou militante, so me referi ao ultimo candidato, nada mais...

    ResponderEliminar
  15. E o Sr. ofereceu do seu vencimento próprio ou do que veio do bolso dos contribuintes...
    Embora concorde que o dinheiro utilizado nos subsideos saia das nossas contribuições, se a pessoa que está a gerir esse dinheiro não tiver abertura para ajudar, muitas organizações desportivas, culturaris e sociais já tinham fechado portas. Veja os Bombeiros, veja os grupos desportivos e a formação que fazem, veja ... veja... vejam... e não digam só mal.

    ResponderEliminar
  16. Estava com saudades de aqui vir...
    Sim, parece que continua tuuudo na mesma... poixxxx...
    Era só para confirmar... exacto, confere.

    Desculpem o incómodo

    Continuai, meus senhores.
    Abraço a todos ;)

    ResponderEliminar
  17. tá tá
    Ó Sr. Roque pelos escritos o engraxador é o Sr. porque anda mal informado e propõe nomes em troca de um lugar, qualquer que ele seja. Assuma-se!

    ResponderEliminar
  18. Tá Tá!!
    Filipe não se deixe intimidar, se não escreve, isto fica pior, você é um criativo, faz falta

    ResponderEliminar
  19. Bom dia a todos!
    Eu é a primeira vez que vou intervir, apesar de já ter seguido em tempos o que aqui se escrevia...
    Espero trazer como muitos outros bons comentários a este blog...
    Era importante que os seus membros não se agredissem verbalmente como correntemente tenho verificado. Vamos todos elevar o nível :)
    Quanto ao assunto em causa, bem... antes de mais penso que há pessoas aqui desde logo se destacam de um lado da facção por interesses pessoais e profissionais. Concordam?
    Depois temos os outros que não gostam do Eng. Narciso, tendo motivações diversas, e tudo o que puderem fazer para denegrir a imagem o farão. Concordam?
    De seguida ainda os que baralham isto tudo, por interesses que naturalmente desconheço. Concordam?
    E por fim os que aqui escrevem porque querem ser ativos na sociedade e expressam independentemente destas motivações. Concordam ou não?
    E quanto ao tema deste post, fiquei surpreso pois ainda é tão cedo para estas discussão, mas não se perdeu tempo em lançar a discussão, mas acho que falta mesmo muita água passar, contudo acho bem se ir discutindo...
    Quanto à minha opinião quanto a candidatos a candidatos, pois isso... De facto ao que sei e me relatam também, atento como sou, as relações entre Narciso Mota e Diogo Mateus como se podem manter cordiais, pois são pessoas cordiais... visto que um diz que não quer como candidato mas vai andando, o outro quer ser e como suportar andar ali enquanto o outro diz que não o quer... É uma gestão dificil de relações humanas e é de tirar o chapeu ao Diogo Mateus ir se mantendo firme e aguentando ate dar o salto.
    Sim ele, Diogo é ao que sei conhecedor do municipio pois à muitos anos que ali está, isso é verdade... Mas também sabemos todos que não granjeia simpatia dos funcionários e muito menos do povo. Confesso que de mim não muita, mas pela sua falta de humildade no trato com as pessoas, inclusive comigo já aconteceu, um cordial altivo e isso pagasse caro como pagou o Carolino e colocou no poder Narciso Mota.
    Se é Diogo ou não isso não sei... mas que terá dificuldades em ganhar isso terá... O PS esse não existe, existem sim é personalidades que o PS pode conquistar na sua "batalha" autarquica.
    Quanto a outros candidatos... está dificil!!! O Marques é uma hipotese, mas não me parece, na teoria sim... Mas acho dificil. Coucelo imagino que ate gostasse de dar o seu contributo, mas sinceramente acho que na reta final não vai lá. O Parreira é conhecedor do poder mas o partido PSD provavelmente não olha para ele, também acho que não. O Grilo também não. O Manuel Domingues já lhe vi piores dias... Mas o partido PSD local não deve passar, só se avançar por si mesmo...
    Bem vamos teorizando, também é bom.
    Isto para primeira vez estiquei me um pouco... De facto é interessante escrever aqui e dar a opinião... Vou continuar...
    Vamos falando :)

    ResponderEliminar
  20. Filipe, é um facto. Continua "tudo normal em Pombal ocidental". A terra e a gente ;)

    ResponderEliminar
  21. Tá...Tá... ou Té Té.... Lugar eu? Só se for na mesa do Restaurante ao jantar. Juizo, se eu quisesse lugares ja á muito os tinha. Gosto de ser livre e não andar no beija mão ao seu Padrinho...

