12 de dezembro de 2013

Recomendo vivamente

A CMP gaba-se de ter uma situação económico-financeira invejável. Logo, se tivesse um mínimo de consciência social, poderia abdicar de 5% do IRS, restituindo-o aos munícipes, e assim contribuir para minimizar os efeitos da profunda crise económica em que o concelho está enterrado e de onde não sairá tão cedo.
Como não o fez, aconselho todos os que têm uma segunda residência num concelho que abdica dos 5% do IRS a mudar a residência fiscal para esse concelho e assim beneficiar da medida.

Tenho alguns amigos que já o fizeram! Tenho pena de não o poder fazer.

9 comentários:

  1. Dar esses 5% para Caçadores soa melhor: mantém-se a caça a disparar (leia-se, a votar) na direcção certa.
    Infelizmente, nasci com dedos tortos para a prática. Só servem para caçar no prato. E com auxílio de garfo e faca.

    ResponderEliminar
  2. Eu concordo com a CMP, e tb votaria por nao abdicar desse imposto.

    ResponderEliminar
  3. Para melhor informação: http://www.portaldasfinancas.gov.pt/pt/consultarTaxasIRSMunicipios.action

    ResponderEliminar
  4. Os concelhos limitrofes cujas taxas já estão fixadas (Soure, Condeixa, Figueira da Foz e Leiria) têm TODOS a taxa de 5%...

    ResponderEliminar
  5. Também não sabes qual é o preço dum apartado nesses concelhos!!!

    ResponderEliminar
  6. So para clarificar a minha posição... Eu entendo que as câmaras municipais devem ter receitas, para poderem ter meios de melhorar as condições de vida dos seus munícipes, e de certa forma promover alguma redistribuição de rendimento. Ora, estas receitas advêm essencialmente de impostos, como é evidente. Destes, o mais justo sera o IRS, no sentido em que tributa diferenciadamente (a taxas diferentes) pessoas de rendimentos diferentes.
    Devolvendo o IRS, de duas, uma:
    1) O município teria menos receita (logo, menos meios para apoiar a população, e menos redistribuição - visão mais liberalista da sociedade;
    2) Ou teria que ir buscar essa receita a outro imposto ou taxa, que tributa/onera de igual forma pessoas de possibilidades diferentes (por exemplo, taxa de recolha do lixo).

    É por isso que, por mim, o IRS fica como está.

    ResponderEliminar
  7. Gabriel,
    Como deves saber, o lançamento de impostos (ou fixação das taxas) não visam unicamente a captação de receitas. Devem ter, também, outros objetivos, nomeadamente a melhoria da atratividade local.
    Por outro lado, mesmo que o único objetivo seja aumentar a receita, ele pode ser otimizado por duas vias: maior taxa ou mais gente a pagar.

    ResponderEliminar
  8. É verdade, mas nao acredito que a taxa mude muitas opiniões, ou faça tomar muitas opiniões de residência... Ao contrario das empresas, mais racionais e "aritméticas" que sao nesses assuntos. Dai a minha opinião ser diferente em relação ao IRS do que é em relação à Derrama, por exemplo.

    ResponderEliminar

O comentário que vai submeter será moderado (rejeitado ou aceite na integra), tão breve quanto possível, por um dos administradores.
Se o comentário não abordar a temática do post ou o fizer de forma injuriosa ou difamatória não será publicado. Neste caso, aconselhamo-lo a corrigir o conteúdo ou a linguagem.
Bons comentários.