10 de janeiro de 2014

Diagnóstico precoce

"Afigura-se-me, de facto, estranho, que uma pequena unidade com pouco mais de 30 camas e dois blocos operatórios seja, de facto, o maior operador privado no domínio SIGIC*". A declaração de Francisco Faro ecoou-me por dias, desde que a SIC anunciou a grande reportagem que esta noite foi para o ar. A mim e certamente a muitos que conhecem de perto esta nova realidade do Centro Hospitalar São Francisco, agora nas mãos da Sanfil, que a apresentadora Sónia Araújo ajuda a vender nos media (da tv à imprensa), nos últimos dias. A grande reportagem do Pedro Coelho deve ser vista com toda a atenção. Depois, num exercício semelhante ao "páre, escute e olhe" que nos ensinavam em pequenos, cada um que faça a sua interpretação.
De tudo, o que mais me repugnou não foi o cheiro nauseabundo que exala das relações estreitas entre o Serviço Nacional de Saúde e um privado. Foi mesmo o medo de quem (não) deu a cara. Conheço alguns e sei  que, de facto, muita daquela gente foi tratada de forma desumana. Contaram-me episódios próprios de de um clima de terror, instalado entre os que ficaram. E percebo que o senhor administrador, quando confrontado com a questão, reaja como se estivesse perante "um insulto". Afinal, "o infermo são os outros" - como dizia tantas vezes o senhor seu pai, o psicólogo Carlos Amaral Dias, naquele programa da TSF, há uns anos.
E é esse medo crescente que está a acabar com a coluna vertebral deste país. É desse medo que se alimentam os doutores administradores e as doutoras executivas que gostam de ver os "recursos humanos" num frangalho, porque o respeitinho é muito lindo. Quando percebermos, será tarde para voltar atrás.

*sistema de gestão de inscritos para cirurgia

6 comentários:

  1. Uma incorreção a esclarecer: o tal programa do Professor Carlos Amaral Dias chamava-se "O Inferno Somos Nós"...

    ResponderEliminar
  2. Neo-Liberalismo: Privatize-se a agua, luz, telefones, os CTT, Privatize-se a educação, Privatize-se a saúde, já agora privatize-se também a P..... que os pariu. Virar á esquerda é preciso e urgente.

    ResponderEliminar
  3. Olá!
    Sr. Roque como só tenho o 5º ano tirado á noite explique- me, por favor, o que é isso do Neo -liberalismo? Sabe, o Sr,. primeiro dizia.se PSD, mais tarde passou a ser "Rosinha" agora diz.se de esquerda. Serão influências do Sr. Gabriel? se sim ele está a fazer um bom trabalho.!
    Se me explicar isso bem explicado, como só os burros não mudam, eu talvez seja seu seguidor

    ResponderEliminar
  4. Fico embevecido com tão elogiosa referência! :)
    Agora pegando no tema... Mais que uma dicotomia publico/privado, é uma questão de seriedade ou falta dela. A pouca vergonha, embora favorecida num sistema mais privado (no meu ver naturalmente com uma distorção ideológica), nao é exclusiva deste sistema. E se em favor do comunismo eu costumo dizer que os "maus lideres comunistas" nao podem ser rotulo único dessa ideologia, o inverso também é verdade. A bondade ou maldade do privado discute-se com outros argumentos, digo eu.

    ResponderEliminar
  5. Já fui cliente do CHSF. Mais que uma vez. E sinceramente não achei melhor que ser tratado no SNS. Quanto muito, são iguais na desorganização. Por terem mesas e cadeiras mais confortáveis, não faz dos serviços a sua eficiência total.
    Gostaria de saber os números de doentes e facturação anual da antiga administração CHSF. Não os encontro na NET.

    ResponderEliminar

O comentário que vai submeter será moderado (rejeitado ou aceite na integra), tão breve quanto possível, por um dos administradores.
Se o comentário não abordar a temática do post ou o fizer de forma injuriosa ou difamatória não será publicado. Neste caso, aconselhamo-lo a corrigir o conteúdo ou a linguagem.
Bons comentários.