    ResponderEliminar
  22. Concordo tanto com o Paraquedista, que pouco sobra para eu comentar! :)
    Acredito que vão haver surpresas no PSD, na sucessão... porque os nomes badalados apresentam (todos) anti-corpos. Parece-me contudo que o partido perdeu vitalidade nos últimos anos (coisa comum em partidos que exercem o poder), e que poderá surgir um nome de fora para esse "renascimento" de 2013.
    Quanto ao PS... pois... para já, quase não existe. Não congrega pessoas nem vontades. Temo que, apesar da distância temporal, comece a ser tarde para o fazer. O que deixa a questão do "resultado eleitoral" decidido à partida. O que é necessariamente mau. A falta de alternativas nunca fez bem a ninguém!

    ResponderEliminar
  23. Caro Francisco
    Parece que a sua “justificação” sobre a atribuição de subsídios é a justificação impossível dos dinheiros dos impostos dos contribuintes. Como já referimos recentemente neste blog, a atribuição de subsídios a grande parte das associações criou vivos e desperdícios. Na maior parte das vezes serve para criar e manter clientelas políticas.
    Caro(a) paraquedista
    Os políticos responsáveis e exigentes são sempre desagradáveis, porque querem governar e não inseminar os eleitores. Necessitamos de muitas pessoas desagradáveis para evitarmos a ruina do país e das instituições.
    Dou-lhe um exemplo: os eleitores não votaram na Manuela Ferreira Leite porque era velha, em contrapartida votaram no Sócrates porque ele falava e vestia muito bem e engava melhor. Ora os eleitores votaram no Sócrates porque queriam ir com ele para a cama, independentemente da forma como ele governasse. Complexo de Édipo.

    ResponderEliminar
  24. Boa tarde!
    A meu ver, na cultura, em qualquer actividade profissional e na política, quando há uma liderança sem confronto de ideias há uma acomodação no poder, veja-se bajular e aparece sempre a actividade rotineira, sem criatividade, sem algo de interesse que faça a diferença.

    A alternativa ao poder, via voto é fundamental para acabar com certos vícios e rotinas instaladas e, por vezes, para acabar com determinados vícios é necessário o aparecimento de uma pessoa com carisma e rigor, ou seja: devemos pensar num candidato com o perfil ideal para defender os interesses dos munícipes sem agradar a A, B ou C especificamente.

    Curiosamente os possíveis candidatos aqui falados reúnem o perfil para o desempenho da função, uns mais do que outros mas, o essencial será vencer as barreiras, os atritos, dentro do próprio partido porque o exercício do poder trás desgaste de imagem, ideias e craitividade .

    A questão apresentada " os funcionários não gostam dele" isso não é questão; a questão que se levanta: porque não gostam dele? será que alguns funcionários andam a dar milho aos pombos? Os ordenados do Presidente, dos vereadores e dos funcionários são provenientes dos nossos impostos, logo têm de haver alguém que mande e que imponha regras em suma que nos defenda e, de uma vez por todas, quem assumir o cargo deve fazê-lo para defender o interesse colectivo e não para agradar a A ou a B.

    ResponderEliminar
  25. Caro Dr. JGF
    O dinheiro dos nossos impostos também deve servir para contribuir para o bem estar da sociedade. Também sei que existem algumas associações(?) que só tem o nome. Essas acabarão por si só, com ou sem subsideos de quem quer que seja. Tem que haver carolice e dispendio de tempo para que as mesmas funcionem e as que ainda funcionam e prestam um bom serviço à população, onde estão inseridas, têm que ser ajudadas e são-no, pois merecem. O Sr. está ou já esteve em algumas que recebem ou receberam apoio do municipio e na altura, esse apoio, era bem vindo...
    Pena é que alguma(s) que foi o mentor não tenham vingado e, por certo, não foi por falta de apoio pois o mesmo nunca lhe foi negado. Mas não vamos por aí, pois isso daria "pano para mangas". Peço-lhe (e não tenho nada a ver com as mesmas) que analise o trabalho desenvolvido por alguns grupos desportivos do nosso Concelho, nomeadamente na área da formação de jovens, os bombeiros, agumas associações culturais, que tão bem conhece, etc etc. Estas organizações não devem ser apoiadas ?
    Em certas alturas o Sr. concordava com isto. E agora?
    Vamos criticar quando devemos criticar, mas vamos elogiar quando o devemos fazer ...
    Abraço

    ResponderEliminar
  26. Amigo JGF,
    Eu votei no Jerónimo de Sousa, e te garanto que não queria ir com ele para a cama. A menos que, incoscientemente, estivesse a votar na Rita Rato... aí, já não garanto um qualquer complexo! :)

    ResponderEliminar
  27. Bom dia!
    Gabriel não me desiludiu mas, pelo seu perfil, têm a fotografia do homem à cabeceira, sem complexos!

    ResponderEliminar
  28. Meu caro “Francisco”
    O Vosso comentário revela desonestidade intelectual devido ao (aparente) comprometimento ou responsabilidade pela distribuição de subsídios. Nunca me ouviu defender a atribuição de apoio monetário para construção de barracões de associações de “jogos de cartas”, para construção de adros de igrejas, para construção de capelas, para financiar festas de “merendeiras”. Mesmo quanto aos bombeiros, entendo que devem ser profissionalizados.
    Mas já me ouviu defender apoios para associações que desenvolvem actividades que incumbem ao poder público, como por exemplo o apoio social a idosos e o apoio ao ensino e ao desporto. Mas, mesmo nestes casos, há que estabelecer regras e verificar previamente as contas, os planos de actividades e os resultados das actividades.
    Por outro lado, bem saberá que todas as associações de que fui o principal promotor vingaram e estão pujantes, com excepção de uma de carácter ambientalista que está em letargia depois de alguma actividade relevante. Mas neste caso, tenho responsabilidade. Mas existem outros contributos, tais como nas questões relativas a hostilidade manifestada contra esta associação, como aconteceu com a intervenção do “ressabiado” no evento realizado no Celeiro do Marquês, com os convites dirigidos a outras associações semelhantes (não mais activas) para serem parceiras do Município e com o boicote à organização burocrática.
    O problema é que os subsídios concedidos a grande parte das associações visam criar clientelas e estabelecer favorecimentos. São puro esbanjamento dos impostos pagos por aqueles que ficaram ou estão a ficar insolventes, que perdem os seus bens e a sua casa e que ainda são julgados por crime de abuso de confiança fiscal… Esta é a minha posição. Em contrapartida o meu “amigo”, escondido pela cobardia do anonimato, quer esbanjar mais à custa da desgraça dos contribuintes…

    ResponderEliminar
  29. Bom dia,
    Caro Gabriel, de facto as alternativas não abundam pelo nosso concelho. É triste... Mas também quem quer exercer a chefia autárquica quando a classe política está verdadeiramente descredibilizada... somente os que já lá andam ou quem tenha a vida profissionalmente e financeiramente estabilizada em fim de carreira profissional (tem de reunir estas condições todas) e queira fazer algo pela sua terra - mas estes há poucos -. Pois não vejo empresários de sucesso e no seu auge a querer enveredar pela política como ela esta actualmente.
    Mas fazem falta estes na política. Por isso resta-nos os que já cá andam...

    Caro Gomes Fernandes, permita-me que não concorde consigo, pois essa alusão directa do responsável exigente ser desagradável não é de todo na minha opinião correcta. E o seu exemplo é de um extremismo dogmático. Na vida real as coisas não são nem devem ser assim. Devemos sim e sempre ser ou ter como principio de base sempre a responsabilidade e a exigência bem como princípios e valores humanos que nos levam a ser agradáveis e menos agradáveis perante as acções que tenhamos que exercer mas sempre numa base de consequência sobre a causa e não como principio arrogante e autoritário de hierarquia feudal com estatuto de conde. Aceita esta minha humilde opinião?

    Caro DBOSS, tem razão quando diz que isso não é questão quanto aos funcionários não gostarem dele... Tem razão! Mas ao indicar isso não tinha em mente como questão prioritária e de relevância superior. Apenas um dado a constar para quem eventualmente trabalha com ele e o frisei porque tinha sido algo que me tinham referido à muito poucos dias e o tinha presente em mente e o retive como característica, pois permita-me que é importante ter os nosso colaboradores motivados em torno do nosso objectivo final... bem mas concordo que não é questão no assunto geral mas sim no especifico. Mas uma coisa eu sei e permitam-me a minha opinião... Eu gostaria de ter melhor e com mais princípios humanos nos comandos do meu município que o Diogo Mateus.
    Vamos falando :)

    ResponderEliminar
  30. Boa tarde!
    Caro JGF.
    Os subsídios são para dar a quem merece, quem os justifica através de iniciativas devidamente comprovadas mas, para tal, são necessárias regras. Regras é coisa que não existe apesar de eu me ter debatido para a feitura das mesmas quando por lá passei.
    Não se aceita um subsídio a uma associação que apenas promove jogos para a solteiros casados igual ao de outra que promove a ocupação de tempos livres a dezenas de jovens e seria liminarmente recusado o subsídio às associações das sardinhadas. A melhor prevenção da contra a droga é a ocupação da juventude.


    Caro Paraquedista uma das chaves do sucesso, em qualquer organização, é a motivação. (Recomendo Maslow a qualquer político ou empresário em Teorias da Motivação).

    ResponderEliminar
  31. Meu caro JGF
    Pensei em terminar este “diálogo” pois entendo (aliás já sabia) que Vª Ex.ª só vê à sua maneira e só concorda com tudo aquilo que possa derrubar quem (pessoalmente) não aprecia.
    Além disto estamo-nos a afastar do tema proposto, (aqui sim, Diogo a Presidente) o que nunca foi minha intenção. Só o fiz porque o Sr. pegou numa resposta que eu tinha dado a outro interveniente.
    Contudo e para que fique bem esclarecido nunca tive nem terei responsabilidade na atribuição de qualquer subsídio. Não sou politico. Isso é para Vocês!!. Sempre tive opinião que as Associações têm que ter autonomia financeira e não podem estar dependentes da “balões de Oxigénio”. Mérito têm todos os directores das diversas Colectividades que pensam e agem desta forma.(autonomia)
    Para as “Associações” de carácter particular, “as merendeiras, jogos de cartas, adros de igreja” como diz, também concordo que atribuição de subsídios deverá terminar. Agora não vamos meter todas no mesmo saco e o Sr. sabe muito bem do que falo.
    Quanto à que está em "letargia", o Sr. assume a responsabilidade, mas logo a seguir vem
    desculpabilizar-se com outros contributos. Aqui só tenho uma coisa a dizer-lhe: Quanto mais me tentam derrubar, mais força me dão para fazer aquilo que pretendo e consigo não foi assim, desistiu.
    Para todos aqueles que refere que estão a passar uma fase pior, estou solidário com eles e acho que devem ser ajudados. Alguns já estão. Teremos é que analisar se esses mesmos não estão nessa situação devido ao esbanjamento que fizeram quando estavam bem. Eu conheço muito boa gente que contraía empréstimos bancários para irem passar férias ás Maldivas … Não vamos aproveitar estas situações politicamente. Vamos é contribuir para que saiam rapidamente dela.
    Terminei… Um bom ano para si e todos os visitam este Blog
    Abraço

    ResponderEliminar
  32. CAro Francisco
    Vc é um homem de sorte só foi adjectivado com a cobardia, eu levei com cobardia, má educaço minha, da minha familia, dos que comigo trabalham, e dos meus amigos.


    Deve ser a tal coerência

    ResponderEliminar
  33. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderEliminar
  34. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderEliminar
  35. Complexo de Édipo JGF, porque, metaforicamente falando, os eleitores teriam querido deitar-se com o Sócrates ?. No mito que serviu de metáfora explicativa do complexo de Édipo este, por ter atracção sexual pela mãe (Jocasta) e por temer a castração, matou o pai (Laio). Nesta lógica, Sócrates seria morto, não seria eleito.

    Neste assunto, creio que o Gabriel resolveu melhor o problema do complexo de Édipo. Eliminar – subconsciente falando e tendo a Rita Rato na retina – o Jerónimo de Sousa não teria, para ele, dificuldade de maior. Admito sim, lhe seja mais complexo dormir com a Rita Rato sem a confrontar, a ela, com esse desejo. Em política, como praxis que é, só não se realiza o que não se faz acontecer.

    No campo das possibilidades, o Gabriel têm metade do caminho feito. Tem a vontade, logo, só lhe falta resolver a outra metade do problema, fazer com que a vontade dela venha ao encontro da dele.

    Já quanto a ti, JGF, vejo uma impossibilidade. Nessa forte vontade – subconscientemente falando de matar o Sócrates não terás a Manuela Ferreira Leite na retina, ao contrário do Gabriel, em que a morte não é desejada mas meramente instrumental tendo em vista o bem melhor que é a Rita Rato. Do ponto de vista dele, uma complexidade que facilmente, ultrapassável.

    No entanto, já não alcanço que tu equaciones essa morte do Sócrates como instrumental, ou sequer, que vejas como possível a viabilidade de um sono repousado com a Manuela Ferreira Leite. Enfim, em politica não haverão impossíveis, mas, na minha imaginação, por muito que goste de te ver feliz, não me ocorre a possibilidade de te ver deitado ao lado da nossa com ela.

    Outra questão, o perfil de qualquer político elegível para uma função pública, implica vontade de servir a comunidade, competência para o fazer, seriedade do ponto de vista ético e capacidade de comunicação com o eleitorado. Não se pode confundir autoridade, vontade de servir, seriedade e competência com autoritarismo, sobranceria e má educação; assim como não se deve confundir simpatia e popularidade com o populismo e falta de verticalidade ou de autoridade quando esta é necessária à resolução dos problemas.

    O “chá” é importante, desde o berço e para todos, políticos e não políticos. Nenhuma das qualidades acima alinhadas justifica ou dispensa a boa educação e a urbanidade, que são tudo por onde se deve começar. Falhando estas, todas outras são inúteis e razões erradas para eleger quem quer que seja.

    ResponderEliminar
  36. Caro Alegria 2
    Coisas à Gomes Fernandes. "Quando não estás comigo, estás contra mim, há que maltratar quem não concorde comigo, para que se cale"...
    É o que temos na nossa praça, mas até querermos... O que seria se o maltratassem de igual forma? Até o computador explodia...
    Aliás, já muito poucos lhe dão ouvidos.
    Abraço

    ResponderEliminar
  37. Há noite e sem óculos tudo se torna complicado para despertar algum humor no meu amigo José Gomes Fernandes. Aqui vai uma tentativa de corrigenda:
    (...)
    Já quanto a ti, JGF, vejo uma impossibilidade. Nessa forte vontade – subconscientemente falando de matar o Sócrates não terás a Manuela Ferreira Leite na retina. Ao contrário do Gabriel, em que a morte não é desejada, mas meramente instrumental, tendo em vista o bem melhor que é a Rita Rato. Do ponto de vista dele, uma complexidade facilmente ultrapassável.

    No entanto, já não alcanço que tu equaciones essa morte do Sócrates como instrumental, ou sequer, que vejas como possível a viabilidade de um sono repousado com a Manuela Ferreira Leite. Enfim, em politica não haverão impossíveis, mas, na minha imaginação, por muito que goste de te ver feliz, não me ocorre a possibilidade de te ver deitado ao lado dela.
    (...)

    ResponderEliminar
  38. Caros Francisco e Alegria2
    Entro em todos os debates de forma branda, moderada, viva ou agressiva. Mas identifico-me e assumo pessoalmente as posições que torno públicas, de forma a possibilitar resposta.
    Quanto aos apoios que tenho ou deixo de ter, não os pedi nem os quero pois não me vou candidatar proximamente a qualquer cargo político partidário ou público.
    Em contrapartida o Francisco e a Alegria também sabem ser agressivos, mas não se identificam para não mostrarem os interesses que os movem e os telhados de vidro que os cobrem e para não permitirem respostas adequadas: a isto chama-se cobardia. Aliás, o Alegria2 anteriormente chegou mesmo ao insulto, pelo que, para ele, a palavra cobardia é branda.

    ResponderEliminar
  39. Meu querido Jorge Ferreira (alguém se atreverá a manchar o adjectivo com que te cognomino?),
    Percebes-me como ninguém! Assim me entendesse também a Rita Rato, e a causa pública que esta alega defender se consubstanceria plena e objectivamente na realização dos desejos dos seus eleitores! Que o "público" (interesse) que é o campo de batalha do politico, só faz sentido quando resulta da leitura exacta das necessidades individuais. "Dores" estas (tão amplamente individuais, que as posso chamar de "colectivas) que antevejo partilhadas também por ti, irmão. Não desesperes. Como diria Santa Teresa D'Ávila, "viver é padecer", e é destes doces padecimentos que colhemos o páo que nos sustenta dia após dia.
    Valete,

    ResponderEliminar

O comentário que vai submeter será moderado (rejeitado ou aceite na integra), tão breve quanto possível, por um dos administradores.
Se o comentário não abordar a temática do post ou o fizer de forma injuriosa ou difamatória não será publicado. Neste caso, aconselhamo-lo a corrigir o conteúdo ou a linguagem.
Bons comentários